Guararema cultua sua história ao recolocar a “Velha Senhora” em operação

O primeiro passeio cultural da locomotiva Maria Fumaça, realizado na sexta (16/10), reuniu várias autoridades republicanas, entre elas: o ministro Antonio Carlos Rodrigues; os deputados federais Marcio Alvino, Miguel Lombardi e Capitão Augusto; e os deputados estaduais, André do Prado e Marcos Damasio.  



Na tarde da sexta-feira – dia 16 de outubro – a cidade de Guararema colocou de volta nos trilhos, 100 anos depois dos áureos tempos das estradas de ferro, a Velha Senhora, como é chamada a Maria Fumaça 353, que ostenta o título de maior locomotiva a vapor em operação no Brasil. Com foco cultural, histórico e turístico, o charmoso trecho percorrido de quase sete quilômetros, é feito em aproximadamente 2h30, incluindo a permanência de até 1h30 no distrito de Luís Carlos, e o retorno para a estação Central. Com três carros de passageiros, a Maria Fumaça 353 tem capacidade para transportar até 142 pessoas.

A primeira viagem da locomotiva de fabricação americana teve entre seus ilustres passageiros republicanos: o Ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues; o presidente da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário, deputado federal Marcio Alvino; o coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, deputado estadual André do Prado, que é líder de bancada do PR no parlamento paulista; os deputados federais Capitão Augusto e Miguel Lombardi; e o deputado estadual Marcos Damasio. Filhos da cidade, os deputados Marcio Alvino, André do Prado, e o prefeito Adriano Leite, apresentaram à comitiva de parlamentares alguns pontos turísticos do município, entre eles a Casa da Memória; a Ilha Grande; a Estação Literária e o Cinema Municipal.

O mais ilustre dos passageiros

A cerimônia que marcou o início das atividades turísticas da Velha Senhora, teve a participação do ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), que após cumprimentar o eterno ferroviário, Sr. Dorival Sebastião, seguiu viagem com as demais autoridades. "A Maria Fumaça de Guararema é fruto do esforço do governo federal para revitalizar nossas ferrovias, ao mesmo tempo em que impulsiona o turismo e a preservação do patrimônio histórico e cultural do Vale do Paraíba", diz o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, durante passeio inaugural da Locomotiva, ao concluir: “Diversos municípios brasileiros nasceram a partir da expansão ferroviária, Guararema é um desses municípios. O que testemunhamos no passeio inaugural foi uma verdadeira viagem no tempo pela nossa história”.

Uma cidade cenográfica

A bela paisagem do trajeto feito pela locomotiva, marcada por muito verde, montanhas e rios, torna o tour cultural ainda mais atrativo, entre a estação Central e estação do distrito de Luís Carlos, que foi totalmente revitalizada em um período que durou quase dois anos. “Esse projeto foi idealizado para resgatar e valorizar a história e o patrimônio de nossa cidade, que tem seu desenvolvimento diretamente ligado à história da Ferrovia. Guararema cresceu na cadência e sob o apito de uma Maria Fumaça”, conta o prefeito de Guararema, Adriano Leite (PR), ao concluir: “Revitalizamos as estações Central e Luís Carlos; os bairros que cortam a linha férrea e os demais trechos. Assim, garantimos a segurança dos passageiros e das pessoas que moram no entorno da linha", explica o chefe do executivo.

Preservando a memória e o patrimônio

O passeio contou, ainda, com a participação de diversos dirigentes, secretários e mandatários paulistas do PR; além da comitiva do ministro dos Transportes e de outros deputados federais e estaduais, que integram as Frentes Parlamentares de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário (estadual e federal), lançadas durante o evento. “Hoje, foi consolidado nosso trabalho com o lançamento das Frentes Parlamentares, instaladas em São Paulo, por mim, e em Brasília, pelo deputado Marcio Alvino, idealizador deste encantador projeto”, revela o deputado estadual André do Prado ao concluir: “Parabenizo também o prefeito de Guararema, Adriano Leite, por ser um grande incentivador das nossas ações em benefício de Guararema”, reconhece o líder do PR na Assembleia Legislativa. 

Referência Nacional

O trabalho do deputado federal Marcio Alvino foi reconhecido pela prefeitura de Guararema. O deputado republicano recebeu a placa de homenagem das mãos do prefeito Adriano Leite. “Como Presidente da Frente Parlamentar da Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário, e um dos responsáveis pelo projeto turístico-cultural em Guararema, fico honrado com a homenagem, fazendo questão de estendê-la a outras pessoas que foram muito importantes neste projeto, entre elas, a eterna prefeita de Guararema, minha mãe, Conceição (Conceição Apparecida Alvino de Souza); o deputado estadual André do Prado e o Prefeito Adriano Leite, que contribuíram imensamente para que o "Trem de Guararema" se tornasse referência em todo o país”.
 O deputado Marcio Alvino fez questão de agradecer a todos que fizeram acontecer a festa. “Se este momento era muito importante, com o prestígio e presença do ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e com a participação de deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e demais autoridades, ele se tornou especial e ficará marcado na história de nossa cidade”, reconhece Marcio Alvino.

Mais autoridades

Além do ministro Antonio Carlos Rodrigues, e dos deputados republicanos já citados, o sucesso do evento foi marcado pela presença de dezenas de outras autoridades, entre elas: os deputados federais Lucio Dutra Vale; Cabo Sabino; Remídio Monai; Elizeu Dionísio; Maurício Quintella; Anderson Rodrigues; Altineu Cortes; Paulo Feijó; Marcelo Aguiar; Jeferson Campos; Fausto Pinato, Herculano Passos; Gilberto Nascimento, Marcelo Squassoni e João Dado. O deputado estadual João Dado também participou.

Estiveram presentes, ainda, autoridades do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT): Gustavo Sá (diretor executivo); Mario Dirani (diretor de infraestrutura); José Luiz (coodernador geral); Roberto Ravagnani (superintendente de São Paulo); diretor de Relações Institucionais da MRS, Gustavo Bambini; gerente geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos; presidente da Valec, Mário Rodrigues. Autoridades da Polícia Militar: comandante do CPAM-12, coronel Mauro Lopes e comandante da 3ª Companhia de Guararema, tenente Dirceu.

Sobre a “Velha Senhora”

A Maria Fumaça 353, chamada popularmente de “velha Senhora”, é uma locomotiva Baldwin, modelo Pacific e é a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil. É o mais novo trem turístico cultural brasileiro, implantado através das parcerias entre Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF -, que vai administrar os passeios turísticos; Prefeitura Municipal de Guararema e MRS Logística.

Sobre Luís Carlos

Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros era o engenheiro civil e poeta que batizou a estação, de acordo com a Prefeitura. Carioca, exerceu a função de chefe da Estrada de Ferro da Central do Brasil. Em paralelo a esta função, publicou quatro livros e chegou a ocupar a cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras.
(Para o PR-SP)

STOCK DE FOTOS





 

 

 



Comentários