Brincando com o jogo sujo do poder no facebook

Campanha política é um jogo onde o ganhador costuma decepcionar seus “apostadores” ao esquecer as jogadas lançadas durante a eleição e investir todas as cartas no jogo sujo do poder. Estamos em ano de eleições municipais e uma versão ‘game’ do real jogo de corrupção que vem tomando conta do nosso país, foi lançada no facebook na última quinta-feira (19). Satirizando o clássico ‘Pac-man’, a produtora brasileira Playerum produziu o minigame ‘Roba-Roba’, que tem um único objetivo: pegar ou comer todo o dinheiro que aparece pelo caminho, ao mesmo tempo em que tenta escapar dos principais inimigos.

Assim como na realidade, o ‘Roba-Roba’ estabelece gradativamente as etapas da carreira política brasileira, onde o usuário começa o jogo como vereador e vai passando de fase, conquistando cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, podendo chegar à presidência do Senado. O personagem do mini-game é um político corrupto e para que este consiga atingir seus objetivos na carreira política, precisa “meter a mão” em todo o dinheiro que aparece pela frente.

A cada etapa que o corrupto-jogador apronta suas sujeiras e atinge o objetivo do jogo, é exibida a seguinte saudação na tela do computador:
ATENÇÃO: “Você foi eleito graças a algumas manobras eleitoreiras, como pagar churrascos e fazer showmícios nas favelas, onde você prometeu um monte de coisas, que não são nem da sua alçada. Mas… E daí? Você tá de olho é no salário, nos cargos e, principalmente, nos contratos”.

Já o político que não consegue completar seu trajeto rumo à corrupção, recebe a simpática mensagem na tela: "Teje preso".

Entre os maiores adversários do corrupto político estão a Imprensa, que apesar de se esforçar na investigação dos candidatos é “distraída” facilmente; a cega e lenta Justiça que costuma prender que não tem culpa; o Povo sem personalidade que se baseia apenas pelas notícias da mídia e acredita nas informações do político; e a Polícia Federal, único grupo que desenvolve um trabalho sério de combate à corrupção e pode surpreender o político, colocando-lhe atrás das grades. Enquanto o corrupto político foge dos inimigos, o corrupto-jogador pode utilizá-lo para comer pizzas. Elas podem ser encontradas em várias áreas e fases do mini-game.

Imitando os podres-poderes da realidade, a lógica do game premia com troféus os coorruptos-jogadores conforme avançam no jogo e roubam dinheiro. As vitórias significam conquistas, como: ‘menos hospitais’, menos escolas’ e ‘menos aumento do salário mínimo’. Estes “antitroféus” é o que resta para a sofrida sociedade brasileira. Pegando uma carona na Lei Ficha Limpa, o game reserva um ranking com os maiores ‘fichas sujas’ da brincadeira.

Levando seu objetivo também para o facebook, a comunidade 'Quero o Fim da Corrupção'é apoiadora da brincadeira na rede social. Para acessar o Roba-Roba, é só acessar o aplicativo do jogo no Facebook.

Comentários