EJA de Várzea forma segunda turma de 2011

Jovens e adultos de Várzea Paulista demonstram coragem, dedicação e persistência, ao concluir o ensino fundamental, mesmo com as responsabilidades da vida adulta. A formatura foi na quarta-feira (14) no Espaço Cidadania.







Um misto de emoção, orgulho e a sensação de dever cumprido, marcaram a noite de formatura dos 34 educandos da EJA - Educação de Jovens e Adultos - programa oferecido pela prefeitura de Várzea Paulista. Rompendo a linha ordinária do tempo, com coragem e determinação, eles retomaram os estudos e venceram mais uma etapa importante em suas vidas. A solenidade de formatura, promovida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foi realizada na noite da última quarta-feira (14), no auditório do Espaço Cidadania, que ficou tomado por parentes e amigos dos formandos.


A mesa da solenidade de formatura foi composta pelo secretário municipal de
Educação, professor Luciano Braz de Marques, a diretora pedagógica Leonice de Brito e o vice-diretor, Claudionor Sturaro Salmázio, da escola Prefeito João Aprillanti - onde é realizado a EJA - e representando a Câmara Municipal, o vereador Mauro Batista (PT), que destacou em seu pronunciamento: “Vocês estão recebendo uma dádiva de Deus para que continuem adquirindo conhecimento e ajudando na transformação da sociedade”. O coordenador da EJA, Arcilei Célio Gabriel, que também compôs a mesa, falou da satisfação em participar do programa. “Sinto-me honrado por fazer parte deste trabalho e ver que contribuímos um pouco para a melhoria da vida de vocês”, declarou Arcilei.


Visivelmente emocionado, o secretário da pasta de Educação, Luciano Braz de Marques, falou da coragem e dos desafios superados pelos formandos ao longo do curso. “Eu sei que cada um de vocês teve empenho, perseverança e muita força de vontade para cumprir esta primeira etapa. Queremos que vocês façam um pacto e prossigam, com esta mesma garra, na caminhada do conhecimento e da formação” estimulou Luciano ao concluir: “A vida melhor se constrói nos detalhes e eles começaram logo no primeiro mandato do prefeito Eduardo Pereira e na gestão de Lula Raniero - nosso vice-prefeito - à frente da pasta da Educação na época”, lembrou.

O vice-diretor da CEMEB ‘Prefeito João Aprillanti’, Claudionor Sturaro Salmázio, que dirige a ‘Educação de Jovens e Adultos’ à noite, falou sobre a queda do número de evasão no curso e do trabalho à frente do EJA. “É uma experiência renovadora. Estamos sempre tentando que o aluno volte a ter contato com o mundo da educação, com o conhecimento. Tivemos um baixo nível de evasão e esta queda contínua deve-se ao respeito que há entre professores e alunos do EJA” avalia Claudionor, que é professor efetivo de língua inglesa na rede.



Perseverança e emoção

O evento foi tomado pela feliz emoção de formandos e familiares. Este sentimento estava refletido no morador da Vila Popular, Rivaldo Santana, que aos 76 anos teve a alegria e a satisfação de ver o filho Romildo de Souza Silva, aos 48 anos, concluir o ensino fundamental. “A emoção está sendo muito grande porque sabemos a luta que enfrentamos para que o meu filho vença as dificuldades. Foi uma vitória.”, comemora o pai de Romildo, com lágrimas no rosto. Na foto ao lado o formando Romildo com os pais.

Outra história que representa a grandeza deste programa de educação é a do formando Valdeciro Duque da Rocha, 37, que concluiu o curso sem faltas. “Fui criado na roça, sem a oportunidade de estudar quando jovem. A rotina de trabalho para cuidar da família é intensa, então decidi que para concluir o ensino fundamental e realizar o meu sonho, precisaria de muita superação e dedicação. Assistir todas as aulas foi uma decisão que tomei para aprender mais e também não ter tempo de desistir”, explica Valdeciro, morador do Bairro Cidade Nova II.

A oradora da turma de formandos, Sandra Regina Ramando Silva, falou de dificuldade, superação, alegria e realização. “Fechamos mais um ciclo em nossas vidas. Não foi fácil. Teve momentos em que pensávamos em desistir, mas a persistência, a coragem, a vontade de vencer nos trouxeram até aqui. Com certeza, as relações de amizade, carinho e aprendizado, foram muito maiores que as dificuldades”, reconheceu Sandra Regina.







Paraninfa dos alunos, a professora Fabiane Rodrigues, destacou: “Vocês que estão aqui, hoje, merecem o nosso carinho e reconhecimento. Que este primeiro passo sirva de impulso para a conquista de outros caminhos”, incentivou Fabiane.




Os formandos:

ALEX RODRIGUES PEREIRA; APARECIDA CORREA LOURENÇO; CASSIO VICENTE DA SILVA; CELMA DE ASSIS BARROS; CELSO BRANDINO DA SILVA; DANIELA ALVES SOUZA; DANIELA PINHEIROS ALVES; DARIANE; SANTOS DE OLIVEIRA; EDINALDO JOSÉ DA SILVA; ELIZABETE BARBOSA MOREIRA; ERIVALDO PEREIRA COSTA; FRANCISCO LUCIENE DOS SANTOS; GILBERTO LUORENÇO DE OLIVEIRA; IRANI PEREIRA DE OLIVEIRA; ISAMEIRE AIZZA; JONAS DA SILVA MENDES; JOSUE ALVES DE OLIVEIRA NETO; KELLY CISTINA DA ROCHA; MAGNA DIAS JULIÃO; MARCELO AUGUSTO MENDES PEREIRA; MARIA DINANCI DE OLIVEIRA; MICHELE CRISTINA DOS SANTOS; PAULO HENRIRQUE MENDES ROCHA; ROMILDA FERREIRA VELASCO; ROMILDO DE SOUZA SILVA; RUTE APARECIDA PEDROSO DE GODOY; SANDRA DA SILVA CARVALHO; SANDRA REGINA RAMANDO SILVA; SILVANARA ALESSANDRA BERTOLINO; THAINA OLIVEIRA ROCHA; TIAGO MANOEL BIGIO DA SILVA; VALDECIRO DUQUE DA ROCHA; VALDINA FIRMINO; ZILMA DE MOURA AMORIM DO NASCIMENTO.

Comentários