Papo de Passarim: uma obra de duo

O magistral encontro de Zé Renato e Renato Braz registra a elegância de duas vozes, dois violões e de dois talentosos artistas da música brasileira



Não é somente nos nomes que há afinidade entre o capixaba Zé Renato e o paulista Renato Braz, que se reuniram para uma turnê de shows pelo Brasil. Ambos colecionam carreiras personalíssimas, enveredadas por repertórios de muito bom gosto e musicalidades ímpares. O show do duo leva o nome de ‘Papo de Passarim’, música de autoria de Zé Renato e Xico Chaves. Como a idéia do projeto e do repertório nasceu de papos informais entre os dois artistas e estes são donos de vozes afinadíssimas e sofisticadas, o nome foi muito bem escolhido.


O projeto do duo nasceu com o show, se materializou com o nascimento de um CD em 2010, o registro em DVD - que está sendo produzido - e amadurece agora com o retorno aos palcos do Brasil e exterior. Ambos comemoram mais de 20 anos de carreira e nos presenteiam com este trabalho recheado de canções assinadas pelo que há de melhor na seleção de compositores brasileiros.

Compõem esta obra que ficará para a história da música popular brasileira: os sambas “Kid Cavaquinho / De frente pro crime, de João Bosco e Aldir Blanc” e “Capoeira do Arnaldo” de Paulo Vanzolini. A poesia de Paulo César Pinheiro com “Um novo amor chegou e O dia em que o morro descer e não for carnaval” em parceria com Wilson das Neves, e “Rio Amazonas e Desenredo” de Dori Caymmi. A sofisticada música cubana também aparece com “Adios felicidad”, composição de Ela O’Farrill, enquanto o nordeste brasileiro está representado por Raymundo Evangelista e Ary Monteiro com “Panelada de bochecha”. O cancioneiro clássico brasileiro ainda marca presença com “A saudade mata a gente” parceria de João de Barro e Antonio Almeida.

O duo faz duas recriações de parcerias entre Zé Renato e Milton Nascimento: as memoráveis “Ponto de encontro e Anima”. Essa última costurada a “Sem fim”, de Noveli e Cacaso. Zé Renato registrou outra parceria no disco, feita com Claudio Nucci e Ronaldo Bastos, na composição de “A hora e a vez”. O repertório se completa com “Papo de Passarim” música que Zé assina ao lado de Xico Chaves e batiza o trabalho do duo, que deve ser conferido por todos que apreciam talento e boa música. Além dos vocais afinadíssimos, os dois dividem os violões, as percussões e a direção musical. Para completar a elegância deste trabalho, aparece o baixista Sizão Machado.

Comentários