Espaço Cidadania: um lugar para chamar de seu

Biblioteca Pública; atividades esportivas, artísticas e culturais; Informática e inclusão digital; seminários, oficinas e festas de grande renome, como a Orquivárzea. É neste lugar que o cidadão encontra o seu espaço.


O Espaço Cidadania está sempre de portas e braços abertos para receber o público. Profundamente democrático, é o espaço de ação política, cultural e social, utilizado como interferência no bem estar dos cidadãos varzinos. É a expressão da relação social, uma contribuição para o desenvolvimento da cidadania ao alcance de todos, independentemente da condição social ou grupo etário. Nunca na história de Várzea Paulista houve um espaço tão coletivo para abrigar a riqueza de valores, os costumes e a diversidade cultural existente na cidade, sendo fundamentalmente importante no desenvolvimento da verdadeira identidade cultural da cidade.

“Ter o simples conhecimento que existe uma vida para ser vivida, não reflete o ser cidadão de fato. Com as atividades do Espaço Cidadania, queremos que as pessoas descubram que elas têm uma vida melhor para ser bem vivida a cada dia”, avalia o prefeito Eduardo Tadeu Pereira. Seguindo o mesmo raciocínio, o vice-prefeito Lula Raniero, acrescenta que a prefeitura busca com este espaço a socialização e a integração das pessoas. “Desta forma estamos fazendo com que as pessoas se sintam úteis e mais felizes, que elas vivam respeitando umas às outras, que elas ajam com cidadania”, complementa Lula.

DIA HISTÓRICO NO ESPAÇO CIDADANIA: ESCOLHA DO HINO OFICIAL DE VÁRZEA PAULISTA. NA FOTO O AUTOR DO HINO VENCEDOR, CLAUDINEI DE SOUZA, EM MOMENTO DE CELEBRAÇÃO

O governo de Várzea Paulista, há oito anos, vem reinventando e construindo uma nova cidade por meio da participação popular - jamais vista antes. O Espaço Cidadania, a partir de sua inauguração, em 16 de outubro de 2005, foi se desenhando como símbolo desta transformação, permitindo que crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, tenham acesso à formação, informação, capacitação, amparo, socialização e ao crescimento cultural. O ‘Espaço’ atua diretamente no conhecimento, na qualidade de vida e no incentivo às manifestações artísticas local, desenvolvendo e promovendo projetos, cursos e oficinas nas áreas social, educacional, cultural, esportiva, de saúde e lazer.

Sob coordenação da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o Espaço Cidadania é utilizado por todas as secretarias municipais do governo, tendo como principal objetivo uma extensão para integração, inclusão, oportunidade e justiça social. “É um espaço que promove atividades de estímulo à produção cultural e à participação cidadã, visando que as pessoas consigam exercitar a plena cidadania”, explica o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciano Braz Marques.

É no Espaço que tudo acontece

As pessoas costumam dizer que o Espaço Cidadania é onde tudo acontece. O grande salão se transforma a cada evento, sendo a decoração um capítulo a parte das grandes festas realizadas no local. É o caso da Orquivárzea - exposição internacional de orquídeas - que figura entre as maiores e mais belas do Brasil, atraindo público de todas as regiões do país e de várias partes do mundo. É um verdadeiro show de beleza.

EDIÇÃO 2012 DA ORQUIVÁRZEA

Entre os eventos da cidade estão ainda o ‘Fest-Noiva’, o baile de marchinhas do Varzealegria, o Encontro de Educadores - que recebe grandes personalidades educacionais e profissionais da educação de toda a região -, além dos congressos promovidos pelas Secretarias Municipais de Várzea Paulista. Entre as várias festas realizadas na parte externa do Espaço Cidadania, se destacam a ‘Festa dos Motoristas’ e a ‘Festa do Chocolate’.

No piso térreo está a Biblioteca Pública, que pelas características ímpares se apresenta como um espaço de cidadania através da cultura, propiciando a socialização em torno da arte literária, seja por meio da leitura - são mais de 15 mil livros - ou das oficinas que acontecem naquele riquíssimo ambiente, recebendo escritores renomados e premiados com títulos importantes da literatura brasileira. Além de abrir o espaço para lançamento de livros de escritores da cidade. O telefone da Biblioteca Municipal é 4595.3554.

BIBLIOTECA PÚBLICA RECEBE O ESCRITOR MILTON HATOUN EM ENCONTRO LITERÁRIO

Contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos varzinos, por meio do ‘Telecentro’ é garantido quatro modalidades de cursos gratuitos, sendo eles: Inclusão Digital; Aplicativos de Escritório; Fundamentos em Hardware e Edição de Imagem. A duração é de três meses. A inclusão digital fica assegurada ainda com os serviços do programa Acessa SP, onde as pessoas encontram acesso gratuito à internet e à impressão de documentos. Estes serviços funcionam ao lado da Biblioteca Pública.

No auditório do Espaço Cidadania - parte superior - há eventos importantes, como seminários, oficinas, encontros, congressos, cursos, entre outros. Efetivamente, toda última sexta-feira do mês, o Auditório Santo Dias é palco para o ‘Sarau Poético Musical’, encontro que reúne artistas, fazedores de cultura e apreciadores das artes em geral. Neste dia as pessoas expressam livremente seus poemas, pensamentos, contos, personagens ou suas habilidades musicais, seja através do canto ou de instrumentos. Um importantíssimo espaço para a manifestação artístico-cultural.

O SARAU É REALIZADO TODA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DO MÊS

Neste grande espaço estão instalados ainda o Orçamento Participativo - OP -, que você pode obter informações pelo telefone 4606.0548; o Núcleo de Políticas para Mulheres - telefone 4606.0249 e a Escola de Governo, onde são realizados diversos cursos dirigidos ao funcionalismo, promovidos pela Secretaria de Gestão Pública da Prefeitura de Várzea Paulista.

O coordenador do Espaço Cidadania, Luiz Henrique Rodrigues, esclarece que são realizadas atividades esportivas, artísticas e culturais para todos os públicos na quadra do Espaço. “Este espaço é do cidadão de todas as idades e aqui ele encontra uma variedade de atividades, envolvendo teatro, dança, esporte, artes marciais, além das reuniões dos Narcóticos Anônimos, que acontecem aos domingos e de eventos sazonais realizados, normalmente às sextas-feiras e aos sábados”, informa Luiz.

De segunda a quinta-feira acontecem aulas de Ginástica Laboral com o professor Popai; Capoeira com o mestre Bola Sete em dois períodos - manhã e tarde; Kung-Fu com o professor Cincinato; Vôlei Adaptado, Ginástica Feminina e Dança da terceira Idade com a professora Alessandra; Bem Viver com a professora Dionete; Dança do Ventre com a professora Solange; Teatro com a atriz Renata Camara; Aerobox com turmas distintas dos professores Samuel e Sandra.

O Espaço Cidadania fica na Avenida Ipiranga, 151 - ao lado da prefeitura. Para maiores informações sobre as atividades, dias e horários das aulas você pode obter pelo telefone (11) 4595.4433. Este espaço você pode chamar de seu. Participe!

*fotos de Eder Junior

Comentários