Floresce para o mundo mais uma Orquivárzea

A exposição internacional abre sua oitava edição na sexta-feira (31) e se estende até o domingo (2/9). Além da participação de respeitáveis pesquisadores, como Lou Menezes e Pepe Portilla, a festa será protagonizada pela rara beleza das plantas e os shows de Nando Reis e Margareth Menezes.


Com a valorização de seus orquidários e orquidófilos e a promoção da Orquivárzea, Várzea Paulista desabrochou sua identidade cultural como ‘Cidade das Orquídeas’, estando entre as localidades brasileiras que mais produzem e exportam a planta. Inserida no calendário da CAOB (Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil), a Orquivárzea se firmou entre as maiores e mais belas exposições internacionais de orquídeas.

Carinho e cuidado em cada detalhe de produção. Esta é a garantia da prefeitura de Várzea Paulista para promover com sucesso mais uma edição da Orquivárzea. A oitava florada da Orquivárzea vem ainda mais carregada de formas, cores, aromas, sons e sabores, superando o número de exemplares e espécies da planta; a participação de expositores e orquidófilos; as opções gastronômicas; a exposição de obras artísticas e artesanais; além da diversidade de atrações musicais no palco da Praça de Alimentação durante os três dias, começando com o festival de Rock na noite de sexta-feira (31).

No palco principal da Avenida Projetada,
acontecem as grandes atrações musicais.


No sábado (1/9), a partir das 21h,
começa o ‘Bailão do Ruivão’,
show de Nando Reis e a noite se encerra
com o grupo Raízes Rasta.

No domingo (2/9), às 20h,
é a vez de Margareth Menezes


A cantora soteropolitana
que ganhou o mundo com sua potente voz,
subirá ao palco e projetará o forte tempero
da música baiana na avenida.




A mais bela do Brasil e segunda maior do mundo

“A Orquivárzea é a mais bela exposição de orquídeas do Brasil e a segunda maior do mundo”. Esta afirmação é de orquidófilos, produtores e laboratoristas, que participam durante todo o ano de exposições de orquídeas pelo mundo, entre eles o equatoriano José ‘Pepe’ Portilla e Gerson Calore, do Biorchids, que confirma: “a Orquivárzea, além de sua beleza ímpar, em termos de tamanho perde somente para a exposição do Japão”.

Espécie nativa da Serra do Mursa é novidade

Depois de realizar o cruzamento de três espécies de orquídeas e formar uma orquídea única para a cidade, a BLC Várzea Paulista, que floriu na edição do ano passado, o Biorchids apresentará para o público da 8ª Orquivárzea, mudas de uma espécie nativa da Serra do Mursa, ainda não catalogada. O orquidário matrizeiro está registrando todo o processo de clonagem e os visitantes da exposição poderão, ainda, conhecer um exemplar da planta em vaso.

Lou Menezes confirma presença

A engenheira florestal, analista ambiental e chefe do Orquidário Nacional do IBAMA, Lou Menezes, uma das mais respeitadas pesquisadoras de orquídeas do mundo, participará da 8ª Orquivárzea. Assim como muitas das espécies que estuda, Lou Menezes é vista por muitos orquidófilos como uma espécie rara, que mantém uma relação simbiótica com as orquídeas. Segundo Lou foram os livros que a tornaram conhecida mundialmente. O primeiro foi sobre “Cattleya labiata”, espécie do nordeste brasileiro. “Esta orquídea é muito importante porque deu origem, no exterior, ao hibridismo com plantas de flores grandes e cores diversas. Mas as pessoas no Brasil durante muito tempo não souberam o valor de sua importância no contexto mundial das orquídeas”, informa. A pesquisadora estuda orquídeas em seus diferentes gêneros, especialmente as do Brasil. “Meu objetivo é divulgar e preservar as orquídeas brasileiras por meio de livros”, revela.

Ela recebeu vários prêmios internacionais em reconhecimento ao seu trabalho, entre eles: Prêmio Conferência Mundial de Orquídeas – Miami, 2007 – como melhor palestra; Prêmio Excelência, pela revista Orchid Digest, em 1990, como maior publicação sobre orquídeas do mundo; e a Grande Medalha de Reconhecimento pelo Meritoso Trabalho de Pesquisa no Mundo das Orquídeas, em 2006, pelo Orchid Digest Corporation, prêmio concedido somente às pessoas que mais se destacam no mundo. Foi, ainda, capa na Orchid Digest e apareceu em publicações da Rússia, África do Sul, Alemanha, Estados Unidos e de vários outros países.

O retorno de Pepe Portilla


Considerado o ‘papa das orquídeas’, o equatoriano José ‘Pepe’ Portilla, estará novamente na Orquivárzea. Na edição do ano passado, declarou-se encantado com a exposição de Várzea Paulista. “Está no mesmo nível dos grandes eventos internacionais e, certamente, participarei novamente em 2012”, afirmou Pepe, um dos mais importantes produtores e laboratoristas do Equador, que é referência mundial no segmento, principalmente por seus projetos de recuperação e produção de plantas em extinção. Entre as raridades cultivadas pelo equatoriano estão as exóticas e multicoloridas ‘Masdevallia’ e ‘Stanhopea’, plantas com muita procura e pouca oferta no Brasil.

