Laboratório produz primeiro lote de “a pílula do câncer”

“O PDT Pharma produziu 35 quilos da substância e nos próximos dez dias a Fundação para o Remédio Popular – FURP – deve fazer o encapsulamento de 70 mil unidades da pílula”, comemora o deputado Ricardo Madalena, pioneiro nessa luta. 

Na foto: pesquisador Gilberto Chierice e deputado Ricardo Madalena. 





“Os sonhos só se tornam realidade quando há muita luta para que eles aconteçam. Não basta querer, tem que batalhar muito e cada passo tem um objetivo que nos faz seguir em frente até que a ‘fosfo’ seja liberada pela ANVISA. Demos mais um passo fundamental nessa contínua caminhada”, é o que avalia o perseverante deputado estadual Ricardo Madalena (PR-SP), primeiro parlamentar a encampar com afinco essa luta ao lado do pesquisador Gilberto Chierice – do Instituto de Química da USP de São Carlos, responsável pelos estudos da pílula há mais de vinte anos.
Após comemorar, há pouco mais de duas semanas, a sanção presidencial da lei 13.269 (de 13 de abril de 2016), que permitiu “a produção e manufatura, importação, distribuição e prescrição, dispensação, posse ou uso da fosfoetanolamina sintética”, o deputado republicano vê acontecer outro passo fundamental a caminho da aprovação dos testes pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária: a produção do primeiro lote da fosfoetanolamina sintética – a pílula do câncer – como ficou popularmente conhecida.
O laboratório PDT Pharma, em Cravinhos, produziu, neste primeiro momento, 35 quilos da substância, que após o Laudo de Análise Microbiológica, será enviado à Fundação para o Remédio Popular - FURP -, para o encapsulamento de 70 mil unidades da “fosfo”, como é carinhosamente chamada. “Segundo a direção do laboratório, o laudo deve ficar pronto dentro dos próximos dez dias e em seguida a substância será enviada para encapsulamento”, informa Madalena.
O caminho dos estudos clínicos

Após o encapsulamento, as pílulas serão encaminhadas ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), responsável por coordenar a distribuição aos hospitais que farão o estudo clínico nos próximos seis meses. Segundo o diretor administrativo do laboratório, Sérgio Perussi, outros cinco lotes da substância serão destinados à FURP nos próximos cinco meses.

Na primeira fase da pesquisa, 10 pacientes serão avaliados para determinar a segurança das doses. Caso a fosfoetanolamina não apresente efeitos colaterais graves, os testes passarão a ser realizados com mais 21 pacientes em cada grupo de tumor diferente. Serão estudados os efeitos em pacientes com tumores na cabeça e pescoço, pulmão, mama, cólon e reto, colo uterino, próstata, melanoma, pâncreas, estômago e fígado. Constatados sinais de atividade da substância, o estágio seguinte incluirá 20 pacientes em cada grupo.

“Comprovada a atividade relevante da fosfoetanolamina, novos pacientes vão sendo incluídos, nos testes, até chegar a um total de mil pessoas”, explica o deputado Ricardo Madalena ao concluir: “O estudo será coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde, com investimento estimado em R$ 5 milhões”.

Um pouco da caminha de Madalena.
Em fevereiro deste ano, o parlamentar solicitou ao governador Geraldo Alckmin que autorizasse o laboratório PDT Pharma a produzir quantidade suficiente para atender a demanda de pacientes com liminar judicial (mais de 15 mil pacientes que acionaram a justiça). No último dia 26 de abril, com base na lei 13.269, de 13 de abril de 2016, sancionada pela presidente da República, que autorizou o uso da fosfoetanolamina sintética por pacientes com tumores malignos; Madalena reiterou o pedido ao governador.

“Por imperativo constitucional a saúde é dever do Estado e direito dos cidadãos, conforme disposto nos artigos 196 e 198 da Constituição. Os responsáveis são os governantes, então, nada mais justo que lutarmos para que o governador Geraldo Alckmin assuma as 15 mil ações judiciais que solicitam acesso à fosfoetanolamina e autorize o laboratório PDT Pharma aumente a produção da substância para atender os pacientes. Eu espero que o governador altere o contrato com o PDT Pharma para atender a demanda judicial e também de quem mais entrar na justiça para que os portadores desta terrível enfermidade que é o câncer possam ter esperança de vida novamente” afirmou Madalena.


Outra ação importante do parlamentar aconteceu no dia 06 de abril, quando apresentou ao reitor da USP, Marco Antônio Zago, uma solicitação para que a Procuradoria Geral da universidade retire a representação criminal por curandeirismo e crime contra a saúde pública, que faz oposição ao professor Gilberto Chierice, responsável pelos estudos da pílula há mais de vinte anos, no Instituto de Química da USP de São Carlos.


