Julho é o mês dos ‘Encontros de Folias de Reis e Violeiros’ de Várzea Paulista

A maior festa de cultura popular da região reúne Companhias de Folia de Reis e Violeiros de várias cidades paulistas e também de outros estados do país. O evento acontece na Praça da Bíblia nos dias 16 e 17 de julho.


COMPANHIA LUZ DIVINA DE VÁRZEA PAULISTA

A história oficial da Igreja Católica contada sob o olhar próprio de ritos e crenças de uma tradicional cultura popular, a Folia de Reis, foi trazida ao Brasil pelos jesuítas no período colonial. Além de folclórica, a festa que comemora o nascimento de Cristo é vista como um sagrado ato religioso, cujo enredo de um verdadeiro teatro do povo, mostra a viagem de Baltazar, Belchior e Gaspar à Belém, ocasião em que os três reis magos foram ao encontro do Menino Jesus.

As encenações são realizadas pelas Companhias de Folia de Reis, compostas pelo mestre (líder da folia); contramestre; sete vozes; dois palhaços (caracterizados e cobertos por máscaras) e entre os instrumentos tocados estão violão, cavaquinho, caixa, triângulo e sanfona. “Cada grupo canta e conta a história de nascimento do Menino Jesus de um jeito diferente, mas a canção de chegada, quando o mestre pede permissão para entrar, é uma só. O mesmo acontece na despedida, quando há o agradecimento das doações e da acolhida do povo”, explica Alcides Graciano, mestre da Companhia Luz Divina, de Várzea Paulista.

Esta cultura popular começou a ser revitalizada em Várzea Paulista a partir de 2005, quando a prefeitura percebeu haver parte considerável de moradores da cidade que mantinha esta tradição e decidiu incentivar e promover o ‘Encontro de Folia de Reis’, dando o suporte necessário para a organização dos foliões. Com o tempo os fazedores de cultura da cidade decidiram agregar ao evento o ‘Encontro de Violeiros’, sendo hoje a maior festa de cultura popular da região.

Chegando à sexta edição, o evento está consolidado no calendário cultural da cidade e faz parte das agendas de Companhias de Folia de Reis do estado de São Paulo e do Brasil, que todos os anos participam desta grande festa na Praça da Bíblia. “No início tínhamos o objetivo de evitar que esta cultura se perdesse no tempo e hoje, sendo palco para cidades da região, do estado e do país, temos a responsabilidade de manter sua produção e fazer uma festa melhor a cada ano”, reconhece o supervisor de arte e cultura, Eufraudísio Modesto.

A PEREGRINAÇÃO
O Encontro de Folia de Reis na Praça da Bíblia é uma amostra do que acontece há mais de 20 anos na cidade. Moradores de Várzea Paulista cultuam a tradicional peregrinação dos foliões, que se inicia no meio do ano e vai até o Dia de Reis, em seis de janeiro. As companhias visitam as casas nos finais de semana para ofertar a bandeira, considerada um dos símbolos mais importantes da Folia. A bandeira ornada com imagens religiosas e fitas coloridas é levada pelo grupo de foliões aos devotos que previamente solicitam a visita.

Além do mestre - que lidera e coordena o cortejo; do contramestre - que pede as oferendas; do embaixador - que narra o nascimento de Cristo, as famílias recebem também palhaços e músicos, que chegam ao som de viola caipira, violão, sanfona, cavaquinho, pandeiro e muita cantoria. Fazendo uma alusão aos presentes que os três Reis Magos entregaram a Jesus, os donativos são utilizados na preparação dos alimentos compartilhados na festa do Dia de Reis (06 de janeiro).


VIOLEIROS NO SÁBADO
Os grupos de violeiros fazem a abertura da festa no sábado (16), a partir das 16 horas. Neste dia a Praça da Bíblia será palco também de duplas caipiras e outras atividades da cultura tradicional.


MISSA E FOLIAS NO DOMINGO
Mantendo a tradição, no domingo (17), às 08h30, é celebrada a ‘Missa Caipira Campal’. Às 11 horas começa as apresentações das Companhias de Folias de Reis. Além das dezenas de foliões, se apresentarão violeiros, catireiros, poetas, cantadores e contadores de causos, que farão da Praça da Bíblia, até as 20 horas, um grande caldeirão efervescente de cultura popular.


BARRACAS
Cerca de três mil pessoas (a média de participantes), além de se cultuarem, poderão saborear comidas típicas e doces caseiros nas barracas do evento. Haverá também barracas de artesanato.

A Praça da Bíblia fica na Avenida Costa e Silva, no Jardim Primavera. Para mais informações ligue (11) 4595.4080, ou acesse o site: www.varzeapaulista.sp.gov.br

Comentários