quarta-feira, 27 de julho de 2011

7ª Orquivárzea: tudo pronto para a mais bela festa de orquídeas do Brasil

Após seis anos de cultivo floresce a ‘Orquídea Várzea Paulista’, que estará na exposição. A 7ª Orquivárzea acontece em agosto com shows de Elba Ramalho e Jorge Vercillo.


O cultivo de uma bela orquídea até que alcance sua florada, requer extremo cuidado e delicadeza no seu processo artesanal. É com esta mesma cultura que o governo de Várzea Paulista trata a festa que divulga sua identidade e amplia o potencial da cidade como pólo produtor e exportador da planta. Em seu sétimo ano de cultivo, podemos considerar que a Orquivárzea atinge sua florada e se firma como a mais bela festa de orquídeas do Brasil e uma das maiores do mundo.

A festa se completa este ano com o nascimento de sua orquídea filha. O processo para gerar uma espécie ímpar se iniciou em 2005, quando foi realizada a inseminação de três espécies da planta. Após seis anos de cuidados especiais, carinho e paciência, a ‘Orquídea Várzea Paulista’ floriu para a exposição 2011 de sua cidade mãe, onde todos poderão apreciá-la.

A solenidade de abertura da 7ª Orquivárzea acontece no dia 18 de agosto (quinta-feira) e a exposição começa na sexta-feira (19), se estendendo até o domingo (21), na Avenida Projetada. Inserida no calendário da CAOB (Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil), a sétima edição da Orquivárzea receberá mais de 70 orquidófilos de todo o país, representando cerca de 30 cidades brasileiras, além da participação de expositores de outros países, entre eles Argentina, Alemanha e Malásia. Para este ano, a exposição deve superar mil exemplares de orquídeas das mais variadas espécies, entre elas algumas em extinção. Seguindo a tradição do evento, haverá o concurso técnico e popular para premiar os expositores.

A ambientação com jardinagem, iluminação, climatização especial, além de proporcionar bem-estar aos visitantes, oferece conservação adequada às flores, que estarão expostas em ‘ilhas’. O evento ganhou dimensão também por promover grandes shows, mas há outras opções culturais que marcam diferenciais na Orquivárzea, como as oficinas de cultivo de orquídeas, ministradas por técnicos especializados e o Expresso Orquidário, que parte de hora em hora da Avenida Projetada rumo ao orquidário Biorchids, onde os visitantes conhecem várias espécies da flor. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público em geral.

EXPOSIÇÃO É SHOW


A Orquivárzea já ofertou seu público com shows de grandes nomes da música brasileira, como ‘Titãs’, ‘Paralamas do Sucesso’, ‘Dominguinhos’, ‘Almir Sater’, ‘Lenine’, ‘Zé Geraldo’, ‘Chico César’ e ‘Zé Ramalho’. Este ano não será diferente e o palco principal do evento traz dois artistas da mais alta qualidade: Elba Ramalho e Jorge Vercillo. A cantora e atriz, Elba Ramalho, desfilará em seu show canções de uma trajetória de 30 anos de sucesso e as pessoas tomarão a avenida para dançar ritmos contagiantes como forró, frevo e cantar músicas que fazem parte de corações e mentes dos brasileiros, além de conhecer as novas do mais recente disco “marco zero”.

Com 22 anos de carreira, o premiado cantor e compositor Jorge Vercillo, além de mostrar o novo sucesso ‘Há de Ser’, do oitavo álbum ‘DNA’, fará a galera cantar hits que não podem faltar em seus shows, entre eles: ‘Que Nem Maré’, ‘Homem Aranha’ e ‘Monalisa’. O show de Elba Ramalho será na noite de sábado (20) e Jorge Vercillo se apresenta no domingo (21).

O palco da exposição recebe ainda os shows do saxofonista Roberto Tomé, que se apresenta na sexta-feira (19) às 16hs e no domingo (21) às 10hs; Shelly Simon, às 19hs da sexta-feira e às 16hs do sábado e, também, o grupo Lágrimas de Chorões, que “derrama chorinhos” aos que gostam do estilo musical, no sábado às 10hs e no domingo às 15hs.

ALIMENTAÇÃO É UM SHOW À PARTE


Além das apresentações no palco da exposição, a praça de alimentação é um “show à parte”, agregando boas comidas e bebidas, acompanhadas de uma deliciosa seleção de shows. Neste local o público poderá afinar os ouvidos com boa música e saborear as diversidades da gastronomia, distribuídas entre as barracas administradas por entidades civis da cidade. No palco da praça de alimentação, na sexta-feira (19), a partir das 19hs, se apresentam: Os Intocáveis; Rock Seixas e Verbalize. No sábado (20), a partir das 13h30: Inocência.com; Panela Preta; Ledo e Forró di Fole. No domingo (21) a gastronomia musical começa ás 13hs com os shows de: Adriano do Forró; Caravana do Cordel; Cristiano & Rafael e Tom A3. Ainda há outros artistas para confirmar participação.

TECNOLOGIA E INCLUSÃO DIGITAL


Acompanhando a evolução tecnológica, haverá Wi-Fi em toda a praça de alimentação. O sistema de internet sem fio permite que o público da Orquivárzea acesse a rede mundial de computadores por meio de notebook, celular, i-pod, i-ped e outros equipamentos compatíveis ao sistema Wi-Fi. Uma das novidades do evento é a ‘Tenda dos Jovens’. Neste local a juventude poderá se encontrar para um bom bate-papo e ainda poderá navegar na internet, utilizando os equipamentos disponíveis no local.

ECONOMIA SOLIDÁRIA


Outra novidade na edição deste ano da Orquivárzea é a ‘Tenda da Economia Solidária’, programa da prefeitura de Várzea Paulista que desenvolve vários projetos de estímulo à inclusão social, entre eles o artesanato. As pessoas terão a oportunidade de apreciar e comprar as peças confeccionadas pela população envolvida no projeto e também conhecer como funciona o programa.

ESPAÇO CRIANÇA


As famílias podem dividir o divertimento com suas crianças no evento. O ‘Espaço Criança’ é amplo, seguro e está totalmente estruturado para receber e proporcionar momentos agradáveis e divertidos às crianças. Neste ambiente haverá, entre outros serviços, recreação, brinquedos lúdicos e pedagógicos e livros infantis. Entre as novidades deste ano estão o tabuleiro xadrez e os bonecos infláveis. As crianças receberão pulseiras de identificação e serão monitoradas durante as atividades, mas considerando que o evento é aberto, há necessidade que haja acompanhamento dos responsáveis. O evento disponibiliza fraldário.

SEGURANÇA E SAÚDE

Para manter o índice zero de ocorrências das outras edições da festa, a prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Guarda Municipal, intensifica suas ações preventivas de segurança. A Secretaria de Saúde continua sua participação de fundamental importância ao evento, orientando as pessoas quanto às doenças sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário