REGIÃO CENTRO-OESTE
COMPOSIÇÃO: Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. A Região é composta por 466 municípios e tem uma população que ultrapassa 14 milhões de habitantes;
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: aproximadamente 8,7 habitantes por Km2. A maioria (88,8%) reside em áreas urbanas E apenas 11,2% vive na zona rural;
RELEVO: caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela erosão, fato esse que desencadeou os chapadões na Região;
CLIMA: tropical semiúmido, o cerrado é a vegetação predominante;
ATIVIDADES ECONÔMICAS: as principais são agricultura e pecuária, mas há também uma forte presença de indústrias;
ÁREA: 1.604.850 Km2, ocupando aproximadamente 18,8% do Brasil, tendo a segunda maior extensão territorial entre as Regiões brasileiras, sendo menor apenas que a Região Norte;
POVOAMENTO: além da atuação dos bandeirantes paulistas, o fluxo migratório começou com o transporte de gado do Sul e Sudeste para as primeiras fazendas da Região. A partir da década de 1950, com a construção de Brasília, este processo se intensificou, atraindo pessoas de todo território brasileiro em busca de trabalho, principalmente da região norte do país;
TURISMO: é baseado nas belezas naturais da região, destacando-se o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional das Emas, Bonito e Pirenópolis. Além da Cidade de Goiás e do Distrito Federal.
MANIFESTAÇÃO CULTURAL
A diversificação cultural agrega elementos da cultura indígena, dos migrantes paulistas, mineiros, gaúchos e de imigrantes bolivianos e paraguaios. Os índios já habitavam a região antes da colonização pelos brancos e negros fugidos ou alforriados que partiam em busca de terras. Cada etnia carregou consigo uma bagagem de suas raízes e foi da mescla dessas que surgiram as manifestações culturais, artísticas e religiosas. O folclore local é marcado pela pluralidade de danças, cantos, lendas e crenças:
CAVALHADA - é uma representação da batalha entre mouros e cristãos durante a invasão da Península Ibérica. Com a vitória dos cristãos, os mouros acabam convertidos. A festa relembra o domínio do cristianismo na região hoje formada por Portugal e Espanha. Em Goiás, a mais famosa ocorre em Pirenópolis;
CURURU - é um canto formado por trovas repentistas, chamadas originalmente de carreiras ou linhas, cantadas por vários caminhantes em agradecimento a um santo. Os instrumentos são viola artesanal feita com árvores nativas e ganzá (tipo de reco-reco) de bambu. Foi levado a Mato Grosso pelos bandeirantes. Era inicialmente dançado, hoje é só cantado;
MASCARADOS - originária dos costumes indígenas, foi modificada e enriquecida pelos colonizadores espanhóis e portugueses. Dura cerca de 2 horas e meia, tem doze partes, com diferentes passos, e exige grande esforço físico. Por isso, antigamente só os homens participavam. Para que os que faziam papel de mulher não fossem identificados, todos usavam máscaras;
PROCISSÃO DO FOGARÉU - manifestação de tradição religiosa que relembra a prisão de Jesus Cristo por soldados romanos mascarados. A mais bem produzida ocorre no município de Goiás (GO), antiga capital do Estado, a 135 quilômetros de Goiânia;
SIRIRI - dança típica do Mato Grosso, tem como característica a troca de casais. É marcada pelo som do mocho (espécie de tambor em forma de banco, feito com madeira e couro de boi). O nome vem de siriricar, o movimento feito pelo pescador na pesca com anzol e reproduzido pelos dançarinos ao escolher o par;
MARIMBONDO - dança apreciada principalmente em Goiás. O bailarino revela sua habilidade de dançarino-equilibrista, enquanto os circunstantes acompanham seus movimentos com interesse e algazarra. O fracasso do dançarino exibicionista é sempre motivo de graça para a assistência. Os instrumentos usados são o pandeiro e a cuíca. Os figurantes formam um circulo. O pandeirista ou tocador de cuíca abre a dança fazendo o instrumento soar, marcando o ritmo. O dançarino entra na roda e, equilibrando sobre a cabeça um pote de água à tona da qual bóia uma cuia, dançando e pulando com gaiatice. Entrementes, passa as mãos pelo corpo como que tentando afugentar um marimbondo que o morde. Após suas exibições de malabarismo, ajoelha-se diante de um dos assistentes, para que o substitua, executando a mesma coreografia. Caso o escolhido aceite, bem, do contrário, será obrigado a pagar uma rodada de bebidas para a turma;
PALMINHA - modalidade de quadrilha rural muito apreciada no Brasil Central, principalmente em Goiás. Ao som da orquestra regional um cavalheiro, agitando um lenço, caminha em direção a uma das damas e lho entrega, à guisa de convite para dançar. Dançam aos pares, soltos. Por fim, a dama entrega o lenço a outro cavalheiro, e dança igualmente com este. O lenço somente é devolvido ao dono depois de fazer uma volta completa. A palminha tem figuras semelhantes às da quadrilha, principalmente os movimentos centrais, com passo à direita e à esquerda. Batem palmas, mão contra mão, no sentido inverso ao do passo, e depois com as duas mãos, girando em seguida. A coreografia desta dança assemelha-se à do caminho da roça.
LENDAS E MITOS
MÃE DO OURO - apresenta-se como passarinho, lagarto ou mulher formosa de longos cabelos e vive em lugares montanhosos. Nas noites claras ela aparece como uma bola de fogo com uma cauda longa e brilhante. Diz a lenda que um velho escravo, cansado de trabalhar no rio Cuiabá, durante sete dias não conseguiu encontrar um grão de ouro. Seu patrão castigava-o e exigia sempre o fruto do seu trabalho. Numa tarde, apareceu a linda mulher, que o ajudou, pedindo-lhe em troca muitas fitas e flores. Salvou o escravo da fúria do patrão, deu-lhe alegrias por ter encontrado ouro e vingou-se da crueldade do ambicioso dono. Essa mulher era a Mãe-do-ouro, que fazia brotar tesouros naquelas terras;
ONÇA DA MÃO TORTA - a lenda diz que um velho vaqueiro foi durante sua vida mau ao extremo, depois de morto transformou-se na onça com uma das mãos torta, assim como se tivesse recebido um castigo para as perversidades que praticou durante toda a sua existência. Dessa forma, como a fera é, na verdade, um espírito, ela não pode ser morta, daí o grande medo que inspira aos moradores da região por onde vagueia costumeiramente;
CRIAÇÃO DO MUNDO - lenda carajá afirma que eles se originaram do Furo das Pedras. Um local debaixo d’água, perto do rio Macaúba. Seus parentes, os javaé e os xambivá, teriam a mesma origem. Os índios carajás afirmam que os animais se transformam em homens e vice-versa. Acreditam que os astros são povoados por seres humanos, que descem à terra.
CULINÁRIA
INFLUÊNCIA PARAGUAIA - Tererê (mate gelado), Sopa Paraguaia e Chipas (uma espécie de pão de queijo);
ORIGEM BOLIVIANA - Salteñas, Pastéis Assados e Recheados com Frango;
CULINÁRIA LOCAL - Goiás: arroz carreteiro com guariroba, galinhada com pequi e guariroba, pamonha de milho verde, empadão goiano e os pratos à base de peixes e frutos do cerrado; Mato Grosso: bolo de arroz, mojica de pintado, Maria Isael e farofa de banana.
REGIÃO SUDESTE
COMPOSIÇÃO: Estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. São 1.668 municípios na Região. Conforme contagem realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 80.353.724 habitantes, quantia que corresponde a 42,2% do total nacional;
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: aproximadamente 87 habitantes por quilômetro quadrado (a maior do país). São 1.668 municípios. Tem o mais alto índice de urbanização – 92,1%, colocando-a na liderança dos índices de violência. As taxas de desemprego também são elevadas;
RELEVO: Está situada na parte mais elevada do planalto Atlântico, onde estão as Serras da Mantiqueira, do Mar e do Espinhaço. Predominam o clima tropical úmido e o tropical semiúmido, com geadas ocasionais;
CLIMA: Predominam o clima tropical úmido e o tropical semiúmido, com geadas ocasionais. A mata tropical nativa que cobria o litoral foi destruída com a expansão da agropecuária, em especial para o cultivo de café. No estado de Minas Gerais predomina a vegetação de cerrado (oeste) e caatinga (norte).;
ATIVIDADES ECONÔMICAS: O setor de serviços é o principal segmento de atividade e representa a maior parte da riqueza do Sudeste. A agricultura é bem dinâmica e diversificada, destaca-se o cultivo de café, laranja e cana-de-açúcar. A exploração de minério é outra atividade econômica importante: Minas Gerais detém grandes reservas de ferro e manganês; a maioria do petróleo produzido no país é extraído da bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
É a região mais desenvolvida, abrigando, além do maior parque industrial, as maiores montadoras e siderúrgicas do país. Suas áreas de atividades agrícolas são as mais modernas. A maior concentração de bancos, mercados de capitais, empresas transnacionais, comércios, universidades, e possui as duas metrópoles nacionais, consideradas cidades globais (São Paulo e Rio de Janeiro). O Sudeste é responsável por 56,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional;
ÁREA: 924.595.056 Km2 de extensão territorial;
CARACTERÍSTICAS POR ESTADO
ESPÍRITO SANTO: Capital – Vitória; Extensão territorial – 46.098,571 km²; Quantidade de municípios – 78; População – 3.512.672 habitantes; Densidade demográfica – 76,2 hab/km²; - Participação no PIB regional – 4%.; Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 0,802 (7° posição nacional); Número de deputados - 30.
MINAS GERAIS: Capital – Belo Horizonte; Extensão territorial – 586.520,368 km²; Quantidade de municípios – 853; População – 19.595.309 habitantes; Densidade demográfica – 33,4 hab/km²; Participação no PIB regional – 16,1%.; Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 0,800 (10° posição nacional); Número de deputados estaduais - 77.
RIO DE JANEIRO: Capital – Rio de Janeiro; Extensão territorial – 43.780,157 km²; Quantidade de municípios – 92; População – 15.993.583 habitantes; Densidade demográfica – 365,3 hab/km².; Participação no PIB regional – 19,8%; Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 0,832 (4° posição nacional); Número de deputados estaduais - 71.
SÃO PAULO: Capital – São Paulo; Extensão territorial – 248.196,960 km².; Quantidade de municípios – 645; População – 41.252.160 habitantes; Densidade demográfica – 166,2 hab/km².; Participação no PIB regional – 60,1%.; Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 0,833 (3° posição nacional); Número de deputados estaduais - 94.
TURISMO: é baseado nas belezas naturais da região, destacando-se o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional das Emas, Bonito e Pirenópolis. Além da Cidade de Goiás e do Distrito Federal.
MANIFESTAÇÃO CULTURAL:
Apresenta grande pluralidade cultural, com manifestações de origem indígena, africana, européia e asiática. As manifestações culturais da Região ocorrem através de elementos como:
Congada – A presença desse bailado popular é assinalada no Brasil colônia, ocorre do Ceará ao Rio Grande do Sul. Na congada existem dois grupos de negros que entram em luta. É a luta do Bem contra o Mal. O Bem é representado pelos cristãos, o Mal é o grupo de mouros. O Bem usa roupa azul, e o mal, vermelha. Há lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristãos vencem os mouros, que são batizados. E todos juntos fazem a festa em louvor a São Benedito, padroeiro dos negros em todo o Brasil. As violas, o canzá (reco-reco), caixas, tambores, acompanham os cantadores;
Fandango - nas cidades do litoral paulista é muito popular. O fandango é rufado com passos marcados, com batidas de pés, é dançado até meia noite. Depois dançam os fandangos valsados, mais calmos;
Batuque – dança de origem africana, do ritual da procissão. É uma festa muito popular nas cidades do interior de São Paulo, nas festas do Divino Espírito Santo, ou nas festas juninas. O batuque é dançado em terreiro ou praça pública. Uma fileira de homens fica a 15 metros de distância das mulheres, quando começa a dança, os homens se aproximam das mulheres e encostam suas barrigas por três vezes na companheira;
Samba de Lenço – é uma dança de origem africana, ele é sambado no meio urbano (samba de salão), e no meio rural há três modalidades: samba de roda, samba de campineiro e samba de lenço.
Carnaval – Evento carioca mais famoso do mundo atrai turistas brasileiros e estrangeiros para prestigiarem os desfiles das escolas de samba. Esse evento também tem se destacado no estado de São Paulo;
Dança de Velhos – A dança aparece durante as festas do Divino Espírito Santo. Ainda existe no litoral fluminense, em Parati e Angra dos Reis. E também nas cidades paulistas de Cunha e São Luís do Paraitinga;
Festa de Iemanjá – Iemanjá é a mais prestigiada entidade feminina do Candomblé, Umbanda e Macumba. O culto à Iemanjá é realizado na noite de 31 de dezembro para 1° de janeiro. Nesse dia os devotos vão prestar sua homenagem. Quando a noite vem chegando, milhares de fiéis dirigem-se para a praia, e todos festejam a Rainha do Mar, protetora das viagens marítimas e mãe de todos os orixás. As pessoas levam presentes, flores, comidas e bebidas;.
Folia de Reis ou Reisado – Folia de Reis, folguedo que ocorre no período do Natal, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, é o dia dedicado aos Santos Reis. A formação das folias se difere conforme o lugar, mas há sempre um mestre, líder maior, responsável pela cantoria e pela coordenação geral do grupo. Seu auxiliar é o contramestre, que angaria os donativos e o substitui em caso de necessidade.
Algumas trazem a figura do embaixador, que pede licença para entrar nas casas, pronuncia as profecias e lembra as palavras escritas pelos profetas a respeito do nascimento de Cristo. Há os instrumentistas e cantores e algumas trazem os reis, representando os três reis magos;
Dança de São Gonçalo – As moças se vestem de branco, rosa ou azul. Cada figurante conduz um arco de madeira enfeitado de papel de seda da cor do vestido. Em certos lugares, um único homem participa da dança e comanda a função, trajado de branco, o qual desempenha o papel de São Gonçalo;
Caiapó – é um bailado de influência indígena. Aparece em diversos Estados do Brasil, com variações: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais;
Ticumbi – é uma versão capixaba da Congada. Só é encontrada no Estado do Espírito Santo, é uma dança dramática guerreira. É praticada por negros que se vestem de branco, usam batas longas enfeitadas de fitas muito coloridas;
LENDAS E MITOS
ONÇA MANETA - Esta lenda é muito evidenciada nas Regiões, Sudeste,Norte, Centro-Oeste,trata-se de uma onça que perdeu uma das patas dianteiras,que possivelmente perdeu sua pata numa luta contra caçadores.Desde esta luta a Onça passou a possuir uma grande força misturada a uma raiva espantosa.Ela costuma ficar escondida nas matas e dificilmente consegue-se vê-la.Ela ataca e raramente alguém consegue escapar dela, não escolhe sua vitima ,ataca quem ela vê, pode ser um bicho, uma boiada, um homem, um grupo de caçadores, nada faz ela ficar com medo;
MÃO DE CABELO - Lenda muito comum no Estado de Minas Gerais.É um fantasma que anda vestido todo de branco e possui as duas mão cheias de cabelo, dai o nome,ele é um dos grandes assustadores dos meninos que costumam fazer xixi na cama. É comum os pais dizerem aos filhos :
"....Oia, si neném mijá na cama, mão de cabelo vem ti pegá e corta a minhoquinha de neném....."
MULA SEM CABEÇA - A Mula-sem-Cabeça é uma lenda de origem pouco conhecida,é evidenciada em todo Brasil,onde sofre alguma modificações, principalmente no nome,passando a ser chamada por exemplo de: Mulher de Padre,Mula de Padre,Mula Preta,etc.
Não se sabe ao certo como surgiu o primeiro caso,porém segundo pesquisadores seria resultado de uma maneira de pensar,comportar-se e agir tipicamente relacionado a Igreja Católica, pois na sua origem (do ser) a criatura seria o resultado de um pecado (aos modos ,costumes,princípios,e condutas da Igreja Católica),pois era o resultado que acontecia com todas as mulheres que mantivessem uma relação amorosa com um padre(fiel representante de Cristo na Terra, segundo a Igreja Católica), o que podemos deduzir segundo muitos estudos sobre esta lenda , que as mulheres que freqüentavam igrejas nunca poderiam ver o Padre como um homem, e sim como uma "criatura especial" quase um Santo, pois estava se mantendo e vivendo para pregar a palavra de Jesus Cristo ,Deus,e Santos, e caso alguma mulher pensasse em namorar com um Padre saberia que viraria uma Mula sem Cabeça.
CARACTERÍSTICAS: Segundo muitas pessoas a Lenda da Mula-Sem-Cabeça trata-se de uma verdade, muitas pessoas juram já ter visto a criatura, segundo essas pessoas a Mula -Sem-Cabeça tem as seguintes características
1.É um mula,de cor marrom ou preta.
2.Não apresenta cabeça ,no lugar apenas fogo.
3.Possui em seus cascos ferraduras que podem ser de aço ou prata,
4.Seu relincho é muito alto que pode ser ouvido por muitos metros, e é comum gemer como um ser humano
5.Ela costuma aparecer somente durante a noite, e principalmente quinta/sexta ainda mais se for noite de Lua Cheia.
6.Segundo a Lenda existe duas maneiras de acabar com o encantamento que fez a mulher virar Mula-Sem-Cabeça, a primeira consiste em uma pessoa arrancar o cabresto que ela possui,a outra forma é furá-la tirando sangue(uma gota no mínimo com um alfinete virgem(que nunca foi usado);
DIABINHO DA GARRAFA - Também conhecido como Famaliá, Cramulhão, Capeta da Garrafa, entre outros nomes, este ser é fruto de um pacto que as pessoas afirmam que se pode fazer com o diabo. O pacto consiste na maioria das vezes de uma troca, a pessoa pede riqueza em troca dá a alma ao diabo. Após feito o pacto a pessoa tem que conseguir um ovo que dele nascerá um diabinho de 15cm à aproximadamente 20cm, más não se trata de um simples ovo de galinha, e sim um ovo especial,fecundado pelo próprio diabo.
As características do Diabinho da Garrafa, segundo muitos, são:
1. Nasce de um ovo(em algumas Regiões do Brasil acredita-se que ele pode nascer de uma galinha fecundada pelo diabo),noutras Regiões acreditam que ele nasce de um ovo colocado não por galinha e sim por um galo, este ovo seria do tamanho de um ovo de codorna;
2. Para conseguir tal ovo, a pessoa deve procurá-lo durante o período da quaresma , e na primeira sexta feira após conseguir o ovo, a pessoa vai até uma encruzilhada ,00:00h meia noite ,com o ovo debaixo do braço esquerdo,após passar o horário retorna para casa e deita-se na cama.No fim de 40 dias aproximadamente , o ovo é chocado e nascerá o diabinho;
3. Com o diabinho , a pessoa coloca-o logo na garrafa e fecha, bem fechado, com o passar dos anos o diabinho enriquece o seu dono, e no final da vida leva a pessoa para o inferno;
LOBISOMEM - Segundo a Lenda ,o Lobisomem é um ser que seria resultado de uma Reza poderosa feita numa noite de sexta feira ,de preferência de Lua Cheia num estábulo ou cocheira de burro ou cavalo,no qual a pessoa rola no local como se fosse o animal ,dizendo a reza e é feita como pacto com entidades malignas. Em algumas Regiões a transformação em Lobisomem acontece numa noite de sexta-feira sempre meia noite numa encruzilhada , onde repetindo os atos de um cavalo rolando no chão,a pessoa transforma-se. O Lobisomem seria a fusão do lobo com o homem.Muitas histórias são contadas sobre este ser.No Brasil é comum em todos os Estados ,principalmente nas localidades da Zona Rural,onde é muito comum as pessoas afirmarem que já o viram ,que também passa a ser um mistério para quem vê e quem ouve a história.
