Montadora chinesa tem sua sede em Várzea Paulista

Facilidade de logística, boa infraestrutura e perspectivas de continuar crescendo, motivaram o investimento da Foton na cidade. A sede brasileira da montadora chinesa de caminhões está instalada no Jardim Promeca.


O crescente desenvolvimento de Várzea Paulista e a proximidade com as rodovias Bandeirantes e Anhanguera – um dos principais “eixos rodoviários” do país - vem atraindo o interesse de empresas por se instalarem na cidade. É o caso da maior montadora de caminhões leves da China, Foton Aumark, que escolheu Várzea para fixar sua sede e iniciar seus empreendimentos no mercado brasileiro.
“Escolhemos Várzea Paulista por uma série de razões, uma delas é o fácil acesso que temos de duas das mais importantes rodovias do Estado, Bandeirantes e Anhanguera. Isso facilita a entrega e recebimento de materiais, além disso, ainda estamos consideravelmente pertos da capital paulista, onde se concentra o maior mercado brasileiro de veículos e onde muitos de nossos clientes têm sede”, revela o diretor comercial da Foton Aumark do Brasil, Ricardo Mendonça de Barros.

O diretor comercial da empresa acrescenta outros fatores que influenciaram a escolha da empresa por Várzea Paulista: “Sua boa localização não é tudo. Apesar de relativamente nova, a cidade, que já conta com uma boa infraestrutura, tem apresentado um ótimo índice de crescimento e isso também nos animou a apostar em Várzea Paulista. Acreditamos que esse município ainda vai crescer muito”, projeta o diretor Ricardo Mendonça de Barros.

A gigante Foton está entre as maiores marcas de veículos comerciais leves do mundo e a importação e distribuição dos seus caminhões de pequeno porte no país é de responsabilidade da Foton Aumark do Brasi, instalada em Várzea Paulista há menos de seis meses. A empresa responde também pelo fornecimento de autopeças e por todos os serviços de pós-vendas, incluindo as revisões e manutenções, oferecidas mesmo fora do período de garantia.

Os primeiros modelos


Inicialmente estão sendo comercializados três modelos da Linha Aumark: o semileve com 3.5 toneladas e outros dois da categoria leve – 6.5 e 8.5 toneladas – equipados com motores Cummins ISF 2,8 e 3,8. São os mais completos dentro destas categorias no mercado nacional, contando com freios ABS, direção e embreagem hidráulicas, ar-condicionado e até rádio com saída AUX de série. Isso sem falar nos inéditos sistemas de pós-tratamento de emissão de gases poluentes EGR e SCR que equipam os novíssimos motores Cummins ISF. “Ao selecionar os produtos que traríamos para o Brasil, decidimos optar por caminhões que realmente pudessem acrescentar novos parâmetros para este segmento, que acreditamos ter um potencial muito grande e ainda pouco explorado pelas empresas que estão por aqui há mais tempo”, explica Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Companhia.

Objetivos ousados

Em matéria publicada na revista ‘Carga Pesada’ de 25 de outubro do ano passado, o presidente da companhia anuncia objetivos muito ousados em curto prazo. A publicação informa que a empresa “pretende vender dois mil caminhões até o final de 2012, tudo entrando pelo Porto de Vitória (ES). E ter 15% de participação no mercado de leves até 2015. Em março de 2016, a empresa diz que a rede já contará com 80 lojas”. Na mesma matéria, há a informação de que os diretores anunciaram também planos de instalar a fábrica da marca no Brasil em 2014 e que na sede em Várzea Paulista irá funcionar a primeira concessionária e que logo após “serão abertas outras duas lojas, uma na Anchieta e outra em Guarulhos”.

Tudo começou em 2006

A Fóton Aumark do Brasil é o segundo empreendimento do grupo em Várzea Paulista, que se iniciou em 2006 com a instalação da Autolife, empresa que trabalha com blindagem automotiva há 13 anos. Além de atender o mercado interno com serviços em veículos de passeio, comerciais, militares, de transporte de valores e projetos especiais que envolvem a blindagem e até a construção, de automóveis a caminhões para transporte de ouro, o conhecimento e os produtos da empresa são exportados para mais de 10 países. A Autolife Blindagens é uma das poucas empresas com a certificação máxima do setor.

OS MODELOS
*Fonte: revista Carga Pesada de 25/10/2011

Foton Aumark 1031 (3,5 toneladas): vem com tração 4X2, 4,8 metros de comprimento e 1,82 metro de largura. Tem motor Turbocharger Cummins ISF 2.8, com Intercooler e sistema de injeção eletrônica Common Rail Bosch. É equipado com o sistema de tratamento de gases EGR. A caixa de mudanças é ZF-S-5-400 temover drive. Ele possui entrada para tomada de força.

Foton Aumark 1051 (6,5 toneladas): tem motor Cummins ISF3.8, com sistema eletrônico de alimentação Common Rail Bosch e uma potência máxima de 140 cavalos. O modelo ainda conta com caixa de câmbio de seis marchas com over drive e entrada para tomada de força. A tecnologia para tratamento de gases é a SCR.

Foton Aumark 1089 (8,5 toneladas): tem motor Cummins ISF 3.8, com sistema de injeção eletrônica de alta pressão Common Rail e potência de 152 cavalos. Seu chassi mede 7,7 metros de comprimento e 2,1 metros de largura. O modelo também conta com o sistema SCR e é equipado com caixa de transmissão de seis marchas com over drive e entrada para tomada de força. A empresa está se comprometendo a fornecer em comodato para grandes clientes, tanques abastecidos com o novo diesel S50. E se diz tranquila com esta questão até porque o Diesel Podium, já disponível na rede Petrobras, tem características muito parecidas com o combustível que será exigido para os motores Euro 5.

Comentários

  1. acredito que esses caminhões leves e de sistemas avançados tome conta do mercado automobilístico brasileiro, alem de já atender as normas brasileiras são caminhões completos e muito bem estruturados e de um belo designer

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  2. A matemática é simples de entender, Volvo, Scania, Mercedes e Ford são caminhões de primeira linha, cada um na sua aplicação, em segundo plano a Man que é tipo arroz com feijão, enche o bucho, em terceiro a Iveco, quebrou 20 dias encostado isso com sorte, as outras sem qualificação nenhuma.

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