Educação realiza Pré-Conferência na UniAnchieta

O evento teve como tarefa concluir a redação do Plano Municipal de Educação, a ser apresentado na 2ª Conferência de Educação do município. Estas ações estão inseridas no Várzea 2022, programa que visa o planejamento da cidade a curto, médio e longo prazo


Os avanços na educação municipal de Várzea Paulista são notórios e tem trilhado novos rumos nos últimos anos. Seguindo a gestão participativa do governo municipal, a Secretaria de Educação vem desenvolvendo ações plurais e construindo um planejamento de forma coletiva. Assim, será solidificada uma base de qualidade na educação de Várzea Paulista na próxima década.

A discussão em torno do Plano Municipal de Educação iniciou em 2009 na ocasião da 1ª Conferência Municipal de Educação de Várzea Paulista e o desafio maior era desenvolvê-lo de forma participativa. Além das reuniões nos pólos regionais, foram realizados quatro grandes encontros e o processo já reúne mais de mil pessoas nas discussões.

Visando a 2ª Conferência Municipal de Educação, neste sábado (1/10), no auditório da UniAnchieta, foi dado mais um importante passo no processo de construção desta política educacional, com a realização da Pré-Conferência Municipal de Educação. Durante todo o dia, profissionais da área educacional, pais, mães e alunos, estiveram reunidos, se atualizaram com as palestras, tiraram dúvidas, debateram e encaminharam as devidas inclusões e exclusões no Documento-Síntese, na Assembléia Geral do encontro. Foram aprovados também os nomes para composição do Fórum Permanente da Educação de Várzea Paulista.

A abertura do evento teve momentos emocionantes com a participação de alunos e alunas da EMEF Erich Becker, que apresentaram uma coreografia especial para o evento e também da EMEF Oswaldo Camargo Pires, interpretando o Hino de Várzea Paulista, acompanhado por Eufraudísio Modesto ao violão. Para palestrar foram convidados os professores Daniel Cara, da Campanha Nacional pela Educação e Paulo Roberto Crispim, coordenador geral de Valorização dos Profissionais da Educação (MEC). O primeiro abordou o tema ‘O movimento pela Educação em 2011 e o PNE’, enquanto Crispim palestrou ‘O educador, a participação social e o Plano Nacional de Educação’.

Os grupos de trabalho foram divididos por pólos regionais, assim definidos: Polo 1 (Promeca) - EMEI Paulo Freire, Creche Dirce Pedroso, EMEFs Manoel Caetano e Carlos de Almeida (EE Irmã Maria); Polo 2 (Centro 1) - EMEIs Beatriz de Oliveira Campos, Juvenal Cândido da Silva, Delminda Leda Medeiros, EMEFs João Aprillanti, João Baptista Nalini e Oswaldo Camargo Pires (EEs Nathanael Silva e Oswaldo Camargo Pires); Polo 3 (Popular) - EMEF Palmyra D`Almeida Rinaldi, EMEIs Maria Aparecida Aprillanti, Wilfrido Wieneke, Luiz Fioresi, Creche Rosa Nanni Fioresi (EEs Monsenhor Hamilton José Bianchi e Lavínia Ribeiro Aranha); Polo 4 (Norte 1) - EMEIs Cecilia Meirelles e América IV, EMEFs Juvelita Pereira da Silva e são Miguel (EE Armando Dias); Polo 5 (Norte 2) - EMEIs Florestan Fernandes, Armindo Francisco de Oliveira; EMEFs Anísio Teixeira, Erich Becker, Creche América III (EEs Ana Maria Pagiossi e Marcos Alexandre Sodré) e Polo 6 (Centro 2) - EMEIs Jd. Alessandra, Jovino Cosme Ubaldo, EMEFEdite Schneider, Creche Pedro Musselli (EE Tiburcio Estevam Siqueira e Mitiharu Tanaka).

“Um momento histórico para a educação”
Participaram da mesa de abertura do evento, o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Professor Luciano Braz de Marques, o representante do legislativo varzino, vereador Mauro Batista e a representante dos delegados da 2ª Conferência Municipal de Educação de Várzea Paulista, Ana Paula Holanda, que destacou a importância do encontro no processo do Plano Municipal de Educação. “Este é um momento histórico para a educação do país. O caminho para definir e aprovar o Plano Municipal de Educação é bastante intenso, mas de extrema importância para o futuro educacional de Várzea Paulista”, declarou Ana Paula.

O vereador Mauro Batista ressaltou que o processo democrático e participativo adotado, além de valorizar a cidadania, é uma grande contribuição para os vereadores. “É necessário entender o que a população quer para a educação do município antes de aprovar o Plano na Câmara e na forma que ele vem sendo construído, irá contribuir bastante no processo legislativo”, reconheceu o parlamentar.

Para o secretário da pasta de Educação, professor Luciano Braz de Marques, a cada fase o processo vai se intensificando mais. “Estamos construindo uma dinâmica e um processo educativo muito grande. Mas estes debates são importantes para que possamos nos orgulhar da nossa educação daqui alguns anos”, destacou Luciano, que concluiu: “Da forma que estamos construindo, nosso Plano Municipal de Educação pode servir de referência para muitos municípios”.

A 2ª Conferência Municipal de Educação de Várzea Paulista será realizada no próximo dia 27 de outubro (quinta-feira), no Espaço Cidadania, localizado na Avenida Ipiranga, 151, Centro.

Comentários