PASSO-A-PASSO DOS CAMINHOS DE MADALENA NA LUTA PELA LEGALIZAÇÃO DA FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA
“PÍLULA DO CÂNCER”

22/SET/2015: primeiro contato pessoal com o professor Doutor Gilberto Chierice, da USP São Carlos  – responsável pelo desenvolvimento da fosfoetanolamina sintética.

05/OUT/2015: recebe e-mail de Maria Cecília Rovina (seu pai de 87 anos luta contra o câncer), que pede ajuda do deputado para que interceda junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), solicitando que reconsidere a decisão de suspender as decisões de antecipação de tutela para o fornecimento da “fosfoetanolamina sintética".

06/OUT/2015: Atendendo a reivindicação de Maria Cecília e de outras famílias, envia o Ofício AL/RM/Ofício nº 470/2015 ao Desembargador José Renato Nalini - pedido para reconsiderar a sua posição de suspender as decisões de antecipação de tutela para o fornecimento da “fosfoetanolamina sintética".

09/OUT/2015: Em resposta à solicitação do deputado Ricardo Madalena, o desembargador José Renato Nalini, através do Ofício 1950/2015 do TJSP - comunica reconsideração, destacando em seu texto: “(...) permito-me comunicar a Vossa Excelência que reconsiderei a suspensão das decisões que deferiram o fornecimento da substância denominada fosfoetanolamina sintética produzida pela USP de São Carlos”.


20/OUT/2015: Em seu discurso na Tribuna - 124ª Sessão Ordinária – o deputado Ricardo Madalena agradece ao desembargador Nalini pela atenção e atendimento à sua solicitação; quando aproveita o momento e solicita apoio ao Governador Geraldo Alckmin (que é médico por profissão) à luta em defesa da fosfoetanolamina sintética.

20/OUT/2015: Madalena entrega o Ofício  AL/RM/Ofício nº 497/2015 ao Reitor Marco Antonio Zago, solicitando que a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) realize testes clínicos com a substância, dando continuidade às pesquisas com objetivo de obter o reconhecimento da “fosfoetanolamina sintética” pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

20/OUT/2015: Envia o Ofício AL/RM/Ofício nº 495/2015 ao Governador Geraldo Alckmin, em que solicita audiência para tratar do assunto fosfoetanolamina sintética.

28/OUT/2015: Ricardo Madalena envia o Ofício AL/RM/Ofício nº 498/2015 ao Secretário da Casa Civil Edson Aparecido, onde reitera seu pedido de audiência com Governador para tratar do assunto fosfoetanolamina sintética.

29/OUT/2015: Deputado Ricardo Madalena, junto com Prof. Gilberto Chierice, participa de Audiência Pública no Senado Federal, para debate sobre a Fosfoetanolamina sintética.

  
12/NOV/2015: Envia o Ofício  AL/RM/Ofício nº 505/2015 ao presidente da  Comissão de Saúde,  Celso Giglio, solicitando aprovação da realização de Audiência Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, para discussão do tema “Fosfoetanolamina Sintética”.

16/NOV/2015: Deputado Ricardo Madalena envia o Ofício  AL/RM/Ofício nº 520/2015, onde solicita ao Desembargador José Renato Nalini que proponha revisão da decisão de suspensão do fornecimento da substância fosfoetanolamina neste momento, ou, na impossibilidade da oportunidade, quando do julgamento de mérito da Suspensão de Segurança ou Antecipação de Tutela nº 220584743.2015.8.26.0000 e defenda a reconsideração da decisão atual,  acabando por liberar a fosfoetanolamina.

18/NOV/2015: Por meio do Ofício AL/RM/Ofício nº 521/2015, o deputado Ricardo Madalena solicita ao Reitor Marco Antonio Zago que reveja seu posicionamento, indo ao encontro das instituições de outros Estados, a exemplo do Rio Grande do Sul, onde pesquisadores, médicos, advogados e políticos estiveram juntos na montagem de um grupo para produzir, em escala ampliada, a medicação Fosfoetanolamina Sintética, e apoie a produção e distribuição das cápsulas, citando, inclusive, a oferta de empresário de Santa Cruz do Rio Pardo que se prontifica a produzi-las.
23/NOV/2015: Deputado Ricardo Madalena, acompanhado do professor doutor Gilberto Chierice; dos advogados Fabio Maia e Henrique Camacho – que assessoram o professor; do defensor público federal do Rio de Janeiro, Daniel Macedo; e de Bernadete Cioffi, paciente que tratou o câncer com a fosfoetanolamina; dos deputados Roberto Massafera (estadual) e Lobe Neto (federal), esteve em Audiência com o Governador Geraldo Alckmin, quando se comprometeu a ajudar em ações que facilitem a fabricação da fosfoetanolamina e as pesquisas clínicas da substância.


