UNIDADE REPUBLICANA: Participaram da assinatura nessa
quinta (22), o ministro dos Transportes César Borges (PR), o governador Geraldo
Alckmin, o senador Antonio Carlos Rodrigues, os deputados federais Paulo Freire
e Milton Monti, e o líder do PR na ALESP, deputado André do Prado.
O Ministério dos Transportes firmou na manhã dessa quinta-feira (dia 22), no Palácio dos Bandeirantes, um acordo no valor de R$ 332,8 milhões com o Governo do Estado de São Paulo, a ser repassado pelo governo federal, para a execução simultânea das obras do Ferroanel e Rodoanel Norte. Os republicanos paulistas, senador Antonio Carlos Rodrigues e os deputados Milton Monti, Paulo Freire e André do Prado, prestigiaram o ato de assinatura do convênio entre União e Estado, realizado pelo governador Geraldo Alckmin e o ministro César Borges. “É uma grande conquista para São Paulo e para o Brasil, porque vai fortalecer a carga, melhorar a eficiência e reduzir custos", destaca o governador paulista.
O repasse da União para cobrir custos adicionais do trecho norte do
Rodoanel, que está em obras na região da serra da Cantareira, envolve terraplenagem, drenagem, proteção de
taludes e aterros. “Os R$ 330 milhões investidos agora, resultarão em uma
economia superior a R$ 1 bilhão quando fecharmos as contas de construção do
Ferroanel Norte” estima o ministro republicano, César Borges, responsável pela
pasta dos Transportes no governo federal.
O senador Antonio
Carlos Rodrigues ressalta que a execução das duas obras em uma única etapa,
além da economia, diminui o impacto social e ambiental. “Com a sinergia desses dois
empreendimentos há redução nos custos da obra e no impacto causado à sociedade
e ao meio ambiente. Um exemplo disso é o reaproveitamento das etapas de terraplenagem
e drenagem nas duas obras”, exemplifica o senador paulista do PR.
O deputado, pastor Paulo Freire (PR-SP), lembra que o
Ferroanel está previsto no Programa de Investimentos em Logística (PIL) do
governo federal e explica suas interligações. “Ao final, com os trechos Norte e
Sul concluídos, essa ferrovia interligará as regiões de Campinas, Vale do
Paraíba e Baixada Santista, atendendo toda a região metropolitana de São
Paulo”, explica Freire.
Lembrando que primeiro será viabilizado o trecho norte
do Ferroanel, o deputado federal republicano, Milton Monti, fala dessa primeira
interligação do novo transporte ferroviário de cargas. “Com previsão de
publicação do edital para o início do ano que vem, o Ferroanel Norte tornará
viável a interligação entre a capital paulista – estação Perus - e
Itaquaquecetuba”, destaca Monti.
Para o deputado estadual, André do Prado, a
parceria concretizada entre a União e o Governo paulista, é um marco no
processo de viabilização da linha do trem de
cargas que o governo federal planeja construir na região metropolitana de São
Paulo. “São
quase vinte anos aguardando essa grande e fundamental obra para melhorar
a logística do transporte de cargas em São Paulo. Portanto, é muito
gratificante ver e fazer parte desse momento de união de esforços, dessa
parceria pelo bem coletivo, que podemos considerar o início do Ferroanel”,
orgulha-se André do Prado, líder do PR na Assembleia Legislativa do Estado de
São Paulo, ao completar: “Serão mais de 52 km de extensão para que a ferrovia
possa escoar as cargas para o Porto de Santos com maior competitividade”,
ressalta André.
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