O evento, dirigido aos pré-candidatos e seus
futuros coordenadores de campanha, foi realizado na ALESP, no sábado (dia 5/4).
Cerca de 150 participantes saíram melhor preparados para as eleições de 2014 com as palestras da equipe do renomado professor Carlos Manhanelli.
Cerca de 150 participantes saíram melhor preparados para as eleições de 2014 com as palestras da equipe do renomado professor Carlos Manhanelli.
A cada ano
que passa as campanhas eleitorais exigem maior profissionalismo por parte dos
candidatos, suas equipes de trabalho e, não diferente, dos partidos políticos e
seus dirigentes. O Partido da República e o Instituto Álvaro Valle são pioneiros
na formação, qualificação e capacitação de políticos, sendo referência para
outras legendas partidárias, sobretudo, no estado de São Paulo, onde é contínua
a reciclagem de conhecimentos de seus dirigentes, mandatários e, também, a
preparação de seus líderes políticos para os embates eleitorais.
Entre os
eventos promovidos pelo PR e o Instituto Álvaro Valle está o Ciclo Republicano
de Palestras, que abriu sua terceira edição no último sábado – dia 5 de abril –
no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo –
ALESP, com palestras do renomado mestre em Marketing Político-Eleitoral, professor
Carlos Manhanelli, e sua equipe.
O
presidente estadual do PR-SP, José Tadeu Candelária, destacou em seu
pronunciamento de abertura que a campanha começa com a preparação de todos os
envolvidos diretamente nela. “Estamos nas mãos de um dos maiores consultores
políticos do Brasil e do exterior. O maior ganhador de eleições como
marqueteiro”, destaca Candelária ao concluir: “Com este curso, os
pré-candidatos e seus futuros coordenadores de campanha, estarão prontos para o
planejamento, organização e participação no difícil pleito eleitoral deste ano”,
garante.
Autoridades republicanas
O evento
foi prestigiado por republicanos e por republicanas que exercem forte liderança
política nas diversas regiões paulistas, no estado e no Brasil, entre elas o
presidente nacional do Conselho Político do PR, prefeito Márcio Alvino, o
deputado estadual André do Prado e o deputado federal Paulo Freire, que avaliou
como fundamentais para os pré-candidatos essas iniciativas ímpares do Partido
da República. “Não havendo divergência na agenda, sempre faço questão de
participar dos encontros, dos cursos e dos Ciclos Republicanos de Palestras
promovidos pelo PR e o Instituto Álvaro Valle”, revela o deputado Paulo Freire.
“Temos
sempre muito a aprender e se reciclar, portanto, não podemos perder uma
oportunidade como esta, que a direção estadual do PR-SP está nos proporcionando,
com a palestra deste grande especialista do marketing-político, professor
Manhanelli”, reconhece o deputado Paulo Freire, um dos responsáveis pela
montagem das chapas proporcionais do PR em São Paulo.
Diferencial, competência e resultado.
O PR
entende que, além da preocupação com a produção do material de campanha, o
candidato e sua assessoria precisam conhecer os caminhos, as ferramentas, para se
organizarem estrategicamente e chegarem ao pleito eleitoral com propostas,
posturas e ações que façam a diferença e representem, de fato, as necessidades
de cada região ou classe representada. “Temos que nos capacitar, nos qualificar
cada vez mais para nos diferenciarmos dos nossos oponentes e conquistarmos os
votos necessários”, destaca o líder do PR no legislativo paulista, deputado
André do Prado, que completa: “Estaremos preparados, igualmente, para
desenvolver nossos mandatos de forma diferenciada”, conclui André, também
responsável pela formação das chapas.
O palestrante,
professor Carlos Manhanelli, no mesmo diapasão, alerta os pré-candidatos e seus
assessores quanto à necessidade de manter-se melhor em toda corrida eleitoral.
“O tempo todo durante a campanha você tem que mostrar ser melhor que seu
oponente para conquistar o voto”, enfatiza Manhanelli ao concluir que a
propaganda precisa levantar o problema, apontar a necessidade e depois mostrar
que pode resolvê-la. “É preciso mostrar o problema, avivar o problema e dizer:
eu tenho a solução para esse problema. Fazer projetos e ações políticas que
possam repercutir”, ensina o mestre do marketing-político.
Para o
presidente nacional do Conselho Político do PR, prefeito Marcio Alvino, é
motivo de honra poder participar dos eventos promovidos pelo diretório estadual
do PR em São Paulo. “São encontros muito bem produzidos e fundamentais para a
troca de experiências e unidade do partido, porém, quero destacar a especial
importância dos Ciclos, que sempre nos presenteiam com palestras do mais alto
nível”, reconhece Márcio ao concluir: “O professor Carlos Manhanelli e sua
equipe mostrou, de forma descontraída, por onde o candidato deve ir para fazer
uma campanha de sucesso, incluindo dicas oportunas de como ele deve se
comunicar pela internet”, opina o líder republicano Marcio Alvino.
Campanha virtual é real
A
utilização das mídias sociais nas campanhas eleitorais é uma ferramenta
complementar das ações de presença digital disponíveis, entre elas, a criação
de site ou blog para que o candidato possa compartilhar seu perfil, ideias e
propostas. O PR de São Paulo saiu na frente mais uma vez e, de forma inédita,
dispõe a seus líderes um site personalizado e individual.
Alertando,
que apesar de virtual a campanha na internet é real, outro palestrante, Caio
Manhanelli, discorreu sobre o funcionamento da comunicação na web. “As redes
sociais são sociais, a internet aproxima as pessoas, portanto, respeite isso. O
candidato, principalmente o candidato, precisa ter bom senso ao utilizar a
rede”, alerta Caio.
Cuidados com a imagem
Como deve
se comportar o candidato perante o eleitor? A resposta os pré-candidatos e seus
assessores tiveram na palestra da Dra. Carla Manhanelli, realizada no módulo II
do Ciclo. Entre outras dicas, a palestrante ressaltou que o candidato deve
manter a mesma naturalidade do cotidiano; mostrar emoção e envolvimento com as
causas levantadas; ter uma imagem bem construída, que seja agradável na
interlocução; e demonstrar conhecimento e autoridade sobre os assuntos
debatidos. “O político precisa mostrar que está interessado no que fala;
precisa envolver as pessoas e animá-las a votar nele”, destaca Carla,
concluindo que os cuidados com a aparência, os gestos, o tom da voz e a
mensagem, se bem alinhados, podem atrair a simpatia do eleitorado e ajudar na
conquista do voto.
Próximo Ciclo Republicano
O próximo
Ciclo Republicano de Palestras será realizado no dia 17 de maio (sábado), no
auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo –
ALESP. Na pauta: registro de candidatura; propaganda eleitoral e prestação de
contas.
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