Plenária debate o desenvolvimento urbano em Várzea Paulista

Inserida no programa Várzea 2022, a 1ª Plenária de Desenvolvimento Urbano de Várzea Paulista reuniu grande público de empresários, comunidade e organização civil. O arquiteto Araken Martinho compôs a mesa de debate.

As dependências do auditório de eventos do Hotel Express In Orquídeas ficaram lotadas na noite desta quarta-feira (19), durante realização da 1ª Plenária de Desenvolvimento Urbano de Várzea Paulista, que reuniu empresários, empreendedores, comerciantes, comunidade e organização civil, para um único objetivo: debater as necessidades e eleger as demandas de curto, médio e longo prazo a serem defendidas no Congresso da Cidade, em dezembro.

Os participantes mostraram-se interessados e envolvidos na discussão de um futuro mais funcional e equilibrado para a cidade. “Precisamos crescer com critérios para corrigir erros das administrações anteriores. São 35 anos de loteamentos em Várzea Paulista e feitos de forma desordenada, sem regularizações. Portanto, é preciso definir critérios para que as construções sejam feitas dentro das normas”, alertou o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Técnicos de edificações de Várzea Paulista, Josué Pereira Santana.

A mesa de abertura foi composta pelo prefeito Eduardo Tadeu Pereira, o vice-prefeito Lula Raniero, o secretário de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Cícero Petrica, e de Desenvolvimento Social, Giany Povoa. Após abertura o prefeito apresentou uma síntese dos feitos da administração e do novo desenvolvimento da cidade. “Não avançamos do jeito que queríamos, mas avançamos muito e estamos conseguindo realizar os sonhos das pessoas. Planejar o futuro de Várzea Paulista é mais difícil do que nas outras cidades, porque nunca houve um planejamento de médio ou longo prazo nos seus 46 anos”, avaliou Eduardo.

Realizando sonhos

Repensar a cidade de forma ampla, participativa, democrática e projetá-la para o futuro. Este é o grande desafio do Programa Várzea 2022, uma iniciativa muito bem vinda do governo de Várzea Paulista, desenvolvida sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, envolvendo todas as pastas da administração e seus programas de participação popular. “O ‘Várzea 2022’ é o grande chamado deste ano para a população decidir o projeto de futuro da cidade. Nosso governo trabalha para realizar os sonhos da população, então precisamos pensar qual é o nosso sonho para Várzea Paulista”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Giany Povoa, na abertura da plenária.

O vice-prefeito Lula Raniero destacou que o grande marco do governo de Várzea Paulista é o processo de participação popular. “Com o ‘Várzea 2022’ estamos envolvendo toda a sociedade na construção de uma nova história para a cidade. E vamos fazer porque há o compromisso de todos, governo e sociedade, neste processo de organização para garantir o futuro que pensamos e uma Várzea Paulista cada vez melhor de se viver”, afirmou Raniero.

O secretário de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Cícero Petrica, ressaltou o quanto a cidade já desenvolveu e a importância da participação popular para continuar se desenvolvendo no futuro. “Uma prova deste desenvolvimento é este hotel onde estamos realizando a plenária. Os empresários estão investindo porque acreditam na gestão deste governo e vêem potencial de crescimento contínuo para os próximos dez anos”, destacou Petrica.

O debate

A mesa de debates foi formada pelo prefeito Eduardo Pereira, o secretário Cícero Petrica e o arquiteto e urbanista, Araken Martinho, que ocupa a secretaria adjunta de governo. “Todas as cidades do mundo tem problemas urbanísticos e isso mostra que os arquitetos foram falhos em seus projetos teóricos sobre o urbano. Várzea Paulista está se preocupando com o futuro no momento certo e na maneira correta. A população varzina é diferenciada e constitui a melhor qualidade que a cidade tem”, reconhece Araken.

O COMERCIANTE MAURÍCIO COBROU MAIOR DINÂMICA

A participação do público no debate foi intensa e reuniu as mais variadas demandas, entre elas: melhor escoamento do trânsito; terminal central de ônibus; recolhimento de material reciclado; preservação ambiental; reuso da água; regularização de loteamentos; políticas de combate à especulação imobiliária; garantia das áreas de proteção e preservação ambiental no plano diretor; centros comunitários nas periferias da cidade; áreas de lazer; preservação dos animais silvestres; paisagismo na Avenida Paes Leme, calçadão na Avenida Fernão Dias e a criação de um ‘mapa digital’ para que as pessoas possam acompanhar virtualmente todo o processo do programa Várzea 2022, visualizando as demandas e as execuções.

DOMINGOS LUIZ DA CONTINENTAL E REPRESENTANTE DA CIESP FALOU QUE JUNTAMENTE COM O PREFEITO EDUARDO PEREIRA, ESTÁ ENVOLVIDO EM TRAZER UMA UNIDADE DO SESI PARA VÁRZEA PAULISTA.

A Plenária aprovou os nomes dos delegados que vão representar e defender as propostas escolhidas no evento, na ocasião do Congresso da Cidade, que irá acontecer no início de dezembro. Os 144 participantes escolheram e aclamaram os nomes de 29 delegados, divididos entre representantes da prefeitura e da sociedade civil.

DELEGADOS ELEITOS PELA SOCIEDADE CIVIL

DELEGADOS REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO

Comentários

  1. gostaria de saber sobre medicamento de alto custo,e medicamento nao padronizado como eu consigo .

    ResponderExcluir

Postar um comentário