Guarda Municipal mais estruturada e melhor qualificada

Com os investimentos em segurança pública nos últimos anos a Guarda Municipal de Várzea Paulista se tornou mais equipada e melhor preparada para atender as demandas da cidade.

A importância da Guarda Municipal de Várzea Paulista frente à segurança pública local ganhou valorização nos últimos sete anos com investimentos reais em sua estrutura física e na capacitação e qualificação profissional. Foi significativo o salto de qualidade no desempenho funcional e na valorização do guarda enquanto servidor público municipal. Além da proteção dos bens, serviços e instalações, nos últimos anos a GM passou a ter um comportamento mais efetivo, assegurando de forma preventiva e ostensiva a vida dos munícipes varzinos.

O efetivo atual da Guarda Municipal de Várzea Paulista é de 119 guardas, sendo dezenove mulheres, o que significa um aumento próximo de 50% do contingente de 80 agentes existente no final de 2004. A elevação do número de guardas municipais nos últimos sete anos se deu em dois momentos por meio de concurso público: entre 2006 e 2007 - quando foram contratados 24 - e quatro anos depois, em 2011, com o ingresso de mais 15 novos guardas.

A frota da GM de Várzea Paulista também se reciclou, contando atualmente com cinco viaturas e seis motos. Dois veículos modelo Gol e três da marca Pegeout – entregues em 2011, fazem as rondas operacional, ambiental, escolar, além das seis motocicletas que compõem a frota da Ronda Motorizada – ROMO, implantada pelo governo municipal em 2008. A ronda operacional é feita também a pé na região central da cidade.

Qualificados e capacitados

A corporação da Guarda Municipal vem melhorando sua qualificação a cada ano, sempre se reciclando, se capacitando para atender melhor a população de Várzea Paulista. Além dos cursos de capacitação, entre eles do SENASP para todo efetivo e o de desempenho para os graduados, a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor – EGDS – desenvolve e promove vários cursos voltados à qualificação e capacitação do funcionalismo municipal, não sendo diferente com a parte que atua na segurança pública da cidade. Em pouco mais de um ano foram realizados os seguintes cursos:

Qualificação Técnico-Profissional da Guarda Municipal – 120 guardas municipais divididos em quatro turmas concluíram 80 horas de curso, realizadas entre outubro de 2010 e maio de 2011, qualificando-se para o melhor desempenho de suas funções;

Fase preparatória do Concurso Público (2ª fase) - Entre novembro e dezembro de 2010, 19 guardas realizaram curso com carga horária de 80 horas, para conclusão da segunda fase do concurso público para provimento de cargo efetivo de guarda municipal, visando preparação e avaliação dos candidatos;

Academia da Guarda Municipal – Com carga horária de 688 horas, entre março e agosto de 2011, 15 guardas foram capacitados para promover a formação dos ingressantes na corporação;

Capacitação Funcional - com o objetivo de estruturar o banco de capacitados para o Cargo de Guarda Municipal nas Especialidades de Subinspetor e Inspetor, entre outubro de 2011 e abril deste ano, 14 servidores participaram da Formação de Gestores em Segurança Pública Municipal. Foram 154 horas de curso.

Em breve será realizado curso de capacitação funcional voltado aos operadores de segurança pública municipal. Os requisitos para participar do curso são ser servidor público estável com cinco anos no cargo/especialidade, ensino fundamental completo e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias "A" e "C". Para se classificarem no banco de capacitados os alunos devem ter aproveitamento de pelo menos 70% no curso.

primeira turma

Há dez anos na função de inspetor da GM de Várzea Paulista, Paulo Afonso Barbosa está na corporação há 21 anos, sendo um dos sete agentes da ativa que estiveram entre os 25 contratados na primeira turma. Inspetor Afonso é o único que passou por todos os cargos de carreira da Guarda Municipal, tendo sido aluno em todas as classes hierárquicas: 3ª; 2ª; 1ª; distinta; subinspetor e inspetor. Em dois momentos especiais assumiu interinamente o comando da corporação. Barbosa está entre os sete guardas municipais da primeira turma que ainda estão na ativa.
O inspetor avalia positivamente para a GM o trabalho desenvolvido pelo atual governo nos últimos sete anos, destacando os investimentos, tanto na parte de equipamentos (armamento, colete balístico, viaturas), quanto na capacitação profissional para o efetivo. “Além de estruturar a corporação com os necessários equipamentos de trabalho, a atual administração qualifica e capacita os guardas municipais com maior intensidade e também com qualidade. Os cursos são excelentes.”, afirma Afonso.

Paulo Afonso destaca também que os incentivos da atual administração e do governo federal vêm tornando a GM mais capacitada. “Os guardas encontram incentivo para estudar e buscar maior capacitação. Hoje, 80% de todo o efetivo já possui nível superior. A política de progressão salarial é outro fato positivo alcançado nos últimos anos”, reconhece o inspetor.

Comentários