Abertura da 7ª Orquivárzea emociona o público


A abertura oficial da Exposição Internacional de Orquídeas de Várzeas Paulista recebeu grande público, entre moradores, orquidófilos do Brasil e do exterior e autoridades do município, da região e do estado. Sensibilizados pela beleza e natureza da exposição, os depoimentos foram emocionantes


A abertura oficial da sétima edição da Orquivárzea foi uma amostra da grandiosidade do evento que, mais uma vez, vai movimentar a cidade e a região até domingo (21), com sua exposição internacional de orquídeas no Espaço Cidadania e com os atrativos de lazer, cultura e gastronomia em toda extensão da Avenida Projetada. Esta estrutura forma a mais bela festa de orquídeas do Brasil e uma das maiores do mundo.

Estes conceitos foram referendados por orquidófilos conceituados nacional e internacionalmente e, também, por uma das celebridades do mundo na produção e recuperação de orquídeas, José ‘Pepe’ Portilla, que está entre os expositores internacionais e compôs a mesa de abertura do evento ao lado do presidente da CAOB - Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil -, Odair Antônio; do prefeito Eduardo Tadeu Pereira; primeira dama Dulce Pereira; vice-prefeito Lula Raniero; deputado estadual Pedro Bigardi; vice-prefeito de Atibaia, Ricardo dos Santos e do secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Waldir Luiz de Lima.


O equatoriano Pepe Portilla é produtor de orquídeas há 20 anos, sendo considerado por orquidófilos de todo o mundo o “Papa das Orquídeas”, título dado pelo grande investimento em pesquisa e pelas novidades que apresenta a cada exposição internacional que participa. “Sem dúvida, a Orquivárzea pode ser considerada uma das maiores exposições do mundo. A cidade agrega grandes conhecedores de orquídeas e o governo de Várzea Paulista teve a sensibilidade e a inteligência de enxergar isso. Esta festa de altíssimo nível colocou a cidade e seus produtores entre os maiores pólos produtores de orquídeas do mundo”, reconhece Portilla, que expõe em cerca de 60 eventos pelo mundo todos os anos.


Esta avaliação é compartilhada pelo presidente da CAOB, Odair Antônio, que acompanha o evento desde a primeira edição. “É gratificante ver que há envolvimento total do governo, produtores e orquidófilos. Isso é claro quando vemos a evolução do evento e da produção de orquídeas a cada ano na cidade. Devemos destacar o trabalho feito para que espécies raras não sejam extintas”, ressalta Odair.


O prefeito Eduardo Pereira enfatizou a importância de cada pessoa envolvida neste grande processo evolutivo para chegar a identidade cultural de ‘Cidade das Orquídeas’. “Não é fácil crescer continuamente. Temos conseguido isso nas sete edições do Orquivárzea porque há um cuidado especial das pessoas da administração, dos orquidófilos da cidade e também porque a população de Várzea Paulista entendeu a orquídea como símbolo”, avalia Eduardo.


“O prefeito Eduardo vem trabalhando muito para mudar a lógica de nossa cidade e tenho grande orgulho de participar deste grande processo de mudança na cidade e este evento, que hoje chega ao sétimo ano, com a participação de orquidófilos de todo o Brasil e do exterior, vem contribuir e consolidar a identidade de nossa cidade. Este governo de Várzea Paulista sempre teve a preocupação de olhar a cidade como um todo, e isso é graças a gestão participativa. Hoje, podemos ter orgulho de dizer que esta festa é internacional e que o mundo vai conhecer nossa orquídea filha: a BLC Várzea Paulista”, destaca o vice-prefeito, Lula Raniero.

Comentários

  1. mudou o presidente??????????????????

    ResponderExcluir
  2. Estás falando de que presidente, da CAOB? Esta matéria é de 22 de agosto de 2011.

    ResponderExcluir

Postar um comentário