As características, segundo a grande maioria das pessoas que relatam encontros ocasionais com estas criaturas:
1. O Lobisomem é assim chamado por ser uma "mistura" de um lobo com um homem.Possui todo seu corpo parecido com um lobo :coberto por pelos, unhas grandes,focinho,dentes grandes e rabo,porém a estatura é de um homem;
2. Anda sobre quatro patas(como um lobo,e até uiva), e chega a equilibrar-se sobre duas patas assemelhando-se a postura de um homem;
3. Ataca quem encontrar no caminho, muito difícil escapar dele pois é muito veloz;
4. Muito valente,consegue desarmar uma pessoa com um facão ,pedaço de porrete ou algo grande que possa ser utilizado contra ele.Porém devido as suas unhas grandes torna-se inofensivo perante armas brancas muito pequenas (facas,punhais,canivetes ) , pois não consegue pegá-la;
5. O Lobisomem seria o sétimo filho homem de um casal (sete é um número considerado por muitos como um número de azar),ou uma pessoa muito esquisita, com costumes estranhos ,de características peculiares( uma pessoa que apresente características como barba muito grossa ,muito cabelo no corpo, sobrancelhas que se juntam , dentes grandes e etc.);
6. Para matar um Lobisomem as pessoas acreditam que qualquer arma é capaz do feito, entretanto uma norma deve ser seguida, se a pessoa quiser que o Lobisomem morra com a aparência de Lobisomem, deve dizer após a sua morte que matou um bicho, mais se quiser saber a verdadeira identidade do Lobisomem,deve dizer que matou um homem;
NEGRO D’ÁGUA - Esta é a História bastante comum entre pessoas ribeirinhas , principalmente na Região Centro Oeste do Brasil,muito difundida entre os pescadores, dos quais muitos dizem já ter o visto.
Segundo a Lenda do Negro D'Água, ele costuma aparecer para pescadores e outras pessoas que estão em algum rio.
Não se há evidências de como surgiu esta Lenda,o que se sabe é que o Negro D'Água só habita os rios e raramente sai dele, sua função seria como amedrontar as pessoas que por ali passam, como partindo anzóis de pesca, furando redes dando sustos em pessoas a barco,etc.
Suas características são muito peculiares, ele seria a fusão de homem negro alto e forte, com um anfíbio. Apresenta nadadeiras como de um anfíbio,corpo coberto de escamas mistas com pele;
A PORCA DOS SETE LEITÕES - Esta é uma lenda que conta a história de uma Baronesa ,muito mal , principalmente com seus escravos, ela os maltratava bastante, não tinha compaixão , nem queria saber de fazer alguma bondade para eles, mas seus dias como uma pessoa normal estavam contados, os escravos cansados de tanta perversidade resolveram tomar uma atitude , é ai que tudo começou, um feiticeiro negro revoltado com suas injustiças lançou um feitiço na Baronesa, e ela foi transformada em porca , e seus sete filhos foram transformados em porquinhos ( leitões ) . Segundo contam ,este feitiço lançado pelo Feiticeiro , só será desfeito quando a Baronesa e seus sete filhos que são a Porca dos Sete Leitões encontrar um anel mágico que esta enterrado em algum lugar da floresta, então é que quebrarão o feitiço e voltarão a ser o que eram;
CAIPORA - A lenda da Caipora é bastante evidenciada em todo o Brasil, está presente desde os Indígenas, é deles que surgiu este mito.Segundo muitas tribos,principalmente as do Tronco Lingüístico Tupi-Guarani, a Caipora era um Deus que possuía como função e dom o Controle e Guarda das Florestas,e tudo que existia nela.Com o contato com outras civilizações não - indígenas, esta divindade foi bastante modificada quanto a sua interpretação,passando a ser vista como uma criatura maligna. Com o passar dos tempos muitas pessoas ainda continuam a relatar sua aparição, isto se dá na maioria das vezes com pessoas no interior de matas,o local onde a caipora habita.
Características: As características variam, segundo as pessoas que já viram a Caipora, a impressão que se tem dela pode variar dependendo se a Caipora quer perturbar ou ajudar a pessoa:
1.Muitas pessoas afirma que a Caipora é um menino moreno , parecido com um indiozinho,olhos e cabelos vermelhos,possui os pés virados para trás.Outras pessoas dizem que ele parece com um indiozinho possui uma lança, um cachimbo,já outras pessoas o descreve igual aos modelos anteriores mais apenas um olho.
2.A Caipora tem o poder de ressuscitar qualquer animal morto sem sua permissão, para isso apenas fala para que o bicho ressuscite.
3.Por ser muito veloz as vezes as pessoas apenas vê o Caipora em alta velocidade, assemelhando - se a uma rajada de vento no mato.
4.Para entrar numa mata com permissão da Caipora, a pessoa deve levar sempre uma oferenda para ela, como um Pedaço de Fumo-de-Rolo, um Cachimbo;
CURUPIRA - Segundo a Lenda o Curupira é um Deus muito parecido com a caipora,com funções e domínios idênticos, ou seja as matas.O que difere é que o Curupira sempre se apresenta montado no seu Caititu(Porco selvagem),possui uma lança, arco e flechas , não possui os pés voltados para trás,utiliza para ressuscitar os bichos mortos sem seu consentimento sua lança, seu arco, ordem verbal e através do contato do focinho do Caititu;
SACÍ PERERÊ - O mito do Saci é um dos mais difundidos no Brasil, segundo muitos autores, o Saci seria uma Divindade de origem Indígena (dos primeiros índios a manterem contato com os Portugueses, portanto do Tronco Lingüístico Tupi-Guarani), na função desta divindade era o controle, sabedoria e manuseios de tudo que estava relacionado as plantas Medicinais, como Guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chás,concentrados e outros medicamentos feitos a partir de plantas.
Como suas qualidades eram as da Farmacopéia , também era atribuída a ele o domínio das matas onde guardava estas ervas sagradas, e costumava confundir as pessoas que não pediam a ele a autorização para a coleta destas ervas.
Características: 1. Não se tem muito conhecimento sobre a origem da atual aparência do Saci, sabe-se que é representado como sendo um negrinho de uma perna só ,com uma carapuça vermelha,que fuma um cachimbo; 2. Seu principal divertimento é atrapalhar as pessoas para se perderem; 3. A maneira para espantar o Saci é chamando-o pelo seu nome;
QUIMBUNGO - O nome quimbungo significa lobo em língua angolense.O Quimbungo pode aparecer com duas formas distintas , ou como um velho lobo, ou como um velho negro com barbas e cabelos grisalhos ,maltrapilho e faminto com a cabeça muito grande e um grande buraco no meio das costas que se abre quando ele abaixa e se fecha quando ele se levanta, segundo contam muitas pessoas esse ser costuma comer crianças ,ele pega a criança se abaixa para frente, e então coloca os meninos dentro da sua boca que fica nas costas.
CULINÁRIA
A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, feita com tintura de urucum (ES); pão de queijo, feijão tropeiro, carne de porco servida com couve, quiabo, milho ou mandioca (MG); feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho (RJ); virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza (SP).
PESQUISAS: Brasil Escola, Mundo Educação e EmDiv.
