Um sábado de aprendizados para os líderes republicanos

O evento, dirigido aos pré-candidatos e seus futuros coordenadores de campanha, foi realizado na ALESP, no sábado (dia 5/4). 


Cerca de 150 participantes saíram melhor preparados para as eleições de 2014 com as palestras da equipe do renomado professor Carlos Manhanelli.

A cada ano que passa as campanhas eleitorais exigem maior profissionalismo por parte dos candidatos, suas equipes de trabalho e, não diferente, dos partidos políticos e seus dirigentes. O Partido da República e o Instituto Álvaro Valle são pioneiros na formação, qualificação e capacitação de políticos, sendo referência para outras legendas partidárias, sobretudo, no estado de São Paulo, onde é contínua a reciclagem de conhecimentos de seus dirigentes, mandatários e, também, a preparação de seus líderes políticos para os embates eleitorais.

Entre os eventos promovidos pelo PR e o Instituto Álvaro Valle está o Ciclo Republicano de Palestras, que abriu sua terceira edição no último sábado – dia 5 de abril – no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP, com palestras do renomado mestre em Marketing Político-Eleitoral, professor Carlos Manhanelli, e sua equipe.  

O presidente estadual do PR-SP, José Tadeu Candelária, destacou em seu pronunciamento de abertura que a campanha começa com a preparação de todos os envolvidos diretamente nela. “Estamos nas mãos de um dos maiores consultores políticos do Brasil e do exterior. O maior ganhador de eleições como marqueteiro”, destaca Candelária ao concluir: “Com este curso, os pré-candidatos e seus futuros coordenadores de campanha, estarão prontos para o planejamento, organização e participação no difícil pleito eleitoral deste ano”, garante.

Autoridades republicanas

O evento foi prestigiado por republicanos e por republicanas que exercem forte liderança política nas diversas regiões paulistas, no estado e no Brasil, entre elas o presidente nacional do Conselho Político do PR, prefeito Márcio Alvino, o deputado estadual André do Prado e o deputado federal Paulo Freire, que avaliou como fundamentais para os pré-candidatos essas iniciativas ímpares do Partido da República. “Não havendo divergência na agenda, sempre faço questão de participar dos encontros, dos cursos e dos Ciclos Republicanos de Palestras promovidos pelo PR e o Instituto Álvaro Valle”, revela o deputado Paulo Freire.

“Temos sempre muito a aprender e se reciclar, portanto, não podemos perder uma oportunidade como esta, que a direção estadual do PR-SP está nos proporcionando, com a palestra deste grande especialista do marketing-político, professor Manhanelli”, reconhece o deputado Paulo Freire, um dos responsáveis pela montagem das chapas proporcionais do PR em São Paulo.

Diferencial, competência e resultado.

O PR entende que, além da preocupação com a produção do material de campanha, o candidato e sua assessoria precisam conhecer os caminhos, as ferramentas, para se organizarem estrategicamente e chegarem ao pleito eleitoral com propostas, posturas e ações que façam a diferença e representem, de fato, as necessidades de cada região ou classe representada. “Temos que nos capacitar, nos qualificar cada vez mais para nos diferenciarmos dos nossos oponentes e conquistarmos os votos necessários”, destaca o líder do PR no legislativo paulista, deputado André do Prado, que completa: “Estaremos preparados, igualmente, para desenvolver nossos mandatos de forma diferenciada”, conclui André, também responsável pela formação das chapas.

O palestrante, professor Carlos Manhanelli, no mesmo diapasão, alerta os pré-candidatos e seus assessores quanto à necessidade de manter-se melhor em toda corrida eleitoral. “O tempo todo durante a campanha você tem que mostrar ser melhor que seu oponente para conquistar o voto”, enfatiza Manhanelli ao concluir que a propaganda precisa levantar o problema, apontar a necessidade e depois mostrar que pode resolvê-la. “É preciso mostrar o problema, avivar o problema e dizer: eu tenho a solução para esse problema. Fazer projetos e ações políticas que possam repercutir”, ensina o mestre do marketing-político.

Para o presidente nacional do Conselho Político do PR, prefeito Marcio Alvino, é motivo de honra poder participar dos eventos promovidos pelo diretório estadual do PR em São Paulo. “São encontros muito bem produzidos e fundamentais para a troca de experiências e unidade do partido, porém, quero destacar a especial importância dos Ciclos, que sempre nos presenteiam com palestras do mais alto nível”, reconhece Márcio ao concluir: “O professor Carlos Manhanelli e sua equipe mostrou, de forma descontraída, por onde o candidato deve ir para fazer uma campanha de sucesso, incluindo dicas oportunas de como ele deve se comunicar pela internet”, opina o líder republicano Marcio Alvino.

Campanha virtual é real

A utilização das mídias sociais nas campanhas eleitorais é uma ferramenta complementar das ações de presença digital disponíveis, entre elas, a criação de site ou blog para que o candidato possa compartilhar seu perfil, ideias e propostas. O PR de São Paulo saiu na frente mais uma vez e, de forma inédita, dispõe a seus líderes um site personalizado e individual.

Alertando, que apesar de virtual a campanha na internet é real, outro palestrante, Caio Manhanelli, discorreu sobre o funcionamento da comunicação na web. “As redes sociais são sociais, a internet aproxima as pessoas, portanto, respeite isso. O candidato, principalmente o candidato, precisa ter bom senso ao utilizar a rede”, alerta Caio.

Cuidados com a imagem

Como deve se comportar o candidato perante o eleitor? A resposta os pré-candidatos e seus assessores tiveram na palestra da Dra. Carla Manhanelli, realizada no módulo II do Ciclo. Entre outras dicas, a palestrante ressaltou que o candidato deve manter a mesma naturalidade do cotidiano; mostrar emoção e envolvimento com as causas levantadas; ter uma imagem bem construída, que seja agradável na interlocução; e demonstrar conhecimento e autoridade sobre os assuntos debatidos. “O político precisa mostrar que está interessado no que fala; precisa envolver as pessoas e animá-las a votar nele”, destaca Carla, concluindo que os cuidados com a aparência, os gestos, o tom da voz e a mensagem, se bem alinhados, podem atrair a simpatia do eleitorado e ajudar na conquista do voto.

Próximo Ciclo Republicano


O próximo Ciclo Republicano de Palestras será realizado no dia 17 de maio (sábado), no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP. Na pauta: registro de candidatura; propaganda eleitoral e prestação de contas.

Comentários