PRESTAÇÃO DE CONTAS: Iniciado o ciclo de plenárias no Promeca


O primeiro encontro aconteceu nesta segunda-feira (4) no Ginásio de Esportes do Promeca. O ciclo de seis plenárias será realizado em junho pelo prefeito Eduardo e o vice Lula, contemplando todas as regiões da cidade

A prefeitura de Várzea Paulista promoveu na noite desta segunda-feira (4), no Ginásio de Esportes do Promeca, a primeira rodada do ciclo de plenárias para prestação de contas, que foi dividido em seis regiões estratégicas para atender todos os bairros da cidade. Neste primeiro encontro, o prefeito Eduardo Pereira e o vice Lula Raniero, prestaram contas aos moradores da Região I, que envolve o Jardim Promeca e bairros adjacentes.

A população, já acostumada com o formato transparente, participativo e democrático das gestões do prefeito Eduardo Pereira, além de receber informações do que foi realizado em toda a cidade nos últimos sete anos, teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre as verbas conquistadas e como se dá o processo de investimento do orçamento municipal, desde a aprovação de projetos até a conclusão dos serviços. “O prefeito Eduardo vem mostrando que é possível administrar a cidade de forma participativa e democrática. Os resultados desta gestão integrada com a população são positivos e poderemos conhecê-los na prestação de contas do que foi feito até aqui e o que ainda será executado nos sete meses restantes deste mandato, ao qual nos sentimos honrados em participar”, orgulha-se o vice-prefeito Lula Raniero.

O prefeito Eduardo lembrou aos moradores participantes da plenária sobre os primeiros passos para destravar o desenvolvimento e começar atrair empreendimentos importantes para a cidade. “Primeiramente tivemos que resolver problemas sérios, entre eles a falta de água e o pouco número de ruas asfaltadas, que era um sofrimento para a população de Várzea Paulista. Hoje, além de não faltar água nas torneiras e garantir abastecimento para os próximos 20 anos, conseguimos a construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), que vai tratar todo o esgoto da cidade. Faltando sete meses para completar um governo de oito anos, sinto-me em uma maratona, mas as forças são renovadas quando olho para a linha de chegada e vejo que os compromissos serão cumpridos. É gratificante saber que até o final do meu mandato entregarei todas as ruas da cidade asfaltadas”, comemora Eduardo, ao observar que há exceção das vias que ligam às chácaras.

Além de destacar algumas das obras importantes, como a conquista do primeiro hospital público da cidade, a nova Avenida Duque de Caxias, entre muitas outras, falou também do referenciado trabalho de desenvolvimento social e do salto que a educação deu nos sete anos de seu governo. “Conseguimos erradicar o trabalho infantil, trocar o modelo clientelista que havia na área social por projetos sociais que se tornaram referência, até internacional, como é o caso do ‘Armazém da Cidadania’, que está inserido entre as ações de ‘Economia Solidária’. Não podemos deixar de destacar os reconhecidos avanços que tivemos na educação, a começar pelo fornecimento gratuito de uniforme e material escolar para todos os alunos da rede municipal, que começou em 2005 e foi uma iniciativa pioneira na região. Isso aconteceu quando o Lula era secretário de Educação. Em 2004 a cidade registrava apenas 261 vagas criadas em creche. Hoje, em pouco mais de sete anos, a rede têm 1.230 crianças matriculadas”, comemora Eduardo Pereira.

Mostrou que a cidade avançou e continua se desenvolvendo na área da saúde, que receberá em breve sua primeira maternidade, um centro cirúrgico e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Quando chegamos à prefeitura em 2005 havia 11 unidades de saúde na cidade. Em sete anos e meio das nossas duas gestões já construímos duas novas UBSs, na Vila Real e Marajó; as unidades do Jardim Promeca e da Vila Popular receberam prédios novos; as UBSs do Jardim Paulista, Alessandra e América IV foram reformadas e conquistamos recursos para mais três unidades, que serão construídas nos bairros Cidade Nova II, São José e Santa Terezinha”, informa o prefeito.

POPULAÇÃO INTEGRADA


Os moradores da Região do Jardim Promeca se mostraram satisfeitos com as explanações do prefeito Eduardo Pereira, reconhecendo a importância de conhecer onde estão sendo investidas as verbas. “Acho muito bom o prefeito se dispor a vir até o bairro e prestar contas do que está sendo feito. O cidadão tem o direito de saber para onde está indo o dinheiro público, seja o arrecadado no município ou o as verbas que vem do governo federal ou estadual. Precisamos saber se elas estão sendo investidas de forma correta”, declara Afonso Tassiano de Lima, morador do Bairro dos Carvalhos há seis anos.


Para Maria do Carmo Pedro, que reside há 39 anos em Várzea Paulista, sendo os últimos 14 no Bairro Gauchinha, o encontro foi esclarecedor. “É um respeito do prefeito com a população. Suas explicações tiraram muitas dúvidas que eu tinha e nos mostrou de que jeito são feitas as coisas, como é gasto o dinheiro. Podemos ver que foram feitas muitas obras importantes na cidade, como exemplo o lixão que virou um lindo parque. Ainda tem muita coisa para fazer e podemos ver que o prefeito está buscando verbas para isso. Fiquei feliz em ver que logo teremos a maternidade, o centro cirúrgico e uma unidade de pronto atendimento, além da grande obra que será feita no Córrego do Bertioga”, reconhece Maria do Carmo.

PRÓXIMAS PLENÁRIAS
Seguindo o sistema de divisão do mapa territorial utilizado para as reuniões do Orçamento Participativo (OP), a próxima plenária, será realizada na próxima terça-feira (12), na Vila Real - Escola Juvelita Pereira da Silva. O terceiro encontro acontecerá na segunda-feira (18), na CEMEB Jardim Alessandra; a quarta reunião será no Jardim Maria de Fátima - Ginásio de Esportes Ayrton Senna; a quinta plenária será na quarta-feira (21), na Região do Bairro Cidade Nova II - CEMEB Erich Becker. A última região a receber as prestações de contas do prefeito, será do Parque Guarani, na segunda-feira (25) - CEMEB Palmira D’Almeida Rinaldi. Todas as plenárias serão realizadas às 19h30. Para mais informações ligue no telefone: 4606-0548.

Comentários