COMPOSIÇÃO: Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. A Região é composta por 466 municípios e tem uma população que ultrapassa 14 milhões de habitantes;
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: aproximadamente 8,7 habitantes por Km2. A maioria (88,8%) reside em áreas urbanas E apenas 11,2% vive na zona rural;
RELEVO: caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela erosão, fato esse que desencadeou os chapadões na Região;
CLIMA: tropical semiúmido, o cerrado é a vegetação predominante;
ATIVIDADES ECONÔMICAS: as principais são agricultura e pecuária, mas há também uma forte presença de indústrias;
ÁREA: 1.604.850 Km2, ocupando aproximadamente 18,8% do Brasil, tendo a segunda maior extensão territorial entre as Regiões brasileiras, sendo menor apenas que a Região Norte;
POVOAMENTO: além da atuação dos bandeirantes paulistas, o fluxo migratório começou com o transporte de gado do Sul e Sudeste para as primeiras fazendas da Região. A partir da década de 1950, com a construção de Brasília, este processo se intensificou, atraindo pessoas de todo território brasileiro em busca de trabalho, principalmente da região norte do país;
TURISMO: é baseado nas belezas naturais da região, destacando-se o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional das Emas, Bonito e Pirenópolis. Além da Cidade de Goiás e do Distrito Federal.
MANIFESTAÇÃO CULTURAL
A diversificação cultural agrega elementos da cultura indígena, dos migrantes paulistas, mineiros, gaúchos e de imigrantes bolivianos e paraguaios. Os índios já habitavam a região antes da colonização pelos brancos e negros fugidos ou alforriados que partiam em busca de terras. Cada etnia carregou consigo uma bagagem de suas raízes e foi da mescla dessas que surgiram as manifestações culturais, artísticas e religiosas. O folclore local é marcado pela pluralidade de danças, cantos, lendas e crenças:
CAVALHADA - é uma representação da batalha entre mouros e cristãos durante a invasão da Península Ibérica. Com a vitória dos cristãos, os mouros acabam convertidos. A festa relembra o domínio do cristianismo na região hoje formada por Portugal e Espanha. Em Goiás, a mais famosa ocorre em Pirenópolis;
CURURU - é um canto formado por trovas repentistas, chamadas originalmente de carreiras ou linhas, cantadas por vários caminhantes em agradecimento a um santo. Os instrumentos são viola artesanal feita com árvores nativas e ganzá (tipo de reco-reco) de bambu. Foi levado a Mato Grosso pelos bandeirantes. Era inicialmente dançado, hoje é só cantado;
MASCARADOS - originária dos costumes indígenas, foi modificada e enriquecida pelos colonizadores espanhóis e portugueses. Dura cerca de 2 horas e meia, tem doze partes, com diferentes passos, e exige grande esforço físico. Por isso, antigamente só os homens participavam. Para que os que faziam papel de mulher não fossem identificados, todos usavam máscaras;
PROCISSÃO DO FOGARÉU - manifestação de tradição religiosa que relembra a prisão de Jesus Cristo por soldados romanos mascarados. A mais bem produzida ocorre no município de Goiás (GO), antiga capital do Estado, a 135 quilômetros de Goiânia;
SIRIRI - dança típica do Mato Grosso, tem como característica a troca de casais. É marcada pelo som do mocho (espécie de tambor em forma de banco, feito com madeira e couro de boi). O nome vem de siriricar, o movimento feito pelo pescador na pesca com anzol e reproduzido pelos dançarinos ao escolher o par;
MARIMBONDO - dança apreciada principalmente em Goiás. O bailarino revela sua habilidade de dançarino-equilibrista, enquanto os circunstantes acompanham seus movimentos com interesse e algazarra. O fracasso do dançarino exibicionista é sempre motivo de graça para a assistência. Os instrumentos usados são o pandeiro e a cuíca. Os figurantes formam um circulo. O pandeirista ou tocador de cuíca abre a dança fazendo o instrumento soar, marcando o ritmo. O dançarino entra na roda e, equilibrando sobre a cabeça um pote de água à tona da qual bóia uma cuia, dançando e pulando com gaiatice. Entrementes, passa as mãos pelo corpo como que tentando afugentar um marimbondo que o morde. Após suas exibições de malabarismo, ajoelha-se diante de um dos assistentes, para que o substitua, executando a mesma coreografia. Caso o escolhido aceite, bem, do contrário, será obrigado a pagar uma rodada de bebidas para a turma;
PALMINHA - modalidade de quadrilha rural muito apreciada no Brasil Central, principalmente em Goiás. Ao som da orquestra regional um cavalheiro, agitando um lenço, caminha em direção a uma das damas e lho entrega, à guisa de convite para dançar. Dançam aos pares, soltos. Por fim, a dama entrega o lenço a outro cavalheiro, e dança igualmente com este. O lenço somente é devolvido ao dono depois de fazer uma volta completa. A palminha tem figuras semelhantes às da quadrilha, principalmente os movimentos centrais, com passo à direita e à esquerda. Batem palmas, mão contra mão, no sentido inverso ao do passo, e depois com as duas mãos, girando em seguida. A coreografia desta dança assemelha-se à do caminho da roça.
LENDAS E MITOS
MÃE DO OURO - apresenta-se como passarinho, lagarto ou mulher formosa de longos cabelos e vive em lugares montanhosos. Nas noites claras ela aparece como uma bola de fogo com uma cauda longa e brilhante. Diz a lenda que um velho escravo, cansado de trabalhar no rio Cuiabá, durante sete dias não conseguiu encontrar um grão de ouro. Seu patrão castigava-o e exigia sempre o fruto do seu trabalho. Numa tarde, apareceu a linda mulher, que o ajudou, pedindo-lhe em troca muitas fitas e flores. Salvou o escravo da fúria do patrão, deu-lhe alegrias por ter encontrado ouro e vingou-se da crueldade do ambicioso dono. Essa mulher era a Mãe-do-ouro, que fazia brotar tesouros naquelas terras;
ONÇA DA MÃO TORTA - a lenda diz que um velho vaqueiro foi durante sua vida mau ao extremo, depois de morto transformou-se na onça com uma das mãos torta, assim como se tivesse recebido um castigo para as perversidades que praticou durante toda a sua existência. Dessa forma, como a fera é, na verdade, um espírito, ela não pode ser morta, daí o grande medo que inspira aos moradores da região por onde vagueia costumeiramente;
CRIAÇÃO DO MUNDO - lenda carajá afirma que eles se originaram do Furo das Pedras. Um local debaixo d’água, perto do rio Macaúba. Seus parentes, os javaé e os xambivá, teriam a mesma origem. Os índios carajás afirmam que os animais se transformam em homens e vice-versa. Acreditam que os astros são povoados por seres humanos, que descem à terra.
CULINÁRIA
INFLUÊNCIA PARAGUAIA - Tererê (mate gelado), Sopa Paraguaia e Chipas (uma espécie de pão de queijo);
ORIGEM BOLIVIANA - Salteñas, Pastéis Assados e Recheados com Frango;
CULINÁRIA LOCAL - Goiás: arroz carreteiro com guariroba, galinhada com pequi e guariroba, pamonha de milho verde, empadão goiano e os pratos à base de peixes e frutos do cerrado; Mato Grosso: bolo de arroz, mojica de pintado, Maria Isael e farofa de banana.
REGIÃO SUDESTE
COMPOSIÇÃO: Estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. São 1.668 municípios na Região. Conforme contagem realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 80.353.724 habitantes, quantia que corresponde a 42,2% do total nacional;
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: aproximadamente 87 habitantes por quilômetro quadrado (a maior do país). São 1.668 municípios. Tem o mais alto índice de urbanização – 92,1%, colocando-a na liderança dos índices de violência. As taxas de desemprego também são elevadas;
RELEVO: Está situada na parte mais elevada do planalto Atlântico, onde estão as Serras da Mantiqueira, do Mar e do Espinhaço. Predominam o clima tropical úmido e o tropical semiúmido, com geadas ocasionais;
CLIMA: Predominam o clima tropical úmido e o tropical semiúmido, com geadas ocasionais. A mata tropical nativa que cobria o litoral foi destruída com a expansão da agropecuária, em especial para o cultivo de café. No estado de Minas Gerais predomina a vegetação de cerrado (oeste) e caatinga (norte).;
ATIVIDADES ECONÔMICAS: O setor de serviços é o principal segmento de atividade e representa a maior parte da riqueza do Sudeste. A agricultura é bem dinâmica e diversificada, destaca-se o cultivo de café, laranja e cana-de-açúcar. A exploração de minério é outra atividade econômica importante: Minas Gerais detém grandes reservas de ferro e manganês; a maioria do petróleo produzido no país é extraído da bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
É a região mais desenvolvida, abrigando, além do maior parque industrial, as maiores montadoras e siderúrgicas do país. Suas áreas de atividades agrícolas são as mais modernas. A maior concentração de bancos, mercados de capitais, empresas transnacionais, comércios, universidades, e possui as duas metrópoles nacionais, consideradas cidades globais (São Paulo e Rio de Janeiro). O Sudeste é responsável por 56,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional;
ÁREA: 924.595.056 Km2 de extensão territorial;
CARACTERÍSTICAS POR ESTADO
ESPÍRITO SANTO: Capital – Vitória; Extensão territorial – 46.098,571 km²; Quantidade de municípios – 78; População – 3.512.672 habitantes; Densidade demográfica – 76,2 hab/km²; - Participação no PIB regional – 4%.; Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 0,802 (7° posição nacional); Número de deputados - 30.
MINAS GERAIS: Capital – Belo Horizonte; Extensão territorial – 586.520,368 km²; Quantidade de municípios – 853; População – 19.595.309 habitantes; Densidade demográfica – 33,4 hab/km²; Participação no PIB regional – 16,1%.; Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 0,800 (10° posição nacional); Número de deputados estaduais - 77.
RIO DE JANEIRO: Capital – Rio de Janeiro; Extensão territorial – 43.780,157 km²; Quantidade de municípios – 92; População – 15.993.583 habitantes; Densidade demográfica – 365,3 hab/km².; Participação no PIB regional – 19,8%; Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 0,832 (4° posição nacional); Número de deputados estaduais - 71.
SÃO PAULO: Capital – São Paulo; Extensão territorial – 248.196,960 km².; Quantidade de municípios – 645; População – 41.252.160 habitantes; Densidade demográfica – 166,2 hab/km².; Participação no PIB regional – 60,1%.; Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 0,833 (3° posição nacional); Número de deputados estaduais - 94.
TURISMO: é baseado nas belezas naturais da região, destacando-se o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional das Emas, Bonito e Pirenópolis. Além da Cidade de Goiás e do Distrito Federal.
MANIFESTAÇÃO CULTURAL:
Apresenta grande pluralidade cultural, com manifestações de origem indígena, africana, européia e asiática. As manifestações culturais da Região ocorrem através de elementos como:
Congada – A presença desse bailado popular é assinalada no Brasil colônia, ocorre do Ceará ao Rio Grande do Sul. Na congada existem dois grupos de negros que entram em luta. É a luta do Bem contra o Mal. O Bem é representado pelos cristãos, o Mal é o grupo de mouros. O Bem usa roupa azul, e o mal, vermelha. Há lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristãos vencem os mouros, que são batizados. E todos juntos fazem a festa em louvor a São Benedito, padroeiro dos negros em todo o Brasil. As violas, o canzá (reco-reco), caixas, tambores, acompanham os cantadores;
Fandango - nas cidades do litoral paulista é muito popular. O fandango é rufado com passos marcados, com batidas de pés, é dançado até meia noite. Depois dançam os fandangos valsados, mais calmos;
Batuque – dança de origem africana, do ritual da procissão. É uma festa muito popular nas cidades do interior de São Paulo, nas festas do Divino Espírito Santo, ou nas festas juninas. O batuque é dançado em terreiro ou praça pública. Uma fileira de homens fica a 15 metros de distância das mulheres, quando começa a dança, os homens se aproximam das mulheres e encostam suas barrigas por três vezes na companheira;
Samba de Lenço – é uma dança de origem africana, ele é sambado no meio urbano (samba de salão), e no meio rural há três modalidades: samba de roda, samba de campineiro e samba de lenço.
Carnaval – Evento carioca mais famoso do mundo atrai turistas brasileiros e estrangeiros para prestigiarem os desfiles das escolas de samba. Esse evento também tem se destacado no estado de São Paulo;
Dança de Velhos – A dança aparece durante as festas do Divino Espírito Santo. Ainda existe no litoral fluminense, em Parati e Angra dos Reis. E também nas cidades paulistas de Cunha e São Luís do Paraitinga;
Festa de Iemanjá – Iemanjá é a mais prestigiada entidade feminina do Candomblé, Umbanda e Macumba. O culto à Iemanjá é realizado na noite de 31 de dezembro para 1° de janeiro. Nesse dia os devotos vão prestar sua homenagem. Quando a noite vem chegando, milhares de fiéis dirigem-se para a praia, e todos festejam a Rainha do Mar, protetora das viagens marítimas e mãe de todos os orixás. As pessoas levam presentes, flores, comidas e bebidas;.
Folia de Reis ou Reisado – Folia de Reis, folguedo que ocorre no período do Natal, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, é o dia dedicado aos Santos Reis. A formação das folias se difere conforme o lugar, mas há sempre um mestre, líder maior, responsável pela cantoria e pela coordenação geral do grupo. Seu auxiliar é o contramestre, que angaria os donativos e o substitui em caso de necessidade.
Algumas trazem a figura do embaixador, que pede licença para entrar nas casas, pronuncia as profecias e lembra as palavras escritas pelos profetas a respeito do nascimento de Cristo. Há os instrumentistas e cantores e algumas trazem os reis, representando os três reis magos;
Dança de São Gonçalo – As moças se vestem de branco, rosa ou azul. Cada figurante conduz um arco de madeira enfeitado de papel de seda da cor do vestido. Em certos lugares, um único homem participa da dança e comanda a função, trajado de branco, o qual desempenha o papel de São Gonçalo;
Caiapó – é um bailado de influência indígena. Aparece em diversos Estados do Brasil, com variações: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais;
Ticumbi – é uma versão capixaba da Congada. Só é encontrada no Estado do Espírito Santo, é uma dança dramática guerreira. É praticada por negros que se vestem de branco, usam batas longas enfeitadas de fitas muito coloridas;
LENDAS E MITOS
ONÇA MANETA - Esta lenda é muito evidenciada nas Regiões, Sudeste,Norte, Centro-Oeste,trata-se de uma onça que perdeu uma das patas dianteiras,que possivelmente perdeu sua pata numa luta contra caçadores.Desde esta luta a Onça passou a possuir uma grande força misturada a uma raiva espantosa.Ela costuma ficar escondida nas matas e dificilmente consegue-se vê-la.Ela ataca e raramente alguém consegue escapar dela, não escolhe sua vitima ,ataca quem ela vê, pode ser um bicho, uma boiada, um homem, um grupo de caçadores, nada faz ela ficar com medo;
MÃO DE CABELO - Lenda muito comum no Estado de Minas Gerais.É um fantasma que anda vestido todo de branco e possui as duas mão cheias de cabelo, dai o nome,ele é um dos grandes assustadores dos meninos que costumam fazer xixi na cama. É comum os pais dizerem aos filhos :
"....Oia, si neném mijá na cama, mão de cabelo vem ti pegá e corta a minhoquinha de neném....."
MULA SEM CABEÇA - A Mula-sem-Cabeça é uma lenda de origem pouco conhecida,é evidenciada em todo Brasil,onde sofre alguma modificações, principalmente no nome,passando a ser chamada por exemplo de: Mulher de Padre,Mula de Padre,Mula Preta,etc.
Não se sabe ao certo como surgiu o primeiro caso,porém segundo pesquisadores seria resultado de uma maneira de pensar,comportar-se e agir tipicamente relacionado a Igreja Católica, pois na sua origem (do ser) a criatura seria o resultado de um pecado (aos modos ,costumes,princípios,e condutas da Igreja Católica),pois era o resultado que acontecia com todas as mulheres que mantivessem uma relação amorosa com um padre(fiel representante de Cristo na Terra, segundo a Igreja Católica), o que podemos deduzir segundo muitos estudos sobre esta lenda , que as mulheres que freqüentavam igrejas nunca poderiam ver o Padre como um homem, e sim como uma "criatura especial" quase um Santo, pois estava se mantendo e vivendo para pregar a palavra de Jesus Cristo ,Deus,e Santos, e caso alguma mulher pensasse em namorar com um Padre saberia que viraria uma Mula sem Cabeça.
CARACTERÍSTICAS: Segundo muitas pessoas a Lenda da Mula-Sem-Cabeça trata-se de uma verdade, muitas pessoas juram já ter visto a criatura, segundo essas pessoas a Mula -Sem-Cabeça tem as seguintes características
1.É um mula,de cor marrom ou preta.
2.Não apresenta cabeça ,no lugar apenas fogo.
3.Possui em seus cascos ferraduras que podem ser de aço ou prata,
4.Seu relincho é muito alto que pode ser ouvido por muitos metros, e é comum gemer como um ser humano
5.Ela costuma aparecer somente durante a noite, e principalmente quinta/sexta ainda mais se for noite de Lua Cheia.
6.Segundo a Lenda existe duas maneiras de acabar com o encantamento que fez a mulher virar Mula-Sem-Cabeça, a primeira consiste em uma pessoa arrancar o cabresto que ela possui,a outra forma é furá-la tirando sangue(uma gota no mínimo com um alfinete virgem(que nunca foi usado);
DIABINHO DA GARRAFA - Também conhecido como Famaliá, Cramulhão, Capeta da Garrafa, entre outros nomes, este ser é fruto de um pacto que as pessoas afirmam que se pode fazer com o diabo. O pacto consiste na maioria das vezes de uma troca, a pessoa pede riqueza em troca dá a alma ao diabo. Após feito o pacto a pessoa tem que conseguir um ovo que dele nascerá um diabinho de 15cm à aproximadamente 20cm, más não se trata de um simples ovo de galinha, e sim um ovo especial,fecundado pelo próprio diabo.
As características do Diabinho da Garrafa, segundo muitos, são:
1. Nasce de um ovo(em algumas Regiões do Brasil acredita-se que ele pode nascer de uma galinha fecundada pelo diabo),noutras Regiões acreditam que ele nasce de um ovo colocado não por galinha e sim por um galo, este ovo seria do tamanho de um ovo de codorna;
2. Para conseguir tal ovo, a pessoa deve procurá-lo durante o período da quaresma , e na primeira sexta feira após conseguir o ovo, a pessoa vai até uma encruzilhada ,00:00h meia noite ,com o ovo debaixo do braço esquerdo,após passar o horário retorna para casa e deita-se na cama.No fim de 40 dias aproximadamente , o ovo é chocado e nascerá o diabinho;
3. Com o diabinho , a pessoa coloca-o logo na garrafa e fecha, bem fechado, com o passar dos anos o diabinho enriquece o seu dono, e no final da vida leva a pessoa para o inferno;
LOBISOMEM - Segundo a Lenda ,o Lobisomem é um ser que seria resultado de uma Reza poderosa feita numa noite de sexta feira ,de preferência de Lua Cheia num estábulo ou cocheira de burro ou cavalo,no qual a pessoa rola no local como se fosse o animal ,dizendo a reza e é feita como pacto com entidades malignas. Em algumas Regiões a transformação em Lobisomem acontece numa noite de sexta-feira sempre meia noite numa encruzilhada , onde repetindo os atos de um cavalo rolando no chão,a pessoa transforma-se. O Lobisomem seria a fusão do lobo com o homem.Muitas histórias são contadas sobre este ser.No Brasil é comum em todos os Estados ,principalmente nas localidades da Zona Rural,onde é muito comum as pessoas afirmarem que já o viram ,que também passa a ser um mistério para quem vê e quem ouve a história.
As características, segundo a grande maioria das pessoas que relatam encontros ocasionais com estas criaturas:
1. O Lobisomem é assim chamado por ser uma "mistura" de um lobo com um homem.Possui todo seu corpo parecido com um lobo :coberto por pelos, unhas grandes,focinho,dentes grandes e rabo,porém a estatura é de um homem;
2. Anda sobre quatro patas(como um lobo,e até uiva), e chega a equilibrar-se sobre duas patas assemelhando-se a postura de um homem;
3. Ataca quem encontrar no caminho, muito difícil escapar dele pois é muito veloz;
4. Muito valente,consegue desarmar uma pessoa com um facão ,pedaço de porrete ou algo grande que possa ser utilizado contra ele.Porém devido as suas unhas grandes torna-se inofensivo perante armas brancas muito pequenas (facas,punhais,canivetes ) , pois não consegue pegá-la;
5. O Lobisomem seria o sétimo filho homem de um casal (sete é um número considerado por muitos como um número de azar),ou uma pessoa muito esquisita, com costumes estranhos ,de características peculiares( uma pessoa que apresente características como barba muito grossa ,muito cabelo no corpo, sobrancelhas que se juntam , dentes grandes e etc.);
6. Para matar um Lobisomem as pessoas acreditam que qualquer arma é capaz do feito, entretanto uma norma deve ser seguida, se a pessoa quiser que o Lobisomem morra com a aparência de Lobisomem, deve dizer após a sua morte que matou um bicho, mais se quiser saber a verdadeira identidade do Lobisomem,deve dizer que matou um homem;
NEGRO D’ÁGUA - Esta é a História bastante comum entre pessoas ribeirinhas , principalmente na Região Centro Oeste do Brasil,muito difundida entre os pescadores, dos quais muitos dizem já ter o visto.
Segundo a Lenda do Negro D'Água, ele costuma aparecer para pescadores e outras pessoas que estão em algum rio.
Não se há evidências de como surgiu esta Lenda,o que se sabe é que o Negro D'Água só habita os rios e raramente sai dele, sua função seria como amedrontar as pessoas que por ali passam, como partindo anzóis de pesca, furando redes dando sustos em pessoas a barco,etc.
Suas características são muito peculiares, ele seria a fusão de homem negro alto e forte, com um anfíbio. Apresenta nadadeiras como de um anfíbio,corpo coberto de escamas mistas com pele;
A PORCA DOS SETE LEITÕES - Esta é uma lenda que conta a história de uma Baronesa ,muito mal , principalmente com seus escravos, ela os maltratava bastante, não tinha compaixão , nem queria saber de fazer alguma bondade para eles, mas seus dias como uma pessoa normal estavam contados, os escravos cansados de tanta perversidade resolveram tomar uma atitude , é ai que tudo começou, um feiticeiro negro revoltado com suas injustiças lançou um feitiço na Baronesa, e ela foi transformada em porca , e seus sete filhos foram transformados em porquinhos ( leitões ) . Segundo contam ,este feitiço lançado pelo Feiticeiro , só será desfeito quando a Baronesa e seus sete filhos que são a Porca dos Sete Leitões encontrar um anel mágico que esta enterrado em algum lugar da floresta, então é que quebrarão o feitiço e voltarão a ser o que eram;
CAIPORA - A lenda da Caipora é bastante evidenciada em todo o Brasil, está presente desde os Indígenas, é deles que surgiu este mito.Segundo muitas tribos,principalmente as do Tronco Lingüístico Tupi-Guarani, a Caipora era um Deus que possuía como função e dom o Controle e Guarda das Florestas,e tudo que existia nela.Com o contato com outras civilizações não - indígenas, esta divindade foi bastante modificada quanto a sua interpretação,passando a ser vista como uma criatura maligna. Com o passar dos tempos muitas pessoas ainda continuam a relatar sua aparição, isto se dá na maioria das vezes com pessoas no interior de matas,o local onde a caipora habita.
Características: As características variam, segundo as pessoas que já viram a Caipora, a impressão que se tem dela pode variar dependendo se a Caipora quer perturbar ou ajudar a pessoa:
1.Muitas pessoas afirma que a Caipora é um menino moreno , parecido com um indiozinho,olhos e cabelos vermelhos,possui os pés virados para trás.Outras pessoas dizem que ele parece com um indiozinho possui uma lança, um cachimbo,já outras pessoas o descreve igual aos modelos anteriores mais apenas um olho.
2.A Caipora tem o poder de ressuscitar qualquer animal morto sem sua permissão, para isso apenas fala para que o bicho ressuscite.
3.Por ser muito veloz as vezes as pessoas apenas vê o Caipora em alta velocidade, assemelhando - se a uma rajada de vento no mato.
4.Para entrar numa mata com permissão da Caipora, a pessoa deve levar sempre uma oferenda para ela, como um Pedaço de Fumo-de-Rolo, um Cachimbo;
CURUPIRA - Segundo a Lenda o Curupira é um Deus muito parecido com a caipora,com funções e domínios idênticos, ou seja as matas.O que difere é que o Curupira sempre se apresenta montado no seu Caititu(Porco selvagem),possui uma lança, arco e flechas , não possui os pés voltados para trás,utiliza para ressuscitar os bichos mortos sem seu consentimento sua lança, seu arco, ordem verbal e através do contato do focinho do Caititu;
SACÍ PERERÊ - O mito do Saci é um dos mais difundidos no Brasil, segundo muitos autores, o Saci seria uma Divindade de origem Indígena (dos primeiros índios a manterem contato com os Portugueses, portanto do Tronco Lingüístico Tupi-Guarani), na função desta divindade era o controle, sabedoria e manuseios de tudo que estava relacionado as plantas Medicinais, como Guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chás,concentrados e outros medicamentos feitos a partir de plantas.
Como suas qualidades eram as da Farmacopéia , também era atribuída a ele o domínio das matas onde guardava estas ervas sagradas, e costumava confundir as pessoas que não pediam a ele a autorização para a coleta destas ervas.
Características: 1. Não se tem muito conhecimento sobre a origem da atual aparência do Saci, sabe-se que é representado como sendo um negrinho de uma perna só ,com uma carapuça vermelha,que fuma um cachimbo; 2. Seu principal divertimento é atrapalhar as pessoas para se perderem; 3. A maneira para espantar o Saci é chamando-o pelo seu nome;
QUIMBUNGO - O nome quimbungo significa lobo em língua angolense.O Quimbungo pode aparecer com duas formas distintas , ou como um velho lobo, ou como um velho negro com barbas e cabelos grisalhos ,maltrapilho e faminto com a cabeça muito grande e um grande buraco no meio das costas que se abre quando ele abaixa e se fecha quando ele se levanta, segundo contam muitas pessoas esse ser costuma comer crianças ,ele pega a criança se abaixa para frente, e então coloca os meninos dentro da sua boca que fica nas costas.
CULINÁRIA
A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, feita com tintura de urucum (ES); pão de queijo, feijão tropeiro, carne de porco servida com couve, quiabo, milho ou mandioca (MG); feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho (RJ); virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza (SP).
PESQUISAS: Brasil Escola, Mundo Educação e EmDiv.