PROFESSOR PAULO GUIMARÃES E PUBLICITÁRIO DUDA LIMA TRATARAM SOBRE PESQUISAS E CAMPANHAS ELEITORAIS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL. Suas exposições descontraídas e esclarecedoras mostraram caminhos inovadores e as tendências dos pleitos eleitorais deste ano, a mais de 250 participantes on-line da LIVE do PL paulista dessa terça-feira, 23, que certamente somaram conhecimentos claros e singulares ao planejamento de suas candidaturas.
Mesmo em meio à pandemia
do novo coronavírus e à indefinição sobre a data de realização, aliado ainda à
atual crise política e econômica, está decidido que o Brasil terá eleições
municipais neste ano. Quais serão os reflexos da covid-19 nos processos de
pesquisas e de campanhas eleitorais nas cidades brasileiras? Quais são os novos
formatos e as melhores estratégias em tempos de isolamento social, para que os
candidatos desenvolvam suas pesquisas e ações de marketing em conformidade com a
nova realidade? Quais posturas e a melhor forma de se comunicar com o novo
perfil do eleitor brasileiro?
Durante a LIVE do PL
dessa terça-feira, 23 de junho, promovida pela Escola de Formação Política do
Partido Liberal do estado de São Paulo, estas e muitas outras dúvidas foram
esclarecidas por dois dos maiores especialistas em campanhas eleitorais:
professor Paulo Guimarães, docente de estatística por mais de 37 anos da
Unicamp, nome conceituado da área de pesquisas político-eleitoral do Brasil; e
o premiado publicitário Duda Lima, destacado estrategista de marketing político
e eleitoral da nova geração, que está entre os maiores vencedores de campanhas
eleitorais do país. A apresentação ficou, mais uma vez, a cargo do advogado
Simei Baldani, membro da Executiva Estadual do PL-SP.
PESQUISA PRESENCIAL NA
PANDEMIA
“A melhor pesquisa é a
residencial, a pesquisa face-a-face. Mas dificilmente irá acontecer a pesquisa presencial
nas eleições deste ano, por conta das restrições adotadas para evitar o
contágio da covid-19”, afirmou o especialista Professor Paulo Guimaraes ao
alertar que a pesquisa por telefone pode substituí-la, porém não nos moldes
tradicionais feitos aleatoriamente: “Essa pesquisa aleatória por telefone se
aproxima de enquete. É preciso trabalhar com cadastros fieis de eleitores, por
região, com subamostras, e outros cuidados. Assim ela se aproxima da pesquisa
faca-a-face”, explicou o mestre em estatística e pesquisas eleitorais.
De forma clara, objetiva
e ímpar, Professor Paulo Guimarães mostrou pontos importantes sobre o tema,
como: Predispores do voto (pesquisa qualitativa); Campo vencedor; Apoio dos
eleitores; Atributos de voto; entre outras dicas únicas para o desenvolvimento
de pesquisas que efetivamente contribuam para o planejamento do candidato. “Pesquisas
que mostram só quem está na frente, não tem serventia nenhuma ao candidato”,
alerta como exemplo Guimarães, que esclareceu dúvidas dos internautas, entre
elas sobre as margens de erro. “A probabilidade de seleção de domicilio é que
indica a margem de erro; Pesquisa feita em ponto de fluxo não é capaz de
calcular margem de erro”, afirma o professor, completando que a margem de erro
varia também conforme a intenção de voto do candidato.
PANDEMIA COMO
ACELERADORA DE TENDÊNCIAS
Se antes da pandemia de
covid-19, a identificação de ideias e propostas estava cada vez mais vazia na
política, já que o cotidiano voltava-se à assimilação de condutas e elocuções,
o publicitário Duda Lima aposta que o novo momento apressará tendências nos
comportamentos da população mundial, em todos os campos, não sendo diferente na
política. “Nesses tempos de isolamento tenho aproveitado para estudar, e quando
recebi o convite para fazer este bate papo com vocês, busquei conhecer e
refletir mais sobre as catástrofes e epidemias já ocorridas na história do
mundo”, assim abriu sua exposição o premiado especialista em campanhas
eleitorais, que continuou:
“Cheguei à conclusão de
que elas servem para acelerar tendências. O trabalho daqui para frente será
diferente. É preciso ser mais eficiente a partir de agora. As abordagens, as propostas, sobre os diversos temas
serão diferentes (saúde, educação, etc.), as variáveis mudaram. É preciso falar
de política dentro do atual contesto. Teremos
mudança significativa no pilar da comunicação. Os programas eleitorais serão
diferentes. Os trabalhos serão diferentes, pela força da pandemia. A mensagem
precisa ser redefinida”, avalia Duda Lima ao interrogar e responder:
“Qual será o meio? -
Rede social deu uma força absurda ao candidato, o que significa dizer que seu
conteúdo precisa ser mais inteligente; Qual mensagem passaremos como candidato?
- Estude muito a mensagem que for passar, que você agregará seguidores e esses
compartilharão as suas mensagens”, sugere o publicitário pioneiro do estudo que
ponderou a distinção entre seguidor e eleitor, tendência que se efetiva agora com
a pandemia.
Duda abriu um canal
direto com os internautas, onde pode esclarecer dúvidas e dar várias dicas
renovadoras para os pré-candidatos do PL e suas assessorias. Em relação a que
tratamento dar às notícias falsas, ele sugeriu: “Responda fake-news com a força
da Justiça”. Encerrou com a mensagem: “Não dá para ter uma plataforma pós-covid-19
se não tiver uma plataforma de desenvolvimento bem planejada. A eleição precisa
mais do que sorte: é preciso o candidato se preparar, ouvir mais e ter mais
sensibilidade”, concluiu Duda.
DOIS TEMAS ALINHADOS COM
O PLANEJAMENTO
“Os dois palestrantes, parceiros fieis do PL, foram irretocáveis em suas exposições, trazendo à luz do atual momento, observações técnicas, inerentes e essenciais à caminhada eleitoral que se aproxima. Ambos temas, que se complementam no planejamento de marketing e na organização de ações para a campanha, tiveram conteúdos de alto valor, que podem ser revistos no vídeo que estará disponível pelo PL, juntamente com as demais lives”, recomenda o presidente estadual do PL-SP, José Tadeu Candelária, ao concluir: “O PL, pioneiro na formação político-partidária, também precisou se adaptar ao atual momento para continuar qualificando seus quadros, e posso afirmar que estamos superando todas as expectativas a cada evento online, graças a unidade de nossa equipe e de nossos colaboradores. A resposta que estamos tendo dos nossos filiados, de nossos líderes, dirigentes, mandatários e pré-candidatos do partido, está sendo integralmente positiva”, informa o dirigente maior do Partido Liberal.
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