24/NOV/2015: Após reunião, o governador Alckmin anuncia publicamente em site do Governo, que vai pedir liberação da fosfoetanolamina à ANVISA.

27/NOV/2015: Madalena participa de reunião de trabalho no Palácio dos Bandeirantes, onde o governador Alckmin, com base na Resolução RDC nº 38/2013, do Ministério da Saúde, que abre exceção para que substâncias possam ser utilizadas até que tenha aprovação final do Governo Federal, oficializa o Ministro da Saúde Marcelo Castro, solicitando o uso compassivo da fosfoetanolamina sintética.

03/DEZ/2015: Deputado Ricardo Madalena, juntamente com o Defensor Público Federal Daniel Macedo, assina o Ofício n. 73/DPU-RJ/2015/GAB/2ºDHTC/DM, onde solicitam ao Governador Alckmin que inste o Procurador Geral do Estado de São Paulo a analisar a viabilidade jurídica de requerer a reconsideração da decisão do Órgão Especial do TJSP.

09/DEZ/2015: Deputado Ricardo Madalena tem seu Ofício AL/RM/Ofício nº 549/2015, subscrito por 51 parlamentares da Casa, que sensibilizados pela iniciativa de Madalena, solicitam conjuntamente ao Governador Alckmin apoio para requerer ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a modulação dos efeitos práticos e temporais da decisão.

16/DEZ/2015: O deputado Ricardo Madalena participa reunião de trabalho com parlamentares para discutir o Projeto de Lei sobre Fabricação, produção e distribuição da Fosfoetanolamina Sintética.

  
16/DEZ/2015: Governador solicita reunião com o deputado Ricardo Madalena, pedindo a ele que convide o professor Gilberto Chierice, o professor Salvador Claro Neto e o assessor jurídico, Dr. Fábio Maia, para que participem do encontro, que definiu o número de pacientes a fazerem os testes iniciais e a visita à Fundação para o Remédio Popular – FURP.

23/DEZ/2015: Acompanhado dos professores Gilberto e Salvador, do advogado Henrique Camacho e do deputado Roberto Massafera, o deputado Ricardo Madalena se reuniu com o governador Alckmin e com o secretário da Saúde, David Uip, para assinatura do Termo de Cessão de Uso da Fosfoetanolamina para o desenvolvimento de pesquisa clínica. Madalena assinou como 1ª Testemunha do Termo.

19/JAN/2016: Deputado Ricardo Madalena reúne-se com a juíza titular da Vara da Fazenda Pública, Dra. Gabriela Muller Carioba, no Fórum Civil de São Carlos, para entrega de Ofício da Defensoria Pública da União, junto com áudio da sessão do julgamento do agravo regimental no processo interposto pelo Estado no TJSP sobre a fosfoetanolamina. Na gravação pode-se identificar a observação de que a suspensão das decisões judiciais não alcança as liminares já concedidas.

28/JAN/2016: O deputado Ricardo Madalena, acompanhado do secretário particular do Governador, Dr. Mauricio Pinterich, do Dr. Paulo Hoff (ICESP),do Prof. Gilberto Chierice, do Prof. Salvador Claro Neto e do Deputado Roberto Massafera, visita o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), para conhecer a estrutura do local onde serão realizados os testes clínicos.

  
28/JAN/2016: O deputado Ricardo Madalena, acompanhado dos pesquisadores Gilberto Chierice e Salvador Claro Neto, reúne-se com o governador Geraldo Alckmin e o secretário da Saúde, David Uip. No encontro foi definido que os testes da pílula do câncer serão feitos a partir da fase II. As unidades coordenadoras da pesquisa serão o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e o AC Camargo Câncer Center, sob a direção da Secretaria estadual da Saúde. O deputado também reafirmou a importância de incluir o Hospital do Câncer de Ourinhos Dr. Monzillo. O governo aguarda apenas um parecer do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, órgão ligado ao Ministério da Saúde, para iniciar a pesquisa. Também participaram do encontro o deputado federal Lobbe Neto e o deputado estadual Roberto Massafera, prefeito de São Carlos Paulo Altomani e o secretário da Saúde de São Carlos, Marcus Petrilli.

