União e Governo paulista juntos na construção do Ferroanel Norte

UNIDADE REPUBLICANA: Participaram da assinatura nessa quinta (22), o ministro dos Transportes César Borges (PR), o governador Geraldo Alckmin, o senador Antonio Carlos Rodrigues, os deputados federais Paulo Freire e Milton Monti, e o líder do PR na ALESP, deputado André do Prado.


O Ministério dos Transportes firmou na manhã dessa quinta-feira (dia 22), no Palácio dos Bandeirantes, um acordo no valor de R$ 332,8 milhões com o Governo do Estado de São Paulo, a ser repassado pelo governo federal, para a execução simultânea das obras do Ferroanel e Rodoanel Norte. Os republicanos paulistas, senador Antonio Carlos Rodrigues e os deputados Milton Monti, Paulo Freire e André do Prado, prestigiaram o ato de assinatura do convênio entre União e Estado, realizado pelo governador Geraldo Alckmin e o ministro César Borges. “É uma grande conquista para São Paulo e para o Brasil, porque vai fortalecer a carga, melhorar a eficiência e reduzir custos", destaca o governador paulista.

O repasse da União para cobrir custos adicionais do trecho norte do Rodoanel, que está em obras na região da serra da Cantareira, envolve terraplenagem, drenagem, proteção de taludes e aterros. “Os R$ 330 milhões investidos agora, resultarão em uma economia superior a R$ 1 bilhão quando fecharmos as contas de construção do Ferroanel Norte” estima o ministro republicano, César Borges, responsável pela pasta dos Transportes no governo federal.

O senador Antonio Carlos Rodrigues ressalta que a execução das duas obras em uma única etapa, além da economia, diminui o impacto social e ambiental. “Com a sinergia desses dois empreendimentos há redução nos custos da obra e no impacto causado à sociedade e ao meio ambiente. Um exemplo disso é o reaproveitamento das etapas de terraplenagem e drenagem nas duas obras”, exemplifica o senador paulista do PR.
O deputado, pastor Paulo Freire (PR-SP), lembra que o Ferroanel está previsto no Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal e explica suas interligações. “Ao final, com os trechos Norte e Sul concluídos, essa ferrovia interligará as regiões de Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista, atendendo toda a região metropolitana de São Paulo”, explica Freire.

Lembrando que primeiro será viabilizado o trecho norte do Ferroanel, o deputado federal republicano, Milton Monti, fala dessa primeira interligação do novo transporte ferroviário de cargas. “Com previsão de publicação do edital para o início do ano que vem, o Ferroanel Norte tornará viável a interligação entre a capital paulista – estação Perus - e Itaquaquecetuba”, destaca Monti.

Para o deputado estadual, André do Prado, a parceria concretizada entre a União e o Governo paulista, é um marco no processo de viabilização da linha do trem de cargas que o governo federal planeja construir na região metropolitana de São Paulo.  “São quase vinte anos aguardando essa grande e fundamental obra para melhorar a logística do transporte de cargas em São Paulo. Portanto, é muito gratificante ver e fazer parte desse momento de união de esforços, dessa parceria pelo bem coletivo, que podemos considerar o início do Ferroanel”, orgulha-se André do Prado, líder do PR na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ao completar: “Serão mais de 52 km de extensão para que a ferrovia possa escoar as cargas para o Porto de Santos com maior competitividade”, ressalta André.

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