Toca Raul que hoje é Dia Mundial do Rock

O rock'n'roll faz parte da minha vida e neste Dia Mundial do Rock quero ligar a distorção da reflexão. A data foi originada pelo festival “Live Aid”, realizado em 13 de julho de 1985, com a participação de bandas e cantores dos Estados Unidos e Inglaterra, para arrecadação de fundos em favor da campanha contra a fome na Etiópia.
O ato musical referenciou movimentos do rock em todo o planeta e no Brasil não foi diferente, quando tínhamos uma cena musical comandada pelas mais diversas vertentes roqueiras, com bandas surgindo de todos os cantos do país, em especial de Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
A essência do rock brasileiro está na Bahia e ela tem nome: Raul Seixas; o Raulzito; o Maluco Beleza; o Messias; o Mito. Raul Seixas alcançou um status que somente roqueiros ingleses e americanos alcançaram, ao tornar-se símbolo de um gênero musical no Brasil.
O canceriano sem lar andou pelos quatro cantos do mundo, mostrando-se contestador sem ser revolucionário.  Na época de chumbo do regime militar brasileiro, Raul Seixas metralhou seu simples e bom rock’n’roll e transgrediu todos os conceitos e modas, derrubando preconceitos musicais e comportamentais.
Sua figura e sua música eram tão fortes, tinham tanto em comum, que se fundiram. Respeitado por grandes astros do rock mundial, nunca esteve no Rock in Rio, no Hollyood Rock. Sua arte é tão relevante, que no Rock in Rio de 2013, o cantor e guitarrista norte-americano, Bruce Springsteen, que tinha por tradição abrir os seus shows da turnê mundial, com músicas de artistas locais que queria homenagear em cada país, cantou Sociedade Alternativa, com o coro de milhares de amantes do que há de melhor no roque brasileiro.

Enquanto sua arte permanece viva e forte na cabeça das pessoas, ultrapassando gerações, muito pouco é referendado ou referenciado pelas bandas e cantores de rock no Brasil. Até hoje. Mas não importa. Hoje é o Dia Mundial do Rock, então: Toca Raul!

Comentários