Senador quer mais verbas para o carnaval paulistano

O senador republicano por São Paulo, Antonio Carlos Rodrigues, se reuniu em audiência com o vice-presidente da República, Michel Temer, na terça-feira (12), para viabilizar recursos do governo federal para o carnaval de São Paulo. 

foto: Romério Cunha_Ascom/PR



O carnaval, principal festa popular do país, é a expressão cultural brasileira mais apreciada e difundida em todo o mundo. A cidade de São Paulo sempre promoveu esse espetáculo com a maior grandeza, mas nos últimos cinco anos os números mostram que o crescimento vem sendo surpreendente, movimentando 52 setores da economia local desde o período de preparação, que inicia seis meses antes da realização do evento. São gerados quase 30 mil empregos de forma direta ou indireta, contribuindo para o desenvolvimento da indústria, comércio e serviços na cidade.


O feriadão de carnaval fomenta consideravelmente a indústria do turismo em São Paulo, recebendo turistas de todas as partes do país e do exterior, que permanecem, em média, quase três pernoites na cidade. Segundo dados da São Paulo Turismo – SPTuris –, o consumo médio de cada visitante nesse período, incluindo hospedagem, alimentação, lazer, transporte e compras, está próximo de R$ 750. Seguindo a curva ascendente, em um comparativo com 2012, os números mostram que houve crescimento de 12% da participação de turistas no carnaval de 2013.

Parlamentar atuante há décadas na cidade de São Paulo, o senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) vem acompanhando e contribuindo para esse desenvolvimento do carnaval paulistano em suas funções legislativas, sempre ouvindo e buscando atender as reivindicações da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Na terça-feira (dia 12 de março), no Palácio do Planalto, acompanhado do presidente da Liga, Paulo Sergio Ferreira, e dos integrantes da entidade, Sidnei Carriuolo e Alexandre Furtado, o senador republicano se reuniu em audiência com o vice-presidente Michel Temer, quando expôs o contínuo crescimento do carnaval paulistano, a profissionalização das escolas de samba e a conseqüente necessidade de maiores investimentos para continuar avançando seu nível cultural e atraindo mais turistas para a cidade. “Nosso desfile está cada vez mais reconhecido, nacional e internacionalmente, o que aumenta nosso compromisso em fomentar mais recursos públicos para continuar elevando a qualidade do carnaval paulistano, o turismo e a economia da capital paulista”, defende Antonio Carlos Rodrigues.

O senador do PR paulista destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo até o carnaval paulistano alcançar sua consolidação. “A Liga, além de produzir o carnaval e ser um centro de produção cultural, já que cada escola representa um ponto de integração e diversão das comunidades, gera emprego e renda, promove cursos de formação profissional, concursos, conferências, feiras, debates, congressos, seminários e muitos outros eventos que contribuem para o desenvolvimento cultural, social e econômico da cidade”, reconhece Antonio Carlos ao concluir: “Nosso carnaval está cada vez melhor e as escolas precisam mais estrutura para acompanhar essa evolução, o que envolve, inclusive, maior planejamento desde agora”, conclui.


O pedido do senador Antonio Carlos Rodrigues recebeu total atenção do vice-presidente, Michel Temer, que se comprometeu em ajudá-lo, solicitando de pronto ao ministro do Turismo, Gastão Vieira, uma audiência com o senador e os representantes da Liga para tratarem do assunto.

Comentários