Antonio Carlos Rodrigues no Ministério dos Transportes

Experiência, comprometimento e ética política, foram alguns dos pontos que influenciaram a presidente Dilma Rousseff na escolha do secretário geral do PR Nacional.


No último dia 29 de dezembro a Secretaria de Imprensa da Presidência da República anunciou o nome do secretário geral do PR Nacional, Antonio Carlos Rodrigues, para ocupar o comando do Ministério dos Transportes no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. A cerimônia de posse dos 39 ministros foi realizada no salão nobre do Palácio do Planalto nessa quinta-feira – dia 1 de janeiro.
Antonio Carlos Rodrigues agradeceu a confiança, os cumprimentos e o apoio para mais esse importante passo de sua vida política. “Estou muito feliz com esse novo desafio em minha trajetória política à frente do Ministério dos Transportes. O momento agora é de muito trabalho”, declarou animado o líder republicano paulista.
Para o presidente estadual do PR-SP, José Tadeu Candelária, o governo federal, o estado de São Paulo e o Brasil, ganharão muito com Antonio Carlos Rodrigues no Ministério dos Transportes. “A maior pasta de infraestrutura do país terá um ministro habilitado para o cargo, já que Antonio Carlos, além de ser um político ético e comprometido com o trabalho, tem experiência reconhecida para a função”, reconhece Candelária.
O dirigente republicano destaca, entre a extensa experiência de atividades públicas, sua reconhecida atuação à frente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) no início da década de 1990. “Na estatal estadual paulista, Toninho foi responsável pela implantação do melhor corredor metropolitano de ônibus do Brasil, que liga o Jabaquara a São Mateus, cortando toda região do Grande ABC”, reconhece Tadeu Candelária.
36 anos de vida pública
O paulistano Antonio Carlos Rodrigues é advogado e procurador. Sua vida pública teve início em 1978, quando aos 28 anos foi assistente de diretoria na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Posteriormente, exerceu os cargos de procurador, secretário parlamentar, assessor parlamentar e Chefe de Gabinete da Presidência na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Em 1989 assumiu a função de Secretário Adjunto na Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo. Entre 1991 e 1994, foi diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). Continuando sua trajetória pública, foi secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Guarulhos e chefe de gabinete das Administrações Regionais na Prefeitura Municipal de São Paulo, cargos que ocupou até se eleger vereador pela primeira vez em 2001. Foi o primeiro vereador a ocupar quatro vezes consecutivas a Presidência da Casa, nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010, chegando a ocupar interinamente por curtos períodos, entre 2007 e 2008, o cargo de prefeito de São Paulo.
Suplente da senadora Marta Suplicy, que se licenciou para ocupar o Ministério da Cultura, em outubro de 2012, Antonio Carlos Rodrigues assumiu a cadeira da petista no Senado, permanecendo até novembro do ano passado. No Senado, integrou a Procuradoria Parlamentar e o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, além de ter participado das comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos. Segundo avaliação da revista Veja, o republicano teve o melhor desempenho entre os senadores paulistas no ano de 2014.

stock de fotos_cerimônia de assinatura do termo de posse



Comentários