Mais expositores internacionais

Afirmando-se no calendário internacional, a 8ª Orquivárzea terá a participação de países importantes na cultura de orquídeas, estando já confirmadas a vinda de expositores da Argentina, Chile, Equador, Malásia e Tailândia, países que tradicionalmente expõem espécies não encontradas no Brasil, entre elas: ‘Denphal’; ‘Oncidiuns’ - popularmente conhecida como ‘Chuva de Ouro’ - e as ‘Vandas’ com suas enormes flores, que dão um show à parte. Originárias da Ásia, tanto as ‘Vandas’ nativas quanto os híbridos, costumam exercer forte fascínio à maior parte dos colecionadores de orquídeas.

Mais diversidade e participação

A cada edição a Orquivárzea vem superando expectativas e para 2012 a exposição recebe mais de 80 orquidófilos, representando cerca de 40 cidades brasileiras, entre elas: Batatais; Cuiabá; Franca; Goiás; Ibaté; Itumbiara; Jaboticabal; Jarinu; Jundiaí; Leme; Lençóis Paulista; Poços de Calda; Porto Velho; Registro; Rezende; Rio de Janeiro; São Paulo; São Sebastião do Paraíso e Sorocaba, além dos produtores de Várzea Paulista. A quantidade de plantas expostas na 8ª Orquivárzea será superior às edições anteriores. Os organizadores calculam que chegará a mais de 1.500 exemplares de orquídeas, em variadas espécies, sendo muitas delas em extinção.

Exposição com estrutura especial

Além de proporcionar bem-estar aos visitantes, a ambientação com jardinagem, iluminação e climatização especial, oferece conservação adequada às flores, expostas em ‘ilhas’. A exposição ganha dimensão também por promover oficinas de cultivo de orquídeas, ministradas por técnicos especializados. Seguindo a tradição do evento, o concurso técnico e popular vai, mais uma vez, escolher e premiar os expositores durante a exposição.

Um show a parte na Praça de Alimentação

O evento acontece simultaneamente em três espaços: a exposição internacional no Espaço Cidadania; os shows principais na Avenida Projetada; e a Praça de Alimentação no estacionamento da prefeitura. A cada ano este espaço vem sendo estruturado para receber melhor o público com mais opções de comidas, de shows musicais e de exposições artísticas, sempre priorizando e valorizando os programas públicos de inclusão social, a participação de entidades locais e artistas da região.



Internet sem fio

Acompanhando a evolução tecnológica, haverá Wi-Fi em toda a Praça de Alimentação. O sistema de internet sem fio permite que o público da Orquivárzea acesse a rede mundial de computadores por meio de notebook, celular, i-pod, i-ped e outros equipamentos compatíveis ao sistema Wi-Fi.



Café com Arte

A novidade do programa Economia Solidária para a edição deste ano da Orquivárzea é o ‘Café com Arte’, mais um projeto de estímulo à inclusão social, promovido pela prefeitura de Várzea Paulista. Neste espaço, certamente, os visitantes celebrarão momentos agradáveis. Na maior festa de arte e cultura da região, nem na hora da pausa para um café esses ingredientes faltam. Ali as pessoas, além de tomar um saboroso café, acompanhado de um delicioso doce ou salgado, poderão apreciar belíssimas obras de arte, expostas em quadros ou em artesanatos, além de ter sempre uma apresentação musical ao vivo no palco local.



Espaço Criança e Fraldário


O Espaço Criança proporciona a possibilidade de as famílias dividirem o divertimento com suas crianças no evento. É amplo, seguro e está totalmente estruturado para que as crianças também tenham momentos agradáveis e divertidos durante o evento. Neste ambiente haverá, entre outros serviços, recreação, brinquedos lúdicos e pedagógicos e livros infantis. As crianças receberão pulseiras de identificação e serão monitoradas durante as atividades, mas considerando que o evento é aberto, há necessidade de acompanhamento dos responsáveis.
As famílias que tiverem bebês ou crianças pequenas em casa também terão direito de se divertir na 8ª Orquivárzea, e o melhor: poderão ter esses momentos agradáveis juntos com a criança, já que haverá um fraldário disponibilizado aos pais, próximo ao Espaço da Criança.



Segurança garantida

A Orquivárzea atrai a visita de famílias de todas as cidades da região, também, por ser uma festa que garante a participação de todos com organização e segurança. Para manter o índice zero de ocorrências das outras edições do evento, a prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Guarda Municipal, intensifica suas ações preventivas de segurança.



Saúde sempre

Toda organização da Orquivárzea é pautada no bem estar, segurança e saúde das pessoas que participam desta grande festa. O trabalho preventivo da Secretaria de Saúde continua sua participação de fundamental importância ao evento, orientando as pessoas quanto às doenças sexualmente transmissíveis e distribuindo preservativos. Além dos profissionais de plantão para eventuais e raras necessidades.

A entrada é gratuita em todos os ambientes da festa. Confira programação completa no site: www.varzeapaulista.sp.gov.br/orquivarzea2012.

Comentários