Covid-19: Maioria dos brasileiros é contra ao retorno das aulas

 

PESQUISA DATAFOLHA MOSTRA QUE POPULAÇÃO TEME AGRAVAMENTO DA PANDEMIA. Mais de 64% das crianças infectadas pela covid-19 na capital paulista são assintomáticas, e 16% já tiveram contato com o vírus aponta mapeamento da prefeitura. Diante dessa realidade, Bruno Covas decidiu não reabrir as escolas para reforço em setembro.

A média diária de óbitos por conta do novo coronavírus se mantém em alta. Com os números oficiais divulgados nesta terça-feira, 18 de agosto, já são 110.019 mortes pela covid-19. Mesmo com média diária de mil pessoas que perdem a vida em decorrência da doença, governantes de várias regiões do Brasil estudam retorno às aulas, entre eles a cidade de São Paulo, que programa volta às aulas na capital paulista para o dia 7 de outubro, o que preocupa os especialistas em Saúde.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (18) mostra que 79% da população brasileira temem que reabertura das escolas poderá agravar o surto, defendendo que as escolas continuem fechadas enquanto não houver controle e a pandemia se manter com números elevados.

59% dos entrevistados acreditam que o retorno às aulas presenciais deixará a situação muito pior, enquanto outros 20% creem que será pouca, mas que vai piorar. A opinião de que não haverá efeito na disseminação do vírus com a reabertura das escolas alcança 18% da população, enquanto 3% informam não saber opinar.

A pesquisa indica, ainda, que há pouca confiança da população em relação ao controle da pandemia no país, e também quanto ao potencial para organizar os protocolos de higiene que garantam um retorno seguro aos estudantes.

CRIANÇAS INFECTADAS NA CIDADE DE SÃO PAULO

Inquérito sorológico realizado pela Prefeitura da cidade de São Paulo entre os dias 6 e 10 de agosto, em seis mil crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, mostra que mais de 64% das crianças infectadas pelo coronavírus na capital paulista são assintomáticas, e 16% já tiveram contato com o vírus.

"64,4% das crianças que testaram positivo foram completamente assintomáticas e 35,6% foram sintomáticas. Quase que praticamente duas vezes mais o número de crianças que testaram positivo e não apresentaram sintomas", descreveu o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido na tarde desta terça-feira (18) em coletiva de imprensa virtual, ao lado do prefeito Bruno Covas.

Para a administração paulistana os números revelam o alto risco de contaminação que a retomada das aulas presenciais representariam às famílias e à comunidade escolar no município, o que motivou o prefeito a decidir que as escolas municipais não serão reabertas para reforço escolar em setembro, conforme autorizado pelo governo do estado para as cidades que estão na fase amarela do plano de flexibilização econômica.

 

NÚMEROS OFICIAIS DESTA TERÇA – 19 DE AGOSTO

 

Brasil

Casos confirmados: 3.411.872

Recuperados: 2.554.179

Mortes: 110.019

 

Estado de São Paulo

Casos confirmados: 711.530

Mortes: 27.315

 

No mundo

Casos confirmados: 21.991.954

Recuperados: 13.981.129

Mortes: 777.018

Comentários