Servidores de Várzea elegem novo conselho do FUSSBE

A eleição ocorreu na sexta-feira (2) na sede do FUSSBE. Cerca de 20% dos servidores da prefeitura de Várzea Paulista participou do pleito que elegeu a Chapa 1 vencedora.






Os servidores estatutários e efetivos da prefeitura de Várzea Paulista elegeram na sexta-feira (2) o novo Conselho de Administração do Fundo de Seguridade Social e de Benefícios dos Funcionários Públicos - FUSSBE. Além das duas chapas de servidores ativos, houve chapa única de inativos (aposentados), concorrendo a eleição que aconteceu na sede do Fundo, na sexta-feira (2). Foi um pleito excepcional organizado por uma junta eleitoral, já que o conselho eleito em 2010 descumpriu exigência do edital e o Fundo vem sendo administrado por um conselho provisório, que determinou a realização desta nova eleição.

Seguindo a média de 20% de participação das eleições em que o voto é facultativo, 381 servidores exerceram seus direitos, sendo 370 ativos e 11 inativos. Com 190 votos a Chapa 1 foi vitoriosa, marcando uma diferença de 14 votos sobre a Chapa 2, que obteve a votação de 176 servidores. A chapa dos servidores inativos recebeu apenas 11 votos. “Esperávamos um pouco mais de participação, mas a eleição ocorreu de forma tranquila”, avaliou Luiz Carlos Marchetti, servidor membro da junta eleitoral que organizou e fez a apuração dos votos no novo pleito.

O servidor Henrique Cesar Mattos, membro da chapa vencedora, falou da eleição e da responsabilidade de gerir os recursos do FUSSBE nos próximos dois anos. “O importante no voto facultativo é a consciência de quem participa do pleito, já que não há a obrigatoriedade do voto. Ficamos felizes pelo funcionalismo ter acreditado em nosso grupo mais uma vez. Vamos retribuir com uma gestão responsável do Fundo”, garantiu Mattos, servidor da Secretaria de Trânsito.

A participação do servidor

Para Amauri de Freitas, da Secretaria de Infraestrutura, votar é a forma que o servidor tem de demonstrar o seu interesse e poder opinar e cobrar os mandatários. “Com o meu voto estou exercendo a cidadania e opinando no processo. Esta é a parte que nos cabe antes de cobrar. Não existe direito sem dever”, Acredita Amauri.

O servidor da Secretaria de Finanças, Régis Seidi Isomura, destaca que o pleito está valorizando o princípio da democracia. “Com o registro de duas chapas está sendo trabalhado o princípio da democracia. É essencial que os servidores participem das eleições”, avalia Régis.

A servidora Rose Hercolin da Secretaria de Educação elogiou a transparência do processo. “As chapas concorrentes nos apresentaram suas propostas e agora é fundamental que participemos com as nossas escolhas”, disse Rose.

Rosilene Brito Campos, servidora da Secretaria de Gestão Pública, ressaltou a importância das eleições do FUSSBE para o funcionalismo de Várzea Paulista. “Pelo bem da democracia é fundamental que haja eleições, mas avaliando a importância do FUSSBE, poderia haver mais opções de escolha com a inscrição de mais chapas concorrentes”, observou Rosilene.







A chapa eleita, que assumirá o Conselho Administrativo do FUSSBE no próximo dia 5 de janeiro é formada pelos servidores Henrique César Mattos (Trânsito), Hudson Carlos Barbosa (Saúde) e José Roberto de Oliveiras (Finanças), como membros titulares. Os suplentes são: Adelson Fortunato (Trânsito), José Pedro Ramos (Jurídica) e Umberto Delgado (Protocolo).

Comentários