Milton Monti propõe novo regramento para os feriados nacionais

O deputado federal do PR-SP defende em seu projeto de lei que os feriados do meio de semana sejam antecipados para a segunda-feira. Entre as justificativas de Monti está a "minimização do impacto dos feriados na economia brasileira e na rotina dos trabalhadores".

Buscando evitar o “enforcamento” dos feriados em dias úteis, encontra-se em tramitação no Senado, o Projeto de Lei 2756/2003, de autoria do deputado federal Milton Monti (PR-SP), que tem por finalidade alterar as folgas dos feriados de Tiradentes, Dia do Trabalho, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Proclamação da República, antecipando-as para a segunda-feira quando caírem entre terça e sexta-feira.
De acordo com o parlamentar paulista, a mudança tem por objetivo principal minimizar o impacto dos feriados na economia brasileira e na rotina dos trabalhadores. "A questão é que essas folgas no meio da semana, e tão esperadas pelos trabalhadores, têm um preço alto para os negócios e para a economia do país, pois a semana acaba ficando morta e a grande maioria das atividades produtivas é paralisada", defende Monti ao justificar também às vantagens do trabalhador: “com os feriados na segunda, os trabalhadores podem programar muito melhor suas folgas, compromissos pessoais e viagens", ressalta o autor.
As exceções
A propositura excetua cinco datas consideradas "mais significativas": Natal – 25 de dezembro; Confraternização Universal – 1 de janeiro; Carnaval; Sexta-Feira Santa e Dia da Independência – 7 de setembro. "Não achamos por bem mexermos nesses feriados, considerados tão importantes, não só para os brasileiros, mas para todo o ocidente, como no caso do reveillon e do Natal", frisa o deputado republicano.
Há exceção também para os feriados regionais, que devem ser potencializados pelos municípios e estados. “É um caminho natural. Quando empresas e trabalhadores sentirem os benefícios, o efeito da lei ganhará potencialização com a adoção dos municípios e estados”, explica o parlamentar republicano. "Não achamos por bem mexermos nesses feriados, considerados tão importantes, não só para os brasileiros, mas para todo o ocidente, como no caso do reveillon e do Natal", frisa o deputado republicano.
O projeto de Milton Monti determina, ainda, que havendo a coincidência de dois feriados na mesma semana, o segundo será comemorado na segunda-feira seguinte.
A tramitação

O projeto se encontra para análise no Senado Federal. Havendo alterações durante sua tramitação nas comissões, a matéria retornará para votação final da Câmara dos Deputados.

Comentários