Moradores do Mursa elegem prioridades do bairro em Assembléia Regional do OP



Mais da metade das pessoas cadastradas votaram nas demandas regionais do pacote três e contemplaram obras de infraestrutura para o Bairro do Mursa no valor de R$ 164 mil



A noite da quinta-feira (11) foi especial para os moradores da Região II do Orçamento Participativo, principalmente, à comunidade do Mursa, que compareceu, defendeu e conseguiu eleger o pacote três e contemplar as demandas do bairro: iluminação da Rua Arnould Gut, das Estradas do Mursa e do Grilo e também a captação de águas pluviais na primeira travessa do bairro e na Estrada do Grilo. “Foi uma conquista dos moradores do Mursa, que este ano se mobilizaram e entenderam que não há conquista sem participação popular, exatamente o que aconteceu no ano passado. Esperamos ser o início de um novo período participativo para conquistar as melhorias que o Mursa tanto precisa”, comemora Simone de Oliveira irias, delegada que defendeu o pacote e mora há 23 anos no bairro do Mursa.

O evento reuniu mais de cem pessoas da região na EMEI Jardim Alessandra e 96 depositaram seus votos nas quatro urnas expostas no local. O pacote 3 recebeu 51 votos (mais da metade), enquanto os outros três pacotes somaram 44. O segundo mais votado foi o pacote 2, com 30 votos, que contemplava a demanda de recapeamento da Rua Igurupi, no Jardim Cruz Alta. O pacote 4 teve 11 votos e apenas três pessoas depositaram as cédulas de votação no pacote 1, que continha a demanda de recapeamento da Rua João Neto, no Jardim Paraíso. Um voto foi depositado em branco.

PARTICIPAÇÃO POPULAR E PROJETOS REAIS


Além de vários secretários municipais, a assembléia teve a presença do prefeito Eduardo Tadeu Pereira e do vice-prefeito Lula Raniero, que expressou seu respeito às pessoas que contribuem com a gestão pública de Várzea Paulista. “A transformação da cidade nos últimos seis anos é notória e este desenvolvimento só acontece porque as pessoas estão juntas com o governo, participando, opinando e decidindo o que é prioridade em seus bairros”, reconhece Raniero.

O prefeito Eduardo Tadeu Pereira falou das realizações mais importantes do governo e fazendo uma demonstração de números, esclareceu que o desenvolvimento na cidade vem sendo possível porque há projetos e programas reais em todas as áreas e que os aprovados pelo governo federal trazem verbas que elevam o orçamento da cidade. ”Temos buscado recursos federais para suplementar o orçamento da cidade e foi assim que conseguimos triplicá-lo a partir de 2005 e podemos quadriplicá-lo até 2012”, observou o prefeito ao esclarecer que ainda há muito por fazer, mas que também há foco administrativo para fazê-lo. “Continuamos comprometidos com as demandas e ainda vamos realizar obras importantes neste processo de desenvolvimento da cidade”, garante Eduardo.


Entre as obras previstas, o prefeito ressaltou algumas que serão executadas com a conquista de mais R$ 25 milhões de verbas federais, como: conclusão da pavimentação de todas as vias da cidade; estruturação completa do Córrego Bertioga; urbanização do Núcleo Siriema; construções da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Praça do PEC. “Em cinco anos, asfaltamos quatro vezes mais o número de asfalto que havia na cidade, implantamos uma política social de inclusão, valorizamos a cultura local e tradicional, estamos evoluindo a cada ano na educação, na saúde, no meio ambiente, no desenvolvimento econômico, acabamos com o lixão e com a falta de água e quero muito poder entregar o meu governo com a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto - pronta. Foram mais de três anos de total envolvimento para trazer esta grande obra, que já iniciou, e beneficiará 220 mil pessoas, fazendo com que Várzea Paulista e Campo Limpo tenham 100% de seus esgotos tratados”, conclui orgulhoso o prefeito Eduardo Pereira.

VITÓRIA DA DEMOCRACIA


Independente do pacote eleito e das demandas que serão contempladas, os participantes destacam o caráter democrático e participativo do processo e que sempre vence a maioria e a região como um todo. “Eu participo para buscar as melhorias para o meu bairro, mas ganha quem tiver maior participação. A população deve se informar mais para saber como contribuir com o bairro através do Orçamento Participativo. Espero que o OP continue para sempre, independente do partido político que esteja no poder. Minha participação é estritamente pelo exercício da cidadania e assim deve acontecer com todos”, alerta o pedagogo Osvaldo Siqueira, morador do Jardim Itália II desde sua formação há cinco anos, que completa: “Fico feliz ao ver que o córrego Bertioga, independente do OP, terá grande investimento da prefeitura em sua estrutura.”, conclui.


O senhor Geraldo Monteiro mora no Jardim das Palmeiras há 15 anos e participa do OP desde sua implantação em 2005. “Nosso bairro já foi beneficiado com obras do OP. Esta maneira democrática de administrar do governo Eduardo é algo que nunca vimos na cidade. Antigamente, quando fazíamos uma reivindicação, chegavam a chamar polícia. Hoje, participamos de forma aberta e podemos dizer o que é melhor para o nosso bairro. E agora, com o projeto Várzea 2022, podemos ainda planejar o queremos no futuro, o que é muito importante. Várzea Paulista, assim como o Brasil, cresceu muito com o PT e hoje a cidade é outra, muito melhor”, comemora.

ACLAMADOS OS CONSELHIEROS DA REGIÃO


Na ocasião foram aclamados os nomes dos Conselheiros que representarão a região II no COP - Conselho do Orçamento Participativo, no período de 2012: Carlos Roberto Scipioni; Edson Martinelli; Geraldo Monteiro; João Strassi Neto; Jorge Donizete Norbiato e Osvaldo Siqueira.

A Região II do OP é formada pelos bairros: Bela Cintra; Jardim Paraíso; Vila Souza; Jardim Diana; Vila São José; Jardim São Gonçalo; Sítio do Grilo; Jardim Santo Antônio; Jardim Itajaí; Jardim do Lar; Jardim Satélite; Bairro do Mursa; Jardim Cruz Alta; Jardim Bela Vista; Alto do Pinheirinho; Residencial das Hortênsias; Jardins Itália I e II; Jardim Mirante; Jardim Alessandra; Sítio do Rocha; Jardim das Palmeiras e Jardim Esplanada.

Este foi o segundo encontro da série de seis Assembléias Regionais que acontecem até o início de setembro. A primeira Assembléia foi na terça-feira (9), no Ginásio de Esportes do Promeca, onde houve consenso dos moradores ao eleger pacote único de demandas, que contemplaram os bairros Santa Lúcia, Santa Marta e São Guido.

PRÓXIMAS ASSEMBLÉIAS REGIONAIS

Região 4 - 23/08 (terça-feira), no Ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva;
Região 5 - 25/08 (quinta-feira), na Emef São Miguel Arcanjo;
Região 3 - 1/09 (sexta-feira), na Emef Palmyra Aurora D´Almeida Rinaldi;
Região 6 - 9/09 (sexta-feira), na Emef Erich Becker
Todas as Assembleias serão realizadas às 19 horas

Comentários