05/FEV/2016: O governo anuncia que o laboratório PDT Pharma, de Cravinhos, será o responsável pela síntese da fosfoetanolamina para os testes clínicos. Já o encapsulamento da substância será feito pela Fundação do Remédio Popular (FURP), ligado à Secretaria da Saúde. Serão investidos no estudo cerca de R$ 5 milhões. Segundo a Secretaria da Saúde, a pesquisa de iniciar o tratamento em até mil pacientes, com diversas patologias.

16/FEV/2016: O deputado Ricardo Madalena emite o ofício nº 34/2016, solicitando ao governador Geraldo Alckmin que autorize o laboratório PDT Pharma, de Cravinhos, a fabricar a fosfoetanolamina em quantidade suficiente para atender os cerca de 13 mil pacientes que recorreram à justiça para conseguir a substância.

  
04/MAR/2016: O deputado Ricardo Madalena e o prof. Dr. Gilberto Chierice visitam o laboratório da PDT Pharma, onde será sintetizada a "PÍLULA da CURA do CÂNCER” para realização dos testes. Madalena e o professor avaliam que a PDT Pharma possui todas as certificações exigidas pela Anvisa e que está apta para a fabricação do medicamento. De acordo com a empresa, a fabricação, começará ainda este mês. Estavam presentes, também, a farmacêutica responsável, Ana Paula, e um dos diretores da PDT Pharma, o químico Sérgio Perussi.

07/MAR/2016: O deputado Ricardo Madalena, no ofício AL/RM/ nº 061/2016, reitera pedido feito ao governador através do Ofício AL/RM/Ofício nº 034/2016, para que autorize o laboratório PDT Pharma, de Cravinhos, a fabricar a fosfoetanolamina em quantidade suficiente para atender cerca de 13 mil pacientes que recorreram à justiça para conseguir a substância.

07/MAR/2016: O deputado Ricardo Madalena, acompanhado do diretor da PDT Pharma, Sérgio Perussi, se reúne com o coordenador Dr. Jorge Fernandes e equipe na Secretaria da Saúde de SP, para finalizar os detalhes do início de fabricação da "Pílula contra o Câncer” (fosfoetanolamina sintética) e iniciar a fase de testes.

09/MAR/2016: O deputado Ricardo Madalena gravou, em seu Gabinete, entrevista com a equipe do Programa do Ratinho, quando teve a oportunidade de falar sobre suas ações na luta pela liberação da “Pílula da Cura do Câncer”.

16/MAR/2016: Ricardo Madalena esteve no Programa do Ratinho, quando o apresentador parabenizou e reconheceu sua luta. Na ocasião, o deputado anunciou para todo o Brasil, que estão sendo sintetizadas 600 pílulas pela PDT Pharma para os primeiros testes, que devem começar na próxima semana.   

22/MAR/2016:  Após acompanhar aprovação do Projeto de Lei no Senado (dia 21 de março), no outro dia, o deputado estadual Ricardo Madalena oficializou a presidente Dilma Roussef, relatando o histórico da longa luta em defesa de milhares de pessoas que sofrem com o câncer, e apelando pela sanção do projeto para que seja liberado o uso da “fosfo” em caráter excepcional - independentemente de registro sanitário.

14/ABR/2016: A primeira grande vitória da contínua luta aconteceu, renascendo a esperança de uma nova vida para milhares de pessoas. Neste dia a presidente Dilma foi sensível aos apelos e justificativas, sancionando a Lei 13.269, de 13 de abril de 2016, ficando permitido, conforme expressa o texto: “...a produção e manufatura, importação, distribuição e prescrição, dispensação, posse ou uso da fosfoetanolamina sintética. “Hoje é um dia histórico para o Brasil, a luta de milhares de pacientes, amigos e familiares, finalmente teve um final feliz; agora há uma esperança real e concreta para estabelecer a vida”, comemora o deputado estadual Ricardo Madalena.

03/MAI/2016: Após comemorar, há pouco mais de duas semanas, a sanção presidencial da lei 13.269 (de 13 de abril de 2016), o deputado republicano vê acontecer outro passo fundamental a caminho da aprovação dos testes pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária: a produção do primeiro lote da fosfoetanolamina sintética – a pílula do câncer, pelo laboratório PDT Pharma, em Cravinhos. São 35 quilos da substância, que após o Laudo de Análise Microbiológica, será enviado à Fundação para o Remédio Popular - FURP -, para o encapsulamento de 70 mil unidades. “Segundo a direção do laboratório, o laudo deve ficar pronto dentro dos próximos dez dias e em seguida a substância será enviada para encapsulamento”, informa Madalena.




Comentários