Dois ícones contemporâneos de suas áreas em mais uma LIVE do PL


PROFESSOR PAULO GUIMARÃES E PUBLICITÁRIO DUDA LIMA TRATARAM SOBRE PESQUISAS E CAMPANHAS ELEITORAIS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL. Suas exposições descontraídas e esclarecedoras mostraram caminhos inovadores e as tendências dos pleitos eleitorais deste ano, a mais de 250 participantes on-line da LIVE do PL paulista dessa terça-feira, 23, que certamente somaram conhecimentos claros e singulares ao planejamento de suas candidaturas.

Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus e à indefinição sobre a data de realização, aliado ainda à atual crise política e econômica, está decidido que o Brasil terá eleições municipais neste ano. Quais serão os reflexos da covid-19 nos processos de pesquisas e de campanhas eleitorais nas cidades brasileiras? Quais são os novos formatos e as melhores estratégias em tempos de isolamento social, para que os candidatos desenvolvam suas pesquisas e ações de marketing em conformidade com a nova realidade? Quais posturas e a melhor forma de se comunicar com o novo perfil do eleitor brasileiro? 

Durante a LIVE do PL dessa terça-feira, 23 de junho, promovida pela Escola de Formação Política do Partido Liberal do estado de São Paulo, estas e muitas outras dúvidas foram esclarecidas por dois dos maiores especialistas em campanhas eleitorais: professor Paulo Guimarães, docente de estatística por mais de 37 anos da Unicamp, nome conceituado da área de pesquisas político-eleitoral do Brasil; e o premiado publicitário Duda Lima, destacado estrategista de marketing político e eleitoral da nova geração, que está entre os maiores vencedores de campanhas eleitorais do país. A apresentação ficou, mais uma vez, a cargo do advogado Simei Baldani, membro da Executiva Estadual do PL-SP.

PESQUISA PRESENCIAL NA PANDEMIA

“A melhor pesquisa é a residencial, a pesquisa face-a-face. Mas dificilmente irá acontecer a pesquisa presencial nas eleições deste ano, por conta das restrições adotadas para evitar o contágio da covid-19”, afirmou o especialista Professor Paulo Guimaraes ao alertar que a pesquisa por telefone pode substituí-la, porém não nos moldes tradicionais feitos aleatoriamente: “Essa pesquisa aleatória por telefone se aproxima de enquete. É preciso trabalhar com cadastros fieis de eleitores, por região, com subamostras, e outros cuidados. Assim ela se aproxima da pesquisa faca-a-face”, explicou o mestre em estatística e pesquisas eleitorais.

De forma clara, objetiva e ímpar, Professor Paulo Guimarães mostrou pontos importantes sobre o tema, como: Predispores do voto (pesquisa qualitativa); Campo vencedor; Apoio dos eleitores; Atributos de voto; entre outras dicas únicas para o desenvolvimento de pesquisas que efetivamente contribuam para o planejamento do candidato. “Pesquisas que mostram só quem está na frente, não tem serventia nenhuma ao candidato”, alerta como exemplo Guimarães, que esclareceu dúvidas dos internautas, entre elas sobre as margens de erro. “A probabilidade de seleção de domicilio é que indica a margem de erro; Pesquisa feita em ponto de fluxo não é capaz de calcular margem de erro”, afirma o professor, completando que a margem de erro varia também conforme a intenção de voto do candidato.

PANDEMIA COMO ACELERADORA DE TENDÊNCIAS

Se antes da pandemia de covid-19, a identificação de ideias e propostas estava cada vez mais vazia na política, já que o cotidiano voltava-se à assimilação de condutas e elocuções, o publicitário Duda Lima aposta que o novo momento apressará tendências nos comportamentos da população mundial, em todos os campos, não sendo diferente na política. “Nesses tempos de isolamento tenho aproveitado para estudar, e quando recebi o convite para fazer este bate papo com vocês, busquei conhecer e refletir mais sobre as catástrofes e epidemias já ocorridas na história do mundo”, assim abriu sua exposição o premiado especialista em campanhas eleitorais, que continuou:

“Cheguei à conclusão de que elas servem para acelerar tendências. O trabalho daqui para frente será diferente. É preciso ser mais eficiente a partir de agora. As abordagens, as propostas, sobre os diversos temas serão diferentes (saúde, educação, etc.), as variáveis mudaram. É preciso falar de política dentro do atual contesto. Teremos mudança significativa no pilar da comunicação. Os programas eleitorais serão diferentes. Os trabalhos serão diferentes, pela força da pandemia. A mensagem precisa ser redefinida”, avalia Duda Lima ao interrogar e responder:

“Qual será o meio? - Rede social deu uma força absurda ao candidato, o que significa dizer que seu conteúdo precisa ser mais inteligente; Qual mensagem passaremos como candidato? - Estude muito a mensagem que for passar, que você agregará seguidores e esses compartilharão as suas mensagens”, sugere o publicitário pioneiro do estudo que ponderou a distinção entre seguidor e eleitor, tendência que se efetiva agora com a pandemia.

Duda abriu um canal direto com os internautas, onde pode esclarecer dúvidas e dar várias dicas renovadoras para os pré-candidatos do PL e suas assessorias. Em relação a que tratamento dar às notícias falsas, ele sugeriu: “Responda fake-news com a força da Justiça”. Encerrou com a mensagem: “Não dá para ter uma plataforma pós-covid-19 se não tiver uma plataforma de desenvolvimento bem planejada. A eleição precisa mais do que sorte: é preciso o candidato se preparar, ouvir mais e ter mais sensibilidade”, concluiu Duda.

DOIS TEMAS ALINHADOS COM O PLANEJAMENTO

“Os dois palestrantes, parceiros fieis do PL, foram irretocáveis em suas exposições, trazendo à luz do atual momento, observações técnicas, inerentes e essenciais à caminhada eleitoral que se aproxima. Ambos temas, que se complementam no planejamento de marketing e na organização de ações para a campanha, tiveram conteúdos de alto valor, que podem ser revistos no vídeo que estará disponível pelo PL, juntamente com as demais lives”, recomenda o presidente estadual do PL-SP, José Tadeu Candelária, ao concluir: “O PL, pioneiro na formação político-partidária, também precisou se adaptar ao atual momento para continuar qualificando seus quadros, e posso afirmar que estamos superando todas as expectativas a cada evento online, graças a unidade de nossa equipe e de nossos colaboradores.   A resposta que estamos tendo dos nossos filiados, de nossos líderes, dirigentes, mandatários e pré-candidatos do partido, está sendo integralmente positiva”, informa o dirigente maior do Partido Liberal. 

Comentários