Quase 94% dos 112 participantes votaram no pacote 2 em Assembléia da Região V do Orçamento Participativo, realizada na EMEF São Miguel Arcanjo, no jardim América IV. O investimento nas demandas eleitas supera R$ 223 mil
A Região V do Orçamento Participativo, que envolve os bairros América III e IV, Jardim São Paulo e Vila Real, é a que mais recebeu obras desde 2005. E a forte participação da população na noite da quinta-feira (25), em Assembléia que definiu as demandas prioritárias para a região, mostrou que os moradores entenderam a importância de estarem atentos e unidos para continuar a conquista de melhorias para seus bairros. “Estamos tendo uma aula de cidadania aqui hoje. Vocês todos estão de parabéns por acreditarem na democracia e na força da participação popular”, elogiou o vice-prefeito, Lula Raniero.
O prefeito Eduardo Pereira mostrou o quanto a cidade já evoluiu e o quanto ainda vai desenvolver por meio de uma gestão que dá voz às pessoas e prioriza os projetos sociais. Esclareceu que a prefeitura está conseguindo fazer obras em todas as regiões e que a Vila Real e o América IV foram os bairros que mais receberam investimentos. “Isso aconteceu porque a população nos mostrou e a prefeitura entendeu esta necessidade e desenvolveu projetos para buscar recursos federais. É assim que temos trabalhado para conseguir realizar obras importantes na cidade”, enfatizou Eduardo.
Aproveitou, ainda, para anunciar duas conquistas recentes, entre elas verbas federais para concluir as obras e comprar equipamentos para a maternidade. “estamos trabalhando para entregar a maternidade até, no máximo, meados de 2012. Hoje pela manhã estive na Caixa Econômica Federal e assinei quatro contratos que trarão recursos federais para projetos de convênio que prevêem, entre outras ações, a estruturação do córrego Bertioga e a urbanização do Núcleo Siriema”, comemorou o prefeito.
MAIS CONQUISTAS PARA A REGIÃO
Além dos grandes projetos de infraestrutura e urbanização realizados, o Orçamento Participativo já conquistou obras importantes para a região, entre elas as construções da UBS Vila Real e da CMEB América III. Este ano a população se mobilizou para aprovar o pacote 2 e será contemplado com mais R$ 223.400,00 em obras, que incluem: construção de alambrado em torno da EMEF São Miguel Arcanjo; construção de ‘defenso’, entre a altura do nº 73 da Rua Diorama e o nº 91 da Rua Sananduva, para proteção de queda dos veículos nas vias; reforma da EMEI Jardim América IV, incluindo aplicação de piso antiderrapante, reforma de telhado, forro PVC e cobertura da área externa, onde são realizadas aulas de educação física e, também inclui, a construção de uma lombada nas proximidades da escola São Miguel Arcanjo, na Rua Birigui.
VITÓRIA DA MOBILIZAÇÃO POPULAR
Apenas sete pessoas, das 112 que participaram, não votaram no pacote 2, sendo seis para o pacote 1, uma que anulou o voto e 105 que elegeram o pacote de demandas nº 2. Para o morador do Jardim América IV, Josenildo Antônio da Silva, a eleição do pacote 2 representa a vitória da mobilização e da democracia. “Os moradores se mobilizaram e venceu a maioria. Venceu quem vive no bairro e sabe o que é preciso. Estas demandas irão favorecer, não só alunos e funcionários das escolas, mas toda a população da região”,comemora o sindicalista Josenildo, que mora há cinco anos no bairro.
O senhor José Maria dos Santos, morador há 19 anos do Jardim América IV, participa do OP desde o início e diz que nunca viu nada igual antes na cidade. “Os que chegaram aqui nos últimos cinco anos e pegaram a democracia já funcionando, não tem noção como era antes. Nossa região é o que é hoje porque a administração do prefeito Eduardo investe onde realmente é preciso. Já conseguimos muitas benfeitorias com o Orçamento Participativo”, comenta.
Para Aparecido Camargo, que mora no América IV há 10 anos, esta oportunidade que a prefeitura dá para a população escolher as prioridades, vem chamando a atenção das pessoas aos poucos. “Se comparado com os outros anos, este ano aumentou bastante a participação e, felizmente, foram aprovadas as demandas que considero de maior prioridade no momento. Mas devemos concordar que ainda é muito pouca a participação, diante da importância que tem este projeto democrático. Mas melhorou muito!”, analisa Camargo.
OS CONSELHEIROS
Para o período de 2012, A Região V será representada no COP - Conselho do Orçamento Participativo - pelos seguintes conselheiros: Adelina Fernandes de Carvalho; Celso Luiz da Silva; Cristiane de Oliveira; José Maria dos Santos; Nair Paschoato e Neuza Valcina Gonzaga.
As próximas Assembléias Regionais da 3ª fase do Orçamento Participativo seguem a seguinte programação: 1/09 (quinta-feira) - Região 3 -, na EMEF Palmyra Aurora D´Almeida Rinaldi e no dia 8/09 (quinta-feira) - Região 6 -, na EMEF Erich Becker. Todos os encontros são realizados às 19 horas.
Comentários
Postar um comentário