Primeiro semestre de conquistas para Tiririca

FOTO: Antônio cruz/ABR

Ao final dos primeiros seis meses de 2013, o deputado republicano paulista comemora aprovação de projeto na Comissão de Cultura e a eleição entre os melhores deputados do Brasil pelo segundo ano consecutivo.


Ele chegou ao Congresso Nacional disposto a entender o que faz um deputado e logo no segundo ano de mandato, resultado de sua aplicação exemplar como parlamentar, em 2012 foi eleito por jornalistas um dos seis melhores deputados do país, sendo eleito novamente neste ano, conforme resultado divulgado recentemente pelo portal Congresso em Foco.

A escolha

O processo de escolha dos 20 melhores deputados do Brasil, promovido anualmente pelo Congresso em Foco, envolve a avaliação dos jornalistas que cobrem o congresso nacional. As votações no deputado Tiririca (PR-SP) foram estimuladas pela conduta assídua do parlamentar, que não faltou em nenhuma sessão legislativa e reuniões de comissão, mesmo sem a obrigatoriedade presencial. Outro fator importante avaliado pelos jornalistas é a qualidade dos seus projetos, sendo a maioria com foco nas áreas artística e cultural.

Primeiro projeto aprovado

Há poucos meses o deputado Tiririca lamentava a morosidade para colocar em votação os projetos e agora, comprovando o dinamismo da política, comemora a aprovação de um dos seus projetos de lei na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A CCULT aprovou na última semana o PL 5.095/2013 de sua autoria, que modifica a Lei nº 8.313/91(Lei Rouanet), para que a atividade circense seja reconhecida como manifestação cultural.
O parlamentar republicano de São Paulo defende a modificação na lei para que os artistas circenses sejam amparados por importantes mecanismos de captação de recursos, entre eles: o Fundo Nacional da Cultura – FNC; os Fundos de Investimento Cultural e Artístico – FICART; e o incentivo à projetos culturais. “Para que a atividade circense sobreviva sem que os ingressos tenham que ser elevados – o que trairia o caráter popular dessa arte – os circos precisam contar com o suporte dos recursos públicos”, justifica o deputado Tiririca.

Tramitação

Antes de seguir para votação em Plenário, a matéria será analisada pelas Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Comentários