Eduardo quer Campus Federal na região

Prefeito de Várzea Paulista esteve quarta-feira (16) no Ministério da Educação e apresentou estudo para viabilizar um campus do IFE na região de Jundiaí


O prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira, nesta quarta-feira (16), esteve no Ministério da Educação, em Brasília, reunido com o diretor da Rede Federal de Ensino Técnico e Profissionalizante, professor Alécio Trindade e o deputado federal Carlinhos Almeida (PT-SP). Na ocasião, apresentou e protocolou estudo para instalação de um Campus do IFE (Instituto Federal de Educação) na região.

Durante o encontro, o prefeito teve a oportunidade de detalhar o estudo e mostrar que a macrorregião de Jundiaí comporta demanda e também aponta que as cidades estão estruturadas para receber este grande investimento educacional. “Nossa luta é para que a região conquiste o Instituto, a localização do campus será uma decisão do órgão federal, de acordo com a proposta de cada cidade, entre elas Várzea Paulista, que já tem este estudo pronto”, esclarece o prefeito Eduardo.

Entre as defesas, está o grande número de habitantes das cidades que envolvem a região, concentrado em um raio de apenas 20 quilômetros. Outro ponto referenciado no estudo é que a região reúne cerca de 200 mil jovens entre 15 e 24 anos. “Mostramos que as vagas oferecidas pelas escolas de ensino técnico e tecnológico das instituições estaduais não atendem a grande demanda da região. A instalação de um campus do Instituto Federal de Educação de caráter regional virá corrigir esta defasagem”, defende o prefeito Eduardo Pereira, concluindo que o encontro foi positivo: “Nosso estudo preliminar foi muito bem aceito e saí bastante otimista da reunião no Ministério da Educação”.

Os parceiros e as lutas pela educação

O engajamento do prefeito Eduardo não se limita à implantação de uma instituição federal de ensino técnico e profissionalizante. Há aproximadamente um ano, participou da mobilização para que a região tenha uma universidade federal. Ao lado do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Eliseu Costa, iniciou um movimento regional suprapartidário, alcançando mais de 50 mil assinaturas, entre elas dos deputados estaduais eleitos, Pedro Bigardi (PCdoB) e Ary Fossen (PSDB), que resultou num projeto do deputado Vicentinho (PT-SP).

Na época, Eduardo, Eliseu e Vicentinho visitaram algumas universidades federais, entre elas do ABC e de São Carlos. “A diretoria da Universidade Federal de São Carlos, inclusive, nos visitou e indicando-nos alguns caminhos, entre eles a busca por um Instituto Federal de Educação”, lembra Eduardo